O KERS americano

A próxima prova da Indy, sábado no Kentucky, trará uma novidade. Nada no grid (pelo menos até agora) e sim dentro dos carros. Um sistema que visa deixar as corridas mais competitivas, o Push-to-Pass, uma espécie de KERS da Indy.

O principio de funcionamento desse dispositivo é diferente do usado na F1, mas o objetivo é o mesmo: ganho de potência. No KERS, os pilotos armazenam energia das frenagens em uma bateria e podem usar essa energia quando e da maneira que quiserem, durante a corrida, ganhando oitenta cavalos de potência durante seis segundos.

Já no Push-to-Pass, o ganho de potência é por 12 segundos, só que não se armazena energia durante as frenagens. O dispositivo já está lá instalado cheio e os pilotos tem que administrar o melhor momento da corrida para utilizá-lo, já que ele só pode ser usado em vinte oportunidades.

A Stock Car usa um sistema parecido com esse.

E junto do Push-to-Pass, virão ambém novas opções aerodinâmicas como extensões laterais, apoios para discos de freio e espécies de rampas na frente dos pneus, que aumentarão a pressão aerodinâmica dos carros.

A decisão veio depois do monótono GP de Richmond, facilmente vencido pela Ganassi e que teve poucas ultrapassagens.

Parece ser uma boa ajuda para os pilotos. Não sei se vai resolver o problema de ultrapassagens, mas deve tornar as disputas mais intensas.
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: