Vettel é pole... que novidade...

Nenhuma novidade nas pontas do grid. Muitas novidades no meio dele. Assim foi a classificação para o GP da China. Nas pontas, Vettel em primeiro, imbátivel insuperável, inalcansável quando o assunto é classificação. Na outra ponta, a Hispania, que larga amanhã.

Vettel caminha a passos largos para o título, isso é fato Três provas, três poles. Não há como alcançá-lo no momento. Sete décimos de vantagem sob o segundo colocado, Jenson Button não é pouca coisa, ainda mais quando se imagiinava uma McLaren cada vez mais próxima. O alemão parece brincar de correr. Amanhã, na corrida, a coisa pode ser mais equilibrada, mas o prognóstico é de mais um troféu para o menino.

Na Hispania, nada muda e pouca evolução é notada. Para eles, só de largarem já é um prêmio. Mas fazer só número, sem conseguir se aproximar das rivais é até ruim. Se bem que a diferença para a Marussia Virgin caiu, mais por incompetencia desses do que por uma evolução do time de Colin Kolles.

Obviedades a parte, esse foi um treino cheio de surpresas, a começar pelo piloto que fez companhia às nanicas, sendo limado logo no Q1. Se em um carro a Red Bull tem Vettel, no outro tem Webber. E a fase do australiano não é nada boa. Pouco andou nos treinos livres e não achou o acerto ideal para seu carro. Resultado: ficou de fora logo na primeira fase. E ficou louco da vida também, por a equipe ter perdido tanto tempo tentando arrumar o KERS. Teve seu fim de semana arruinado. E veio o Q2, e nele, mais surpresas.

Já se esperava que Williams e Sauber ficassem por lá. Mas encontramos também Schumacher e Heidfeld. O primeiro, que não consegue no momento crucial, encaixar aquela volta digna de passar para o Q3, mesmo tendo um carro que permita isso. A Mercedes, pelo menos em Xangai, mostra ter um carro que briga entre os dez. Prova disso é Rosberg largando em quarto. Mas Schumacher não anda. Dos que tem motor Mercedes, é o pior colocado, em décimo quarto.

Já Heidfeld contou com o azar e com um erro da Renault Lótus. No Q2, ele faria apenas uma tentativa e tinha carro para o Q3, era só acertar a volta. Mas o time retardou demais sua entrada. Além disso, Vitaly Petrov, seu companheiro que conseguiu lugar entre os dez, parou no meio da pista, com problemas, causando uma bandeira vermelha, faltando dois minutos para a sessão acabar. Assim, ir para a pista foi uma loucura, com todo mundo querendo marcar volta. Heidfeld pegou tráfego e sai apenas em décimo sexto, enquanto o russo larga em décimo, mesmo sem andar no Q3.

E com essas ausências, tudo ficou bom para a Toro Rosso, que colocou seus dois carros no Q3 e para Paul di Resta, que levou sua Force India para o Q3 também, novamente a frente de seu companheiro, Adrian Sutil. O novato escocês vai dar trabalho. Quem também dará trabalho é Sergio Perez. Larga logo a frente do mito Kamui Kobayashi. Vale a pena ver essa briga na Sauber.

Indo para o Q3, nenhuma novidade nas McLarens com o segundo e terceiro lugares. Já era de se esperar. O que não acreditava era em uma diferença tão acentuada. Button e Hamilton até andaram na frente de Vettel, que deu falsas esperanças aos rivais. Mas na hora do vamos ver, ele mostrou que há um abismo entre Red Bull e as adversárias. Esse abismo, diminui em ritmo de corrida, o que traz esperança aos ingleses. Mas segue lá.

É bom ressaltar que Hamilton teve apenas uma tentativa com pneus macios. Economia para não faltar durante a prova, como aconteceu na Malásia.

Rosberg em quarto é também uma grata surpresa, por que não? O alemão conseguiu tirar algo mais do W02, aproveitado-se da força do motor Mercedes. As Ferraris estão em suas posições habituais nesse início de temporada, com Alonso a frente de Massa. Porém, o brasileiro já começa a andar mais próximo. Estaria ele recuperando a confiança?

Amanhã, creio que a diferença diminua, mas não apostaria em outro resultado que não fosse a vitória de Vettel. Só problemas no carro ou condições climáticas variáveis poderiam trazer um resultado diferente, na minha opinião. Vettel seguirá 100% no ano, com três poles e três vitórias. Azar da concorrência.

Grid de largada

1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min33s706
2º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 1min34s421
3º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 1min34s463
4º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min34s670
5º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min35s119
6º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min35s145
7º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), 1min36s158
8º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), 1min36s190
9º. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), 1min36s203
10º. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), sem tempo no Q3

11º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), 1min35s874
12º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), 1min36s053
13º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 1min36s236
14º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min36s457
15º. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), 1min36s465
16º. Nick Heidfeld (ALE/Lotus Renault), 1min36s611
17º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), 1min36s956

18º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1min36s468
19º. Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus-Renault), 1min37s894
20º. Jarno Trulli (ITA/Team Lotus-Renault), 1min38s318
21º. Jérôme D'Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth), 1min39s119
22º. Timo Glock (ALE/Marussia Virgin-Cosworth), 1min39s708
23º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth), 1min40s212
24º. Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth), 1min40s445

Fotos: Autosport.com
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