Muda a prova, não muda o vencedor. Isso desde a etapa do Brasil, penúltima da temporada passada. Muda também o campeonato, mas o líder continua o mesmo, desde o GP de Abu Dhabi de 2010. E muda o ano, mas segue a mesma equipe dando as cartas. A união Sebastian Vettel e Red Bull é cada vez mais estável. O alemão com todo seu talento e a equipe com seu carro fantástico.
Hoje, na Malásia, veio mais uma prova de que será difícil bater essa dupla. Vettel controlou bem a prova, não errou e pouco foi ameaçado. Logo na largada, sem o KERS, é bom frisar, contou com uma bela ajuda de Nick Heidfeld, que pulou da sexta para a segunda posição e acabou segurando o impeto da McLaren de Hamilton. Isso foi suficiente para abrir uma boa vantagem e passar a administrar a liderança. Sem erros, discretamente.
Em alguns momentos, a McLaren chegou a dar mostras de que poderia incomodar. Mas foram poucos. Em 90% da corrida Vettel foi soberano e ganhou com sobras. Vive um momento fantástico, tem o melhor carro e quando algo desse tipo ocorre, é muito difícil alguém superar. Foram duas provas apenas, ainda restam dezessete. Mas pelo que mostra, arrisco a dizer que ele será bicampeão em 2011.
No box ao lado, está Mark Webber. Cada vez mais longe do companheiro. O fim de semana que começou promissor para o australiano terminou com o gostinho de que poderia ter sido melhor. Terceiro no grid, Webber fez uma péssima largada. Caiu para nono, brigou com o mito Kamui Kobayashi, perdeu e andou em décimo por boa parte da prova. Ousou na estratégia, fazendo quatro paradas, o que fez com que ele andasse com pneus novos por boa parte da prova. Recuperou posições terminou em quarto, brigando ferrenahmente com Heidfeld pelo pódio. Lucrou, mas poderia ter ido melhor caso largasse bem. Desse jeito, não tem como fazer frente à Vettel.
A McLaren, por sua vez, teve momentos distintos. Com Button, foi perfeita. O campeão de 2009, com sua tocada mais suave, levou o carro a um segundo lugar, fazendo uma prova constante, sem grandes altos e sem baixos também. Foi discreto e soube tratar bem os pneus, chegando com uma diferença até que pequena em relação a Vettel. Pouco mais de três segundos. No entanto, com Hamilton, a história foi diferente. Visto como único que poderia ameaçar o alemão, o campeão de 2008 até que começou bem, apesar de perder uma posição para Heidfeld na largada. Contudo, a recuperou depois da primeira parada e chegou a andar mais rápido que o piloto do carro número 1. Entretanto, em sua segunda troca de pneus, teve de partir para os compostos duros enquanto os adversários ainda vestiam os macios. Erro da McLaren e de Hamilton, como o próprio admitiu.
Os pneus duros não duraram tanto quanto o esperado e isso acabou sendo crucial. Hamilton teve de parar de novo, a equipe cometeu um pequeno erro e ele perdeu a posição para Button. E ainda teve de se defender dos impiedosos ataques de Fernando Alonso, com quem teve até um toque. Perdeu outro jogo e fez uma parada a mais. Terminou em sétimo, foi punido depois da corrida, por supostamente mudar a linha durante a batalha com o espanhol, e caiu para oitavo.
Já a Ferrari mostrou que, pelo menos em ritmo de corrida, não está tão atrás. Alonso e Massa fizeram uma prova decente. Ambos tiveram seus problemas mas conseguiram mostrar um ritmo até que alientador, em relação ao que é apresentado nos treinos. Massa teve um problema em sua primeira parada e Alonso perdeu parte da asa dianteira em um toque com Hamilton. E ainda foi punido por isso. Contudo, os italianos precisam melhorar e rápido, pois a Renault Lótus está bem próxima. Ainda sobre os pilotos, Massa chegou a frente de Alonso, o que acabou sendo bom para ele, depois de mais uma vez largar atrás do espanhol. Essa foi a melhor corrida do brasileiro em muito tempo. Quem sabe isso não lhe traga um animo maior?
Por falar nela, merece um parágrafo especial. Em duas provas, dois pódios. Se em Melbourne foi Petrov quem fez as honras da casa, em Sepang coube a Nick Heidfeld o feito. E que corrida fez o alemão. Largada espetacular, não deveu em ritmo a ninguém, segurou Webber nas últimas voltas e apagou a imagem da fraca corrida na Austrália. E de quebra, provou que foi a escolha acertada para substituir Robert Kubica no time. Ouvi muita gente dizer que se Kubica estivesse no lugar de Heidfeld poderia até ter ganhado, mas não acredito nisso. O polonês é talentosissimo e mais piloto do que o 'Quick Nick'. Porém, acho que o terceiro lugar era o máximo que conseguiria também. Já Petrov, tão elogiado nos últimos dias, deu uma de louco hoje. Escapou em uma curva e ao tentar voltar à pista, pegou um montinho que jogou seu carro pro alto, em cena digna de prova de rali. Na aterrissagem, quebrou sua barra de direção e abandonou. Mas fez uma boa prova, até ali.
Quem também merece um parágrafo especial é Kobayashi, que voltou a mostrar o atrevimento de sempre. Levou a melhor sob Webber, que possui uma Red Bull. E perdeu as contas de quantas vezes passou Schumacher na prova. O alemão vai ter pesadelos com o mito. O oitavo lugar acabou sendo um prêmio, para uma Sauber que mostra, mais uma vez, que é um carro economico, quando o assunto são os compostos. Kamui fez uma parada a menos. E creio que, se não tivesse abandonado, Sergio Perez também pontuaria. A Sauber pode surpreender e em ritmo de corrida já se iguala à Mercedes.
