Power de ponta a ponta

No Alabama, vitória previsivel de Will Power. Largando na pole position, o rei dos circuitos mistos e de rua em 2010, não encontrou a menor dificuldade e não tomou conhecimento dos adversários para vencer de ponta a ponta. Corrida perfeita que mostra a capacidade e competencia do australiano nesse tipo de prova.

Power já vinha demonstrando muita habilidade nesse tipo de pista desde o ano passado, tanto que brigou pelo título da temporada justamente se aproveitando desse tipo de circuito. Vacilou nos ovais e foi vice. Para 2011, a perspectiva é semelhante. Se continuar bem nos circuitos mistos e de rua, como foi em St. Petersburg e hoje no Alabama, e melhorar nos ovais, será mais perigoso ainda.

Contudo, apesar do dominio da Penske de Power, quem completou o pódio foram as Ganassis de Dixon, em segundo, e Franchitti, em terceiro. Como disse ontem, era muito pouco provável que alguém de outra equipe se intrometesse na briga entre as duas equipes. E não deu outra.

Dixon fez uma boa prova, constante, aproveitou-se de erros de Ryan Briscoe e ganhou a posição do australiano. Já Franchitti, foi discreto. Mas terminou em terceiro. Ambos são pilotos muito experientes e perigosos. Já foram campeões da categoria por mais de uma vez, então sabem ficar ali, na espreita, esperando o melhor momento para atacarem. E sabem também como manter a consistencia no campeonato. Somam pontos aqui e ali, fazem boas provas e logo figuram entre os favoritos.

Por falar na disputa entre as duas equipes, apesar da vitória de Power, acredito que a Ganassi tenha mais a comemorar hoje. Helio Castroneves fez uma corrida bem abaixo do esperado e também teve azar em alguns pontos cruciais da prova, devido a erros de outros pilotos. Terminou em sétimo. Já Ryan Briscoe vinha para um provável pódio, quando foi acertado por Ryan Hunter-Reay e teve de abandonar. Aliás, um acidente grotesco causado pelo americano, que foi devidamente punido. Uma pena para o australiano.

Em suma, a corrida foi bem movimentada. Na primeira metade vimos boas disputas e apenas uma bandeira amarela. Contudo, depois da segunda, quando Alex Tagliani rodou sozinho, a prova tornou-se chata, com vários acidentes e incidentes nas relargadas. Volto a frisar: alguém tem de tomar alguma atitude em relação a essa relargada em fila dupla. Em circuitos mistos e permanentes veremos uma bandeira amarela atrás da outra por falta de pratica e excesso de agressividade dos pilotos com esse sistema.

Apesar do excesso de bandeiras amarelas na segunda metade da prova, ainda vimos algumas disputas interessantes e a evolução de pilotos que vieram do fundo do grid. Tony Kanaan foi um deles, terminando em sexto, tendo largado na vigésima quarta posição. A cada prova ele mostra que é capaz e mercedor da chance que a KV lhe deu. Uma aposta certeira do time. O baiano foi o melhor brasileiro na prova. Quem também acabou bem foi Simon Pagenaud, substituto de Bia Figueiredo na Dreyer & Reinbold. Acabou em oitavo após largar em vigésimo terceiro. Uma boa estréia do francês.

Destaque na primeira prova do ano, Simona de Silvestro voltou a ir bem com um nono lugar. A menina vai mostrando talento e capacidade de andar entre os ponteiros. Vai aprontar muito nessa temporada. Por falar nas mulheres, apesar de terminar bem atrás, Danica Patrick teve seu momento de destaque. Ela arriscou em uma estratégia e conseguiu boas ultrapassagens durante a prova. E arriscou mais aina, ao não trocar de pneus, quando todo mundo trocou. A decisão lhe elevou ao terceiro lugar, mas ela perdeu rendimento e acabou lá atrás. Contudo, mostrou que está viva.

Entre os brasileiros, além de Tony e Helinho, Vitor Meira terminou em décimo segundo. Já Raphael Matos abandonou.

A Indy volta a correr na próxima semana em Long Beach, mais uma prova em circuito de rua. Será que alguém irá parar Will Power?

Resultado final

1. Will Power (AUS/ Penske) 2h14min42.952s
2. Scott Dixon (NZL/Ganassi) a 3.382s
3. Dario Franchitti (ESC/Ganassi) a 15.524s
4. Marco Andretti (EUA/Andretti) a 28.960s
5. Oriol Servia (ESP/Newman/Haas) a 29.881s
6. Tony Kanaan (BRA/KV) a 30.385s
7. Helio Castroneves (BRA/Penske) a 30.780s
8. Simon Pagenaud (FRA/Dreyer & Reinbold) a 31.209s
9. Simona de Silvestro (SUI/HVM) a 32.581s
10. Charlie Kimball (EUA/Ganassi) a 35.003s
11. Sebastien Bourdais (FRA/Dale Coyne) a 35.988s
12. Vitor Meira (BRA/Foyt) a 42.644s
13. JR Hildebrand (EUA/Panther) a 44.295s
14. Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti) a 1min00.742s
15. Alex Tagliani (CAN/Sam Schmidt) a 1min10.687s
16. Takuma Sato (JAP/KV) a 1min12.171s
17. Danica Patrick (EUA/Andretti) a 1 volta
18. Graham Rahal (EUA/Ganassi) a 2 voltas

Não completaram

Justin Wilson (ING/Dreyer & Reinbold)
Raphael Matos (BRA/AFS)
Ryan Briscoe (AUS/Penske)
Mike Conway (ING/Andretti)
EJ Viso (VEN/KV)
James Hinchcliffe (CAN/Newman/Haas)
James Jakes (ING/Dale Coyne)
Sebastian Saavedra (COL/Conquest)

Fotos: Espn.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: