Um pouco de especulações

Como já foi noticiado por ai, esse e provavelmente o último GP para dois pilotos na F1: Sebastien Bourdais e Nelsinho Piquet. E como é de praxe na categoria, nomes surgem aos montes para as possíveis vagas. Então comecemos pela história de Bourdais, que é um pouco mais simples.

O francês já está há um ano e meio na categoria. Chegou badalado pelo tetra campeonato na Champ Car, pontuou na sua primeira corrida e só. Foi apático durante a temporada passada, tomando um baile de Vettel. Mostrou em alguns momentos, é verdade, que poderia evoluir, mas esse ano tem sido um desastre e tem tomado outro banho, agora do estreante Buemi.

E isso foi a gota d'água para Dietrich Mateschitz, dono da STR. É bom lembrar que a paciência de Mateschitz com Bourdais vem se deteriorando faz tempo. A confirmação do francês para essa temporada veio em cima da hora após disputa com Takuma Sato e outros nomes.

E para substituir Bourdais, um nome aparece forte nos bastidores da STR: Jaime Alguersuari. O jovem espanhol de 19 anos pode ser o substituto de Bourdais já na Hungria. Ele só teria de fazer os testes impostos pela FIA para os novatos pegarem quilometragem com um F1. E o próprio piloto, atual campeão inglês de F3, já confirmou que pode sim estrear esse ano pela STR.

Contudo, outro nome surgiu nesse fim de semana. Pra mim improvável, pra não dizer impossível: Sebastien Loeb. O pentacampeão do WRC se disse disponível para correr pela Toro Rosso. Ele já até testou pela RBR nesse início de ano e causou uma boa impressão. Mas no momento, ele disputa o título do WRC e isso torna a transferência praticamente inviável.

Já o caso de Nelsinho é mais complicado, apesar de se parecer muito com o de Bourdais. O brasileiro tem também um ano em meio de F1 e não deslanchou, como Lewis Hamilton, por exemplo, com quem disputou o título da GP2 em 2006. Enquanto o inglês já conquistou um título e um vice, Nelsinho penou na Renault.

É claro que a equipe francesa nunca teve um carro a altura da McLaren nesse período, mas o desempenho de Nelsinho não é ou foi condizente com o equipamento que ele tem em mãos, principalmente no ano passado. Conquistou aquele pódio na Alemanha e só. No mais, foi facilmente superado por Alonso. Em 2008 ainda teve a desculpa de ser um estreante, mas em 2009, são oito corridas e nenhum ponto. Superou Alonso nos treinos uma vez, coincidentemente hoje, quando os boatos apontam que ele deixa a Renault na segunda feira.

Durante esse ano e meio o tiraram da Renault várias vezes e ele se manteve por lá. Mas algumas declarações dele nesse fim de semana deixam a impressão de que o caso é muito sério. Entre outras coisas, Nelsinho se lamentou pela falta de palavra da equipe, que prometeu diversas vezes a ele um carro como o de Alonso. Em 2009, sempre que surgia uma atualização na Renault, ela ia primeiro para o carro do espanhol e só na corrida seguinte para o do brasileiro, quando outra atualização já era colocada no carro de Alonso. E isso o irritou.

E a reclamação é pública faz tempo. Assim como a de Flavio Briatore, que desce a lenha em Nelsinho quando tem oportunidade.

O possível substituto do brasileiro será Romain Grosjean, líder da GP2. Seria uma imposição da Renault, que quer ver um francês em um dos carros. Sò que Grosjean não é francês. Ele corre com uma carteira da França, onde residiu muito tempo, mas é suiço. Porém isso não importa muito.

Chegamos ao meio do ano e mais especulações como essas vão começar. Já falaram de Alonso na Ferrari, Rosberg na McLaren, Bourdais e Piquet fora, Heidfeld conversando com outras equipes. Daqui pra frente, isso só tende a aumentar.

Fotos: Autosport.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: