Eram três. Mas serão quatro. Lucas di Grassi também representará o Brasil na F1 em 2010. O piloto garantiu seu lugar na Virgin – Manor e terá sua oportunidade tão sonhada na categoria máxima do automobilismo. A informação é do site Grande Prêmio.
Acredito que di Grassi fez a escolha certa. Ele, que dependia de uma definição da Renault para cuidar de seu futuro, resolveu não esperar e assinar com uma equipe estreante. E dentre as possibilidades que tinha, acertou.
Estrear por uma equipe como a Renault daria muito mais notoriedade a ele, isso é óbvio. Por outro lado, a pressão por resultados seria imensamente maior, o que poderia atrapalhar sua carreira em caso de uma performance abaixo do esperado pela equipe.
Times como a Renault exigem resultados, mesmo que não forneçam equipamento para tal.
É só tirarmos como exemplo os dois últimos novatos que passaram pela montadora francesa. Nelsinho Piquet e Romain Grosjean foram duramente criticados pelos fracos desempenhos apresentados. No entanto, o carro nunca foi competitivo ao ponto deles mostrarem algo a mais.
Aponto também outros dois fatores que entendo como determinantes para a escolha de Lucas. A decadência da Renault, que passou a última temporada sem brigar por pódios e nem regularmente por pontos e a indecisão dos franceses em ficar ou não na F1.
Boatos dizem que o time continua, mas com outro dono.
Já na Virgin – Manor, di Grassi terá uma oportunidade boa de trabalhar com algumas pessoas que já o conhecem. Em 2005 piloto e equipe chegaram a vitória no tradicional GP de Macau de F3. Lucas já tem certa “história” na equipe, o que facilita sua adaptação.
Por lá, ele encontrará também um antigo, com quem dividirá um lugar na escuderia. Timo Glock e di Grassi disputaram ponto a ponto o título de 2007 na GP2. O alemão levou vantagem e já está a dois anos na F1. Já tem experiência. E Lucas pode se aproveitar dela para evoluir também.
Não dá pra esperar grandes apresentações dele nesse primeiro ano. Será uma temporada de aprendizado e desenvolvimento de suas habilidades. Crescer junto com a equipe, essa deve ser a meta.
Se conseguir bons resultados, quem sabe não pinte algo melhor para ele em 2011.
Boa sorte Lucas.
Acredito que di Grassi fez a escolha certa. Ele, que dependia de uma definição da Renault para cuidar de seu futuro, resolveu não esperar e assinar com uma equipe estreante. E dentre as possibilidades que tinha, acertou.
Estrear por uma equipe como a Renault daria muito mais notoriedade a ele, isso é óbvio. Por outro lado, a pressão por resultados seria imensamente maior, o que poderia atrapalhar sua carreira em caso de uma performance abaixo do esperado pela equipe.
Times como a Renault exigem resultados, mesmo que não forneçam equipamento para tal.
É só tirarmos como exemplo os dois últimos novatos que passaram pela montadora francesa. Nelsinho Piquet e Romain Grosjean foram duramente criticados pelos fracos desempenhos apresentados. No entanto, o carro nunca foi competitivo ao ponto deles mostrarem algo a mais.
Aponto também outros dois fatores que entendo como determinantes para a escolha de Lucas. A decadência da Renault, que passou a última temporada sem brigar por pódios e nem regularmente por pontos e a indecisão dos franceses em ficar ou não na F1.
Boatos dizem que o time continua, mas com outro dono.
Já na Virgin – Manor, di Grassi terá uma oportunidade boa de trabalhar com algumas pessoas que já o conhecem. Em 2005 piloto e equipe chegaram a vitória no tradicional GP de Macau de F3. Lucas já tem certa “história” na equipe, o que facilita sua adaptação.
Por lá, ele encontrará também um antigo, com quem dividirá um lugar na escuderia. Timo Glock e di Grassi disputaram ponto a ponto o título de 2007 na GP2. O alemão levou vantagem e já está a dois anos na F1. Já tem experiência. E Lucas pode se aproveitar dela para evoluir também.
Não dá pra esperar grandes apresentações dele nesse primeiro ano. Será uma temporada de aprendizado e desenvolvimento de suas habilidades. Crescer junto com a equipe, essa deve ser a meta.
Se conseguir bons resultados, quem sabe não pinte algo melhor para ele em 2011.
Boa sorte Lucas.
Foto: Autosport.com
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