Mark Webber larga na pole amanhã no GP da Alemanha em Nurburgring. O treino foi bem legal, com mudanças de temperatura e de condições climáticas de cinco em cinco minutos. O melhor treino da temporada sem dúvida. Atrás do australiano vêm a dupla da Brawn GP, Barrichello e Button.
Não podemos dizer que a primeira pole da carreira de Webber foi circunstancial, como outras posições do grid. Ele sempre esteve entre os mais rápidos durante o fim de semana e no treino de hoje. Andou muito principalmente no Q1 e quando teve oportunidade no Q3, não a desperdiçou. O carro da RBR ajuda muito também. Não vou dizer que está sobrando, mas é mais veloz do que a BGP nesse momento.
No entanto, a BGP mostoru que não está morta com o segundo e terceiro lugares de seus pilotos. Apesar da vantagem da RBR, a equipe de Ross Brawn pode surpreender sim, ainda mais se a previsão de chuva para amanhã se confirmar, o que tornaria o GP imprevisível.
E quem pode se aproveitar dessa situação é a McLaren. Hamilton quinto e Kovalainen sexto, surpreendendo muita gente. Nessa semana vi algumas declarações do inglês mostrando confiança na equipe e para o GP da Alemanha e que a McLaren ainda estudava o projeto do carro desse ano, para não errar da mesma maneira em 2010, o que já devia ter sido feito. Os ingleses trouxeram algumas atualizações para o carro de Hamilton e ele dominou os treinos livres e chegou a brigar pela ponta. Não sei se o carro de Kovalainen ganhou as atualizações de ontem pra hoje, o que deixa ainda mais a impressão de que essas posições não são tão reais, apesar da melhora.
Como Reginaldo Leme disse na transmissão, o motor Mercedes pode ter ajudado, já que Nurburgring é o segundo circuito em altitude, o que faz os motores perderem um pouco de potência. Nessas condições, os mais potentes se sobressaem um pouco. Se descobrirem o erro no projeto, a McLaren deve se concentrar em 2010 e tentar conceber um carro melhor para o ano que vem.
A Ferrari deve fazer coisa parecida. Massa, oitavo, e Raikkönen, nono, devem mesmo brigar só por um ou dois pontinhos. A coisa não está nada fácil para os italianos, que ficaram atrás da surpreendente Force India de Adrian Sutil, sétimo no grid. Para a escuderia de Maranello, 2010 já deve ter começado.
E o Nelsinho. No seu provável último fim de semana de F1 em 2009, enfim ele superou Alonso em um treino. Sai em décimo enquanto o asturiano sai em décimo segundo. Como são as coisas. E por falar em sair, Bourdais, que fará seu último GP, larga em último. Sintomático.
Para a prova de amanhã, Webber é favorito em condições normais. Ele te andado bem e é consistente, e seu carro é mais rápido que os concorrentes. Mas tudo vai depender do clima. E em Nurburgring, ele varia minuto a minuto. Se a prova for parecida com a classificação, será a melhor do ano.
Grid de largada
1°. Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min32s230
2°. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), 1min32s357
3°. Jenson Button (ING/Brawn), 1min32s473
4°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1min32s480
5°. Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1min32s616
6°. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 1min33s859
7°. Adrian Sutil (ALE/Force India), 1min34s316
8°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min34s574
9°. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min34s710
10°. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), 1min34s803
11°. Nick Heidfeld (ALE/BMW), 1min42s310
12°. Fernando Alonso (ESP/Renault), 1min42s318
13°. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 1min42s500
14°. Jarno Trulli (ITA/Toyota), 1min42s771
15°. Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min42s859
16°. Robert Kubica (POL/BMW), 1min32s190
17°. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 1min32s251
18°. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), 1min32s402
19°. Timo Glock (ALE/Toyota), 1min32s423
20°. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), 1min33s559
Não podemos dizer que a primeira pole da carreira de Webber foi circunstancial, como outras posições do grid. Ele sempre esteve entre os mais rápidos durante o fim de semana e no treino de hoje. Andou muito principalmente no Q1 e quando teve oportunidade no Q3, não a desperdiçou. O carro da RBR ajuda muito também. Não vou dizer que está sobrando, mas é mais veloz do que a BGP nesse momento.
No entanto, a BGP mostoru que não está morta com o segundo e terceiro lugares de seus pilotos. Apesar da vantagem da RBR, a equipe de Ross Brawn pode surpreender sim, ainda mais se a previsão de chuva para amanhã se confirmar, o que tornaria o GP imprevisível.
E quem pode se aproveitar dessa situação é a McLaren. Hamilton quinto e Kovalainen sexto, surpreendendo muita gente. Nessa semana vi algumas declarações do inglês mostrando confiança na equipe e para o GP da Alemanha e que a McLaren ainda estudava o projeto do carro desse ano, para não errar da mesma maneira em 2010, o que já devia ter sido feito. Os ingleses trouxeram algumas atualizações para o carro de Hamilton e ele dominou os treinos livres e chegou a brigar pela ponta. Não sei se o carro de Kovalainen ganhou as atualizações de ontem pra hoje, o que deixa ainda mais a impressão de que essas posições não são tão reais, apesar da melhora.
Como Reginaldo Leme disse na transmissão, o motor Mercedes pode ter ajudado, já que Nurburgring é o segundo circuito em altitude, o que faz os motores perderem um pouco de potência. Nessas condições, os mais potentes se sobressaem um pouco. Se descobrirem o erro no projeto, a McLaren deve se concentrar em 2010 e tentar conceber um carro melhor para o ano que vem.
A Ferrari deve fazer coisa parecida. Massa, oitavo, e Raikkönen, nono, devem mesmo brigar só por um ou dois pontinhos. A coisa não está nada fácil para os italianos, que ficaram atrás da surpreendente Force India de Adrian Sutil, sétimo no grid. Para a escuderia de Maranello, 2010 já deve ter começado.
E o Nelsinho. No seu provável último fim de semana de F1 em 2009, enfim ele superou Alonso em um treino. Sai em décimo enquanto o asturiano sai em décimo segundo. Como são as coisas. E por falar em sair, Bourdais, que fará seu último GP, larga em último. Sintomático.
Para a prova de amanhã, Webber é favorito em condições normais. Ele te andado bem e é consistente, e seu carro é mais rápido que os concorrentes. Mas tudo vai depender do clima. E em Nurburgring, ele varia minuto a minuto. Se a prova for parecida com a classificação, será a melhor do ano.
Grid de largada
1°. Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min32s230
2°. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), 1min32s357
3°. Jenson Button (ING/Brawn), 1min32s473
4°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1min32s480
5°. Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1min32s616
6°. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 1min33s859
7°. Adrian Sutil (ALE/Force India), 1min34s316
8°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min34s574
9°. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min34s710
10°. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), 1min34s803
11°. Nick Heidfeld (ALE/BMW), 1min42s310
12°. Fernando Alonso (ESP/Renault), 1min42s318
13°. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 1min42s500
14°. Jarno Trulli (ITA/Toyota), 1min42s771
15°. Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min42s859
16°. Robert Kubica (POL/BMW), 1min32s190
17°. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 1min32s251
18°. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), 1min32s402
19°. Timo Glock (ALE/Toyota), 1min32s423
20°. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), 1min33s559
0 comentários:
Postar um comentário