Vi o primeiro e não vi o segundo treino livre. Mas vi que Vettel liderou ambos. O primeiro com Mark Webber na cola. O segundo, com as McLarens de Hamilton e Button, nessa ordem. E algumas coisas já podem ser traçadas para a corrida.
Vai ser difícil tirarem a pole de Vettel. Está claro que, para poucas voltas rápidas, o carro da Red Bull tem um desempenho acima da média em relação às rivais. Com KERS ou sem KERS, a RBR está voando, apesar da constante aproximação da McLaren. Mesmo com as longas retas de Xangai, onde o KERS e especialmente o motor Mercedes, da McLaren, falam alto, Vettel e sua Red Bull ainda aparecem em vantagem.
Contudo, há um ponto a se destacar em relação à McLaren. A equipe de Woking estreou um novo escapamento nesse fim de semana. Mais sofisticado, dizem. Tanto é que os carros dos ingleses foram os primeiros a irem à pista, para testar as novidades. Vamos ver se dá certo e eles conseguem dar mais trabalho. Ainda resta um treino livre, tempo para serem testadas novidades.
Falando em ritmo de corrida, acredito que aí a vantagem de Vettel diminui. Tanto para McLaren quanto para outras equipes. KERS e motor Mercedes podem fazer o time alemão crescer nessa prova, apesar do fraco desempenho das duas primeiras etapas. Ferrari e Renault Lótus também estão no páreo. A disputa deverá ser mais intensa. Já para os treinos, essas três equipes ainda estão atrás de RBR e McLaren. Vão brigar para ficar no Q3.
Voltando aos treinos, quem não consegue andar é Mark Webber. Apesar do carro que tem, não consegue extrair o melhor dele. É uma situação estranha. Aparentemente, o australiano sente a pressão de não superar Vettel. Parece que lhe falta confiança.
No pelotão do meio, acredito que a Sauber deverá ganhar a Force India, como forte concorrente, também por essa possuir o motor Mercedes. Toro Rosso e Williams devem figurar por ali também. Não acho que terão um desempenho tão pior.
No fundão, o Team Lótuas ainda é o melhor das nanicas. E proporcionou a estreia de Luiz Razia hoje. Uma pena que ele teve uma quebra de suspensão, tendo de abandonar o treino. O que me chamou a atenção foi a Hispania andando na frente da Marussia Virgin no segundo treino. Será que evoluiram? Ou foi a Marussia que caiu? Vai saber. Mas isso não faz muita diferença. Vão andar lá atrás mesmo...
Treino Livre I
1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min38s739 (23)
2º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 0s615 (27)
3º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 2s106 (21)
4º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 2s201 (22)
5º. Nick Heidfeld (ALE/Lotus Renault), a 2s248 (5)
6º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 2s307 (25)
7º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 2s450 (20)
8º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), a 2s483 (20)
9º. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), a 2s492 (16)
10º. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 2s589 (21)
11º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 2s622 (23)
12º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 2s695 (15)
13º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), a 2s755 (20)
14º. Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus-Renault), a 2s840 (13)
15º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 2s871 (18)
16º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), a 3s013 (20)
17º. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 3s200 (25)
18º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 3s562 (23)
19º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 5s053 (20)
20º. Jérôme D'Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth), a 5s350 (20)
21º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth), a 5s620 (18)
22º. Timo Glock (ALE/Marussia Virgin-Cosworth), a 5s699 (11)
23º. Luiz Razia (BRA/Team Lotus-Renault), a 5s803 (9)
24º. Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth), a 6s280 (23)
Treino Livre II
1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min37s688 (34)
2º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 0s166 (22)
3º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 0s247 (31)
4º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 0s255 (34)
5º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 0s417 (29)
6º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 0s819 (36)
7º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1s047 (35)
8º. Nick Heidfeld (ALE/Lotus Renault), a 1s117 (26)
9º. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), a 1s171 (31)
10º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 1s639 (33)
11º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 1s850 (33)
12º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), a 1s979 (37)
13º. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 2s083 (18)
14º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 2s091 (17)
15º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 2s140 (25)
16º. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 2s237 (32)
17º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 2s265 (30)
18º. Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus-Renault), a 2s788 (30)
19º. Jarno Trulli (ITA/Team Lotus-Renault), a 3s794 (32)
20º. Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth), a 5s214 (25)
21º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth), a 6s162 (3)
22º. Jérôme D'Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth), a 6s320 (35)
23º. Timo Glock (ALE/Marussia Virgin-Cosworth), a 7s059 (12)
24º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), sem tempo (0)
Foto: Autosport.com
Vai ser difícil tirarem a pole de Vettel. Está claro que, para poucas voltas rápidas, o carro da Red Bull tem um desempenho acima da média em relação às rivais. Com KERS ou sem KERS, a RBR está voando, apesar da constante aproximação da McLaren. Mesmo com as longas retas de Xangai, onde o KERS e especialmente o motor Mercedes, da McLaren, falam alto, Vettel e sua Red Bull ainda aparecem em vantagem.
Contudo, há um ponto a se destacar em relação à McLaren. A equipe de Woking estreou um novo escapamento nesse fim de semana. Mais sofisticado, dizem. Tanto é que os carros dos ingleses foram os primeiros a irem à pista, para testar as novidades. Vamos ver se dá certo e eles conseguem dar mais trabalho. Ainda resta um treino livre, tempo para serem testadas novidades.
Falando em ritmo de corrida, acredito que aí a vantagem de Vettel diminui. Tanto para McLaren quanto para outras equipes. KERS e motor Mercedes podem fazer o time alemão crescer nessa prova, apesar do fraco desempenho das duas primeiras etapas. Ferrari e Renault Lótus também estão no páreo. A disputa deverá ser mais intensa. Já para os treinos, essas três equipes ainda estão atrás de RBR e McLaren. Vão brigar para ficar no Q3.
Voltando aos treinos, quem não consegue andar é Mark Webber. Apesar do carro que tem, não consegue extrair o melhor dele. É uma situação estranha. Aparentemente, o australiano sente a pressão de não superar Vettel. Parece que lhe falta confiança.
No pelotão do meio, acredito que a Sauber deverá ganhar a Force India, como forte concorrente, também por essa possuir o motor Mercedes. Toro Rosso e Williams devem figurar por ali também. Não acho que terão um desempenho tão pior.
No fundão, o Team Lótuas ainda é o melhor das nanicas. E proporcionou a estreia de Luiz Razia hoje. Uma pena que ele teve uma quebra de suspensão, tendo de abandonar o treino. O que me chamou a atenção foi a Hispania andando na frente da Marussia Virgin no segundo treino. Será que evoluiram? Ou foi a Marussia que caiu? Vai saber. Mas isso não faz muita diferença. Vão andar lá atrás mesmo...
Treino Livre I
1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min38s739 (23)
2º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 0s615 (27)
3º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 2s106 (21)
4º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 2s201 (22)
5º. Nick Heidfeld (ALE/Lotus Renault), a 2s248 (5)
6º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 2s307 (25)
7º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 2s450 (20)
8º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), a 2s483 (20)
9º. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), a 2s492 (16)
10º. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 2s589 (21)
11º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 2s622 (23)
12º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 2s695 (15)
13º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), a 2s755 (20)
14º. Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus-Renault), a 2s840 (13)
15º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 2s871 (18)
16º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), a 3s013 (20)
17º. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 3s200 (25)
18º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 3s562 (23)
19º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 5s053 (20)
20º. Jérôme D'Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth), a 5s350 (20)
21º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth), a 5s620 (18)
22º. Timo Glock (ALE/Marussia Virgin-Cosworth), a 5s699 (11)
23º. Luiz Razia (BRA/Team Lotus-Renault), a 5s803 (9)
24º. Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth), a 6s280 (23)
Treino Livre II
1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min37s688 (34)
2º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 0s166 (22)
3º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 0s247 (31)
4º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 0s255 (34)
5º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 0s417 (29)
6º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 0s819 (36)
7º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1s047 (35)
8º. Nick Heidfeld (ALE/Lotus Renault), a 1s117 (26)
9º. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), a 1s171 (31)
10º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 1s639 (33)
11º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 1s850 (33)
12º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), a 1s979 (37)
13º. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 2s083 (18)
14º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 2s091 (17)
15º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 2s140 (25)
16º. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 2s237 (32)
17º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 2s265 (30)
18º. Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus-Renault), a 2s788 (30)
19º. Jarno Trulli (ITA/Team Lotus-Renault), a 3s794 (32)
20º. Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth), a 5s214 (25)
21º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth), a 6s162 (3)
22º. Jérôme D'Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth), a 6s320 (35)
23º. Timo Glock (ALE/Marussia Virgin-Cosworth), a 7s059 (12)
24º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), sem tempo (0)
Foto: Autosport.com
0 comentários:
Postar um comentário