Entrevista - Gisele Eugenio e Thiago Raposo

Hoje, dia 16 de dezembro, chegamos a nossa quinta entrevista com blogueiros. E se na úlitma edição desse quadro a entrevista foi em dose quádrupla, com as diretoras do Octeto Racing Team, dessa vez a entrevista é em dose dupla, com o casal por trás do blog Café com F1. São eles Gisele Eugenio e Thiago Raposo.

O Café com F1 foi um dos primeiros blogs que conheci desde que cheguei à blogosfera e, tenho que confessar, foi um dos meus espelhos para montar esse blog aqui. Os dois fanáticos por automobilismo falam sobre muitas categorias, das principais às menos famosas aqui no país.

Tanto é que estão presentes em todos os eventos que podem. Foram, por exemplo, ara Santa Catarina acompanhar o Desafio das Estrelas. Sem falar nas provas das mais diversas categorias que acontecem aqui em São Paulo. Eles não perdem uma.

Além disso, os dois possuem outros projetos paralelos, como o blog da Moto Velocidade, em parceria com uma de nossas entrevistadas, a blogueira Priscilla Bar, do blog Guard Rail e o podcast Café com Velocidade, uma parceria do Thiago com outra blogueira entrevistada, a Barbara Franzin, do blog Velocidade.

Fiquem com mais uma entrevista. Boa leitura!

1. Começando a entrevista pela F1, de que maneira vocês avaliam a temporada de 2009?

Gisele - Foi uma temporada cheia de novidades e surpresas. Carros diferentes dos anos anteriores, pistas desconhecidas a todos. Quem poderia apostar em uma equipe nova, que seria campeã 'facilmente' da temporada, botando banca nas já vencedoras da categoria. Creio que 2009 foi uma temporada atípica, porém muito interessante. Gostei muito.

Thiago - Foi uma temporada bem atípica pelas diferenças das regras nos carros, coisa que não me agrada. Primeiro era a turma do difusor contra os sem difusor. Teve também os de KERS contra os sem KERS. Sei que a Fórmula 1 é uma competição de carros e não de pilotos, mas fica um pouco difícil fazer uma análise diante de tantas diferenças. Não se sabe até onde vai o talento de um piloto ou até onde o carro dele era mais superior que os outros...

2. A briga pelo título dessa temporada foi polarizada entre três pilotos desacreditados e um novato, em duas equipes que nunca tinham conquistado nada, uma inclusive estreante. Do outro lado as equipes tradicionais não tiveram um bom ano. Quais foram os principais fatores para essa inversão de papeis?

Gisele - Na temporada passada as equipes tradicionais estavam preocupadas com o andamento de seus campeonatos, enquanto a então Honda apostava no carro da temporada seguinte (já que 2008 era um ano perdido). Isso foi um dos fatores que deu grande vantagem à estreante, Brawn GP e seu difusor mágico. As demais equipes foram obrigadas a correr atrás e tentar melhorar o que já tinham em mãos.

Thiago - Bem, acho que a resposta acima responde em parte esta segunda. É inegável que o difusor contou bastante para Brawn e a Red Bull, mesmo sem o apetrecho de cara, viu enfim o trabalho do grande Adrian Newey fazer efeito. Depois, mesmo correndo atrás, as tradicionais não conseguiram chegar! Uma coisa é construir o carro para ter difusor e a outra é adaptar o mesmo para ter,

3. E o que acharam do título de Jenson Button? Ficou em boas mãos ou algum outro piloto merecia ter sido campeão?

Gisele - Sem dúvidas, Jenson Button foi merecedor do título de 2009. Ele fez um bom campeonato, vencendo quando necessário e mantendo-se em boas colocações nas demais oportunidades.

Thiago - Ficar ficou, pois ele não tem culpa de nada. Soube aproveitar o bom momento e saiu vencendo uma prova atrás da outra. Mas acho que faltou a ele um espírito mais guerreiro na reta de chegada, coisa que o Barrichello mostrou! Então acho que o brasileiro também merecia.

4. Em relação ao desempenho do restante do grid, algum piloto ou equipe decepcionou muito ou lhes agradaram de uma forma que vocês não esperavam?

