A primeira vez de Webber

Ele quase jogou a corrida fora já na largada, tentando se defender dos ataques de Rubens Barrichello. Perdeu a ponta e foi punido com um "Drive-Thru", mas conseguiu se recuperar. E alcançou sua primeira vitória na F1, andando muito, muito mesmo.

Os gritos dele dentro do carro, logo após receber a bandeirada deixam claro o quão importante foi essa vitória para Webber. Após 130 GPs na F1, a primeira vitória chegou, um dia após a primeira pole. E assim o australiano entra para o time dos pilotos que já venceram na categoria, como disse seu engenheiro, ao cumprimentá-lo pelo feito.

Outra coisa: depois de vinte e sete anos e meio um australiano volta a vencer na F1. O último foi Alan Jones, campeão em 1980 e que ganhou pela última vez em 17 de outubro de 1981, em Las Vegas, na corrida que deu o primeiro título a Nelson Piquet. Não sei se Webber pode pode repetir o outro feito de Jones, de levar um título. Ele não é um piloto brilhante, como o companheiro Vettel, mas é constante e pouco erra. Tanto que Jenson Button, líder do campeonato, disse ter mais medo de Webber do que de Vettel por esse motivo.

Essa foi a terceira dobradinha da RBR na temporada. E ficou em segundo plano pelo menos nesses primeiros momentos pós corrida. Mas isso é importante para o campeonato, pois a RBR se aproxima da BGP.

Por falar na equipe de Ross Brawn, o dia de hoje foi desastroso. Rubinho até largou bem, assumiu a ponta, quase foi tirado da corrida por Webber, mas segurou a liderança por quartorze voltas, quando entrou no pit para o primeiro reabastecimento. Voltou logo atrás de Felipe Massa. E perdeu a corrida ai. Ficou muito tempo atrás do compatriota, dando a oportunidade a Webber de cumprir sua punição e fazer seu pit sem perder muito terreno para ele. Quando Massa liberou o caminho, já era tarde.

Button, que largou mal, por sua vez, brigava pela quinta ou sexta posição. Modestissimo para um líder de campeonato.

Ai vem o segundo pit do Barrica. E veio o problema com a mangueira que não entrou no carro. O que deveria ser o último pit dele se tornou sua sentença de terminar mais uma corrida atrás do companheiro.

Ouvi duas transmissões diferentes e fiquei zapeando por outras. E em todas ouvi a mesma coisa, com a qual concordo plenamente. E nem tinha acontecido a terceira parada de ambos. E quando essa aconteceu, ficou explícito: a BGP começou a favorecer Jenson Button. O inglês ganhou a posição do Barrica, que ficou ameaçado de perder mais uma para Alonso, que voava naquele momento.

O segundo pit foi estranho e o terceiro esclarecedor. Rubens Barrichello foi prejudicado de maneira explícita.

De resto, a corrida foi meio chata. Hamilton, que eu achava poder se intrometer no pódio, foi tocado por Webber no início, teve um pneu furado e caiu pra último, uma volta atrás. Ficou dando voltas na pista. E tentou fazer até previsão do tempo.

Quem levou o terceiro lugar foi Massa, em uma corrida belíssima. Primeiro pódio dele desde a épica corrida no Brasil no ano passado. Ótimo resultado pra Ferrari. Outro que fez uma corridaça foi Rosberg, quarto após largar em décimo quinto. Grande largada e bela estratégia.

Já a besteira do dia foi protagonizada por Adrian Sutil. Ele estava em segundo, fez o pit, e voltaria em sétimo. Mas tentou disputar posição com Raikkönen e teve a asa dianteira quebrada. Jogou fora a possibilidade de pontuar pela primeira vez.

Antes de terminar, falo sobre os dois ameaçados do grid: Nelsinho foi décimo terceiro. Corrida discreta. Não sei até onde vai aquele papo de ele ser demitido. Mas o mal desempenho novamente pode estar fritando-o. Se bem que carro ele não tem. A Renault realmente o deixa na mão nesse quesito. Já Bourdais, esse parece que já foi mesmo. Na transmissão vi ele cumprimentando seu engenheiro, Giorgio Ascanelli. Em tom de despedida. A imagem valeu mais do que mil palavras.

Vamos ver como o mundial vai se desenrolar daqui pra frente. Webber mais confiante e Vettel querendo provar ser tudo o que pintam. Existe até uma guerra interna na RBR. Coisa que não acontece na BGP, que já deixou claro ter uma preferência, o que pode ser prejudicial. Button e Barrichello parecem mais acomodados. Parecem. O que não pode acontecer em uma equipe que quer ser campeã.

Resultado final

1. Mark Webber (AUS/Red Bull) 1h36min43s310
2. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) a 9s252
3. Felipe Massa (BRA/Ferrari) a 15s906
4. Nico Rosberg (ALE/Williams) a 21s099
5. Jenson Button (ING/Brawn) a 23s609
6. Rubens Barrichello (BRA/Brawn) a 24s468
7. Fernando Alonso (ESP/Renault) a 24s888
8. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) a 58s692
9. Timo Glock (ALE/Toyota) a 1min01s457
10. Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber) a 1min01s925
11. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India) a 1min02s327
12. Kazuki Nakajima (JAP/Williams) a 1min02s876
13. Nelsinho Piquet (BRA/Renault) a 1min08s328
14. Robert Kubica (POL/BMW Sauber) a 1min09s555
15. Adrian Sutil (ALE/Force India) a 1min11s941
16. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) a 1min30s225
17. Jarno Trulli (ITA/Toyota) a 1min30s970
18. Lewis Hamilton (ING/McLaren) a 1 volta

Melhor volta: Fernando Alonso - 1min33s365
Não Completaram
19. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
20. Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso)

Mundial de pilotos
1. Jenson Button 68 pontos
2. Sebastian Vettel 47
3. Mark Webber 45.5
4. Rubens Barrichello 44
5. Felipe Massa 22
6. Jarno Trulli 21.5
7. Nico Rosberg 20.5
8. Timo Glock 13
9. Fernando Alonso 13
10. Kimi Raikkonen 10
11. Lewis Hamilton 9
12. Nick Heidfeld 6
13. Heikki Kovalainen 5
14. Sebastien Buemi 3
15. Robert Kubica 2
16. Sebastien Bourdais 2
17. Adrian Sutil 0
18. Giancarlo Fisichella 0
19. Kazuki Nakajima 0
20. Nelsinho Piquet 0

Mundial de Construtores
1. Brawn 112 pontos
2. Red Bull 92.5
3. Toyota 34.5
4. Ferrari 32
5. Williams 20.5
6. McLaren 14
7. Renault 13
8. BMW Sauber 8
9. Toro Rosso 5
10. Force India 0
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