Mercedes que foi uma decepção. Schumacher terminou em nono. Rosberg, em décimo segundo. Quando achamos que os alemães vão chegar no plotão da frente, eles dão um passo pra trás. Já perderam o lugar para a Renault Lótus. Vão ter trabalho. Quem também decepcionou foi a Williams. O próprio Barrichello citou a palavra durante a transmissão da corrida. Prova ruim, os dois pilotos não terminaram a prova. Rendimento abaixo do esperado.
Bom resultado que conquistou foi Paul di Resta. Décimo lugar, mais uma vez na zona de pontuação e a frente do bom Adrian Sutil. O menino parece ser promissor. Já das pequenas, não há muito o que falar. Apenas Kovalainen e Glock completaram.
Na próxima semana, a corrida será na China. E não há muitas perspectivas de mudanças. Red Bull e McLaren deverão seguir brigando na frente, com Ferrari e Renault Lótus vindo atrás. Vettel será favorito mais uma vez.
Resultado final
1°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 56 voltas
2°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 3s2
3°. Nick Heidfeld (ALE/Renault), a 25s0
4°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 26s3
5°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 36s9
6°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 57s2*
7°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 1min06s4
8°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 1min09s9*
9°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1min24s8
10°. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 1min31s5
11°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1 volta
12°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1 volta
13°. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
14°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
15°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault), a 1 volta
16°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), a 2 voltas
17°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), Abandonou
18°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth), Abandonou
19°. Jérome D'Ambrosio (BEL/Virgin-Cosworth), Abandonou
20°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault), Abandonou
21°. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), Abandonou
22°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), Abandonou
23°. Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) Abandonou
24°. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), Abandonou
* Punidos em vinte segundos pelos comissários
Fotos: GPUpdate.net
Hoje, na Malásia, veio mais uma prova de que será difícil bater essa dupla. Vettel controlou bem a prova, não errou e pouco foi ameaçado. Logo na largada, sem o KERS, é bom frisar, contou com uma bela ajuda de Nick Heidfeld, que pulou da sexta para a segunda posição e acabou segurando o impeto da McLaren de Hamilton. Isso foi suficiente para abrir uma boa vantagem e passar a administrar a liderança. Sem erros, discretamente.
Em alguns momentos, a McLaren chegou a dar mostras de que poderia incomodar. Mas foram poucos. Em 90% da corrida Vettel foi soberano e ganhou com sobras. Vive um momento fantástico, tem o melhor carro e quando algo desse tipo ocorre, é muito difícil alguém superar. Foram duas provas apenas, ainda restam dezessete. Mas pelo que mostra, arrisco a dizer que ele será bicampeão em 2011.
No box ao lado, está Mark Webber. Cada vez mais longe do companheiro. O fim de semana que começou promissor para o australiano terminou com o gostinho de que poderia ter sido melhor. Terceiro no grid, Webber fez uma péssima largada. Caiu para nono, brigou com o mito Kamui Kobayashi, perdeu e andou em décimo por boa parte da prova. Ousou na estratégia, fazendo quatro paradas, o que fez com que ele andasse com pneus novos por boa parte da prova. Recuperou posições terminou em quarto, brigando ferrenahmente com Heidfeld pelo pódio. Lucrou, mas poderia ter ido melhor caso largasse bem. Desse jeito, não tem como fazer frente à Vettel.
A McLaren, por sua vez, teve momentos distintos. Com Button, foi perfeita. O campeão de 2009, com sua tocada mais suave, levou o carro a um segundo lugar, fazendo uma prova constante, sem grandes altos e sem baixos também. Foi discreto e soube tratar bem os pneus, chegando com uma diferença até que pequena em relação a Vettel. Pouco mais de três segundos. No entanto, com Hamilton, a história foi diferente. Visto como único que poderia ameaçar o alemão, o campeão de 2008 até que começou bem, apesar de perder uma posição para Heidfeld na largada. Contudo, a recuperou depois da primeira parada e chegou a andar mais rápido que o piloto do carro número 1. Entretanto, em sua segunda troca de pneus, teve de partir para os compostos duros enquanto os adversários ainda vestiam os macios. Erro da McLaren e de Hamilton, como o próprio admitiu.
Os pneus duros não duraram tanto quanto o esperado e isso acabou sendo crucial. Hamilton teve de parar de novo, a equipe cometeu um pequeno erro e ele perdeu a posição para Button. E ainda teve de se defender dos impiedosos ataques de Fernando Alonso, com quem teve até um toque. Perdeu outro jogo e fez uma parada a mais. Terminou em sétimo, foi punido depois da corrida, por supostamente mudar a linha durante a batalha com o espanhol, e caiu para oitavo.
Já a Ferrari mostrou que, pelo menos em ritmo de corrida, não está tão atrás. Alonso e Massa fizeram uma prova decente. Ambos tiveram seus problemas mas conseguiram mostrar um ritmo até que alientador, em relação ao que é apresentado nos treinos. Massa teve um problema em sua primeira parada e Alonso perdeu parte da asa dianteira em um toque com Hamilton. E ainda foi punido por isso. Contudo, os italianos precisam melhorar e rápido, pois a Renault Lótus está bem próxima. Ainda sobre os pilotos, Massa chegou a frente de Alonso, o que acabou sendo bom para ele, depois de mais uma vez largar atrás do espanhol. Essa foi a melhor corrida do brasileiro em muito tempo. Quem sabe isso não lhe traga um animo maior?
Por falar nela, merece um parágrafo especial. Em duas provas, dois pódios. Se em Melbourne foi Petrov quem fez as honras da casa, em Sepang coube a Nick Heidfeld o feito. E que corrida fez o alemão. Largada espetacular, não