Gisele - Esperava mais das grandes marcas, mas a recuperação delas foi lenta ou ausente. Para prejudicar mais a Ferrari ainda sofreu com o acidente de Felipe Massa, e a troca de pilotos em seu assento custo ainda mais pontos para a equipe.

Thiago - Olha, sempre fui muito fã do trabalho do Nico Rosberg e 2009 foi um ano que ele mostrou muito trabalho! Uma pena que a saída dos boxes de Cingapura complicou a melhor corrida dele na temporada. Outra coisa cercando desempenho de pilotos que me chamou a atenção foi na BMW! Sempre achei o Heidfeld um bom piloto, importante para a equipe, e ninguém apostava nele no início do ano, achando que ele levaria uma surra do Kubica. Não gosto muito de ir na onda deste jovens que chegam e fazem uma boa corrida e pronto, são tido como gênios! A temporada mostrou que o Heidfeld tem sim valor! Pena que com a idade, pode ficar fora de 2010.

5. E sobre o desempenho dos brasileiros neste ano, o que destacar?

Gisele - Rubens Barrichello mereceu os holofotes que lhe acenderam. Fez uma boa temporada, mas mais uma vez chegou atrás de seu companheiro de equipe, o que lhe custa sempre as piadas, infelizmente.Felipe massa tentava a recuperação da Ferrari, mas seu acidente o tirou de qualquer briga pelo título (sorte da Rafaela que teve um marido full time durante a gravidez). Nelson Ângelo Piquet merece comentário?

Thiago - Sobre o Nelsinho é muito complicado falar alguma coisa, pois a Renault estava muito ruim, tanto que o Grosjean, piloto que andou bem na GP2, também sofreu com o carro. Teve ainda todos os problemas com o Briatore, que não ajuda de forma alguma na confiança do piloto. Barrichello pecou no início da temporada. Se foram os freios ou qualquer outra coisa, não se pode deixar o companheiro escapar daquela forma, pois é difícil lutar depois contra uma favoritismo do mesmo dentro da equipe. Porém, teve uma bela segunda metade de temporada e mostrou que ainda tem lenha para queimar. Felipe começou sofrendo bastante com a Ferrari e junto com o Kimi foram evoluindo com a equipe. Pena que quando ela chegou num nível de médio para boa, teve o acidente e teve que se ausentar.

6. Passando da parte esportiva para os escândalos, mais especificamente para a armação no GP de Cingapura em 2008, o que vocês acharam dessa história toda?

Gisele - Ok! Eu comento sobre o Nelsinho. Disse e repito sempre: não o acuso em nenhum momento por ter feito o que fez [bater no muro para ajudar o Alonso], acho até que tinha que fazer mesmo! O errado foi jogar tudo no ventilador depois. Se na ocasião ele aceitou participar da jogada, fez o que foi pedido, está feito. Depois não adianta tentar o mea culpa, se fazer de bom moço e dizer para todos sobre as falcatruas que viu ou fez.

Thiago - Cara, não condeno o Piquet de forma alguma! Sabemos que em todos os esportes a ética não se faz tão presente. A equipe precisava de uma vitória para manter um patrocinador, armaram um bem bolado e venceram. Foi bonito, não, não foi! Mas numa esfera diferente, não acontece o mesmo no esporte? Basta ver a França na copa do mundo! Não faltou ética ali também?

7. E sobre as punições, vocês as acharam justas e coerentes?

Gisele - Foram necessárias para manter o respeito ao esporte, não seria bom para a audiência tudo passar impunemente. Ainda que os mesmos homens sempre continuarão por trás de tudo isso na F1.

Thiago - Achei muito pesada para o Briatore! Não deveriam também excluir todos os delegados da FIA que colocaram a birra pessoal a frente de tudo e de uma forma ou de outra, faltaram com a ética?

8. E sobre a briga FIA x FOTA, que também foi muito comentada e resultou na saída de Max Mosley da presidência da FIA, qual a opinião de vocês?

Gisele - Foi bom ter havido um acordo entre as partes pela não separação da categoria. A renovação de ares fará bem para a F1 com a nova presidência do Jean Todt.

Thiago - Bem, Toyota, BMW e Honda mostraram que o Mosley tinha razão! Não se pode ficar refém da FOTA, pois de uma hora para a outra, vão todas embora.

9. Vocês acham que Jean Todt poderá fazer um bom trabalho agora como presidente eleito da FIA?

Gisele - Creio que sim, já vimos o trabalho dele como 'administrador' e foi de sucesso.

Thiago - Bem, eu torço apenas que ele não favoreça a Ferrari em hipótese alguma. Se ele fizer isto, para mim já estará bom...

10. Falando sobre segurança agora, tivemos dois acidentes que afastaram pilotos da temporada. O primeiro foi com Felipe Massa na Hungria, quando uma mola acertou sua cabeça e o tirou da temporada. O segundo com Timo Glock no Japão, quando o alemão machucou uma vértebra e perdeu o restante do campeonato. De que maneira vocês avaliam isso?

Gisele - A F1, com o passar dos anos tem se tornado mais e mais segura (tirando até um pouco da graça do esporte), mas fatalidades acontecem e servem para que a segurança seja ainda mais reforçada. Temo que em alguns anos o campeonato passe a ser virtual, já pensou? Rsrsrsrs

Thiago - Felipe foi uma fatalidade! Acho que dificilmente voltará a acontecer, mas que a turma que fabrica capacete precisa aproveitar o fato e evoluir ainda mais os produtos. Já o Glock foi algo mais normal e susceptível de acontecer e esporte a motor é isto aí, piloto tem que estar preparado! Se continuarem com circuitos sem graça para evitar acidentes como aquele, veremos uma diminuição gradativa da emoção das provas.

11. E na opinião de vocês, o que é necessário se melhorar na questão de segurança?

Gisele - Puxa! Como acabei de brincar para ser totalmente segura só se colocarmos os pilotos em simuladores virtuais, sentados em colchões de água com pajens abanando eles. Mas falando sério, não consigo pensar em algo real para a segurança dos pilotos.

Thiago - Acho que está de bom tamanho como está hoje!

12. Vimos também nesses últimos 12 meses a saída de três montadoras da categoria. Em contrapartida o grid para 2010 vai crescer numericamente com a entrada de mais garagistas. Isso é benéfico para a categoria nessa atual política de corte de custos ou não terá muita influência?

Gisele - A entrada de novas equipes traz renovação para a categoria, mais disputas, conseqüentemente interesse do público pelo esporte. Mais equipes também representam mais dinheiro injetado por patrocinadores para a Fórmula 1, o que torna o benefício ainda maior.

Thiago - Acho sim que será benéfica, pois as montadoras vão perdendo força dentro da categoria.

13. E a saída de Kimi Raikkönen da F1. Chegou a surpreender? O que esperar do finlandês no Mundial de Ralis?

Gisele - Kimi era o grande fanfarrão do esporte. Ele fará falta na categoria! Quem vai vestir bermudão, pegar uma coca-cola e um sorvete enquanto os demais esquentam a cabeça se vai continuar a corrida ou não? Eu espero que ele se dê bem no Rali, já que era um hobbie que ele curtia nas folgas. Quem sabe ele não se descobre por lá e se motive mais novamente.

Thiago - Não surpreendeu! Ele já vinha namorando o rali a muito tempo! Porém, ele vai estar na Citröen Jr e todos os esforços estarão novamente com o Loeb, que neste ano quase perdeu o título para o Hirvonen. A dupla da Ford vem muito forte para 2010 e acho que não terá muito espaço para o Kimi. Ele deve vencer algumas especiais, mas acho difícil que leve alguma etapa.

14. Sobre as regras de 2010, não haverá mais reabastecimento e com isso os treinos serão disputados com tanque vazio. Os testes também estão proibidos. Como vocês veem essas novidades na F1?

Gisele - Corte de custos, preservação do planeta... marketing. Mas no fim, espero ter um pouco de emoção nas pistas.

Thiago - Gosto muito da qualificação com o tanque vazio, para saber quem é quem no grid! O tanque cheio nas provas também me agrada bastante, pois vai acabar aquela palhaçada de evitar ultrapassagens na pista. Só acho que deveriam liberar alguns treinos durante o ano! Talvez a cada 4 provas liberar três dias de testes e fosse obrigado a colocar os três pilotos nos três dias (contando o de teste).

15. O que esperar dessas novas equipes em sua primeira temporada em 2010?

Gisele - A Brawn surpreendeu este ano, não podemos descartar a possibilidade de termos alguma equipe que se destaque.

Thiago - Hum...com todas indo de Crosworth que já sabemos ser beberrão e numa temporada sem reabastecimento! Acho difícil esperar alguma coisa! Mas agora, com a pontuação até o décimo, podemos ver alguma beliscando pontos aqui e ali.

16. E dos pilotos brasileiros. Até agora, Felipe Massa foi confirmado e terá a companhia de Fernando Alonso na Ferrari. Rubens Barrichello acertou com a Williams e terá a missão de tentar reconduzir a equipe às vitórias e Bruno Senna estreará na categoria pela Campos. O que podemos esperar dos três?

Gisele - Dos quatro, né?! Brasileiros sempre acabam se destacando no esporte a motor. Massa vem de um acidente que o deixou fora da última temporada, deve estar com muita vontade de vencer. Barrichello vem para mais um ano em que deve mostrar um bom trabalho, mas em um time completamente novo, no qual terá que se readequar. Senna e Di Grassi estreantes na categoria terão que mostrar a que foram chamados. A torcida é que não façam como Nelson Piquet.

Thiago - Vou falar também do Di Grassi, confirmado depois que você enviou as perguntas: Acho que o Di Grassi e o Senna estão no mesmo barco! Os dois ficaram devendo na GP2, onde não conquistaram o título, chegam nas duas principais equipes estreantes, que terão problemas por ser primeiro ano! Então, acho que aquele que conseguir abstrair tudo isto e mostrar um bom trabalho, na medida do possível, terá chances de escalar. Se não aproveitarem a oportunidade, já era! Acho que o Massa vai andar junto com o Alonso! Obviamente, como não tem empate, vai andar melhor em uma prova e pior em outras, mas no geral, junto. Barrichello acho que dificilmente voltará a brigar por vitórias. Vai fazer boas corridas, pontuar, mas sem vitórias. Hulkenberg pode ser um problema na segunda metade da temporada, pois tem muito talento e depois que se adaptar, deve andar forte!

Obs do blogueiro - As perguntas foram enviadas antes da confirmação de Lucas di Grassi como piloto da Virgin-Manor.

17. E em relação ao anuncio da ida de Alonso para a Ferrari?

Gisele - Alguns gostaram, outros não. Diria que para mim é indiferente.

Thiago - A minha foi boa! Acho o Alonso um belo piloto e não gostava de vê-lo impotente na briga por vitórias.

18. Quem são os principais favoritos ao título de 2010 e quem pode surpreender?

Gisele - Vou deixar a responsabilidade para a casa de Maranello.

Thiago - Michael Schumacher é o grande favorito! Alonso, Massa e Hamilton podem surpreender...

19. Para finalizar o assunto F1, qual a projeção que vocês fazem para a temporada 2010 de uma maneira geral?

Gisele - Mais um ano com várias novidades. Regras diferentes e equipes novas devem trazer outro fôlego para a categoria, muitos pilotos estréiam e talvez a volta do Schumacher. Isso ia ser o máximo!

Thiago - Com a abolição do KERS e o conhecimento de todos sobre o difusor, espero uma bela temporada. Se o alemão voltar mesmo e corres contra a bela dupla da Ferrari e da Mclaren, vai ser de tirar o fôlego!

20. Mudando de categoria, vocês também tem um blog que fala sobre as competições de moto junto da Priscilla Bar do blog Guard Rail. Como vocês analisam a temporada 2009 da Moto GP?

Gisele - Rossi, Valentino Rossi. Ele é o cara! Poxa, ele levou fácil mais um campeonato. Todavia a temporada de MotoGP é daquelas em que num determinado momento tem um rompante de babar, mas no restante é praticamente igual, meio monótona às vezes.

Thiago - Olha, apesar de momentos fantásticos, como o fim da prova de Barcelona, foi uma temporada um pouco sem graça. O Stoner ficou algumas provas de fora, o Pedrosa começou muito mal e a briga ficou entre o Lorenzo e o Rossi. Porém, o Lorenzo caiu muito e o Rossi foi campeão muito cedo! Por outro lado, quem acorda um pouquinho mais cedo, viram pelas provas nas 125cc e nas 250cc, que fizeram sem dúvida um campeonato muito mais emocionante.

21. Quem foi o maior destaque das competições e quem foi a maior decepção?

Gisele - Sou um pouquinho passional quanto à MotoGP, não sei ao certo qual a maior decepção, mas destaques: Casey Stoner por se 'estourar' inteiro e voltar a tempo de dar um esquenta no final do campeonato. Meu respeito à Kawasaki do Marco Melandri, que totalmente desacreditada e fora da categoria, passeou algumas vezes na frente das câmeras.

Thiago - Maior destaque foi o Ben Spies, que corre na Superbike e que no ano de estréia saiu como campeão! A decepção foi o Nicky Haiden na Ducati, que foi mais um que apanhou da moto.

22. Pra vocês, o título ter ficado com Valentino Rossi foi justo?

Gisele - Siiiiiiiiiiiiiim! Que a Pri Bar não nos ouça! Hahhaha

Thiago - Sim, o Doutor continua soberano nas pistas!

23. E pra finalizar, já tem uma projeção para 2010. Alguém que possa surpreender e quem deve disputar o título?

Gisele - Rossi estará lá mais uma vez, mas não nos esqueçamos de Jorge Lorenzo, Daniel Pedrosa e do Casey Stoner. Acho que mais uma vez estarão na briga!

Thiago - É difícil alguém das equipes satélites vencer as de fábrica, mas o Ben Spies e o Marco Simoncelli são dois nomes que estarão na MotoGP no ano que vem e que podem em uma prova ou outra surpreender os 4 fantásticos (Rossi, Lorenzo, Stoner e Pedrosa).

24. E sobre a Indy, como vocês avaliam a temporada 2009?

Gisele - Hummmm! Confesso ter visto pouco de Indy para falar coisa certa. Melhor não falar besteira.

Thiago - Muito circuito misto na minha opinião. E pior, circuitos travados, sem ultrapassagens. Gostava mais quando tinha mais oval! Fora isto, domínio total da Chip Ganassi que tem a dupla que ganharam os títulos de 2007 (Dario), 2008 (Dixon) e 2009 (Dário).

25. E qual a expectativa para a prova de abertura em São Paulo?

Gisele - Ah! Se inventarem de fazer próximo à Marginal Tietê e levando em consideração o que Tom Jobin sacramentou, as águas de março fecham o verão. Acho bom, neste caso, pneus de seco, chuva, botes e coletes salva-vidas. Independente disso tenho certeza que SP fará um belo espetáculo, em um traçado livre de problemas, digno de uma categoria internacional e que terá tudo para ficar no calendário. Estaremos lá, é claro!

Thiago - Que façam algo decente para não queimar o filme do país! Que São Pedro colabore também...

26. Sobre outras categorias, quais mais vocês destacam em 2009?

Gisele - Gosto da Fórmula Truck, um esporte pouco visto pelos brasileiros, talvez por preconceito, mas é tão legal! Recomendo!

Thiago - Nascar, que teve mais um título do Jimmie Johnson,
Truck, que é muito boa e teve uma briga muito boa pelo título,
DTM como mais uma vez Audi e Mercedes decidindo na última prova,
WRC fantástico, com etapas emocionantes,
WTCC com as vitórias do Farfus,
F3 Sulamericana, lutando para se manter viva e com a atualização dos carros,
Grand Am com boas provas do Zonta e do Negri,
Fórmula 2, que ressurgiu das cinzas e fez um belo campeonato

27. Em quais categorias devemos ficar de olho em 2010?

Gisele - Devíamos apoiar mais as categorias nacionais, quaisquer que fossem. Mas claro que a gente encontrará sempre destaques mundo afora. Difícil apontar uma! O Café escreve sobre tantas...

Thiago - Troféu Linea, Fórmula Feature e GP3, que surgem para aumentar ainda mais as alternativas por velocidade!

Confira as entrevistas anteriores

Bianca Moura - Blog F1 com Café - 18 de novembro
Priscilla Bar - Blog Guard Rail - 25 de novembro
Barbara Franzin - Blog Velocidade - 02 de dezembro
Diretoras do ORT - Octeto Racing Team - 09 de dezembro
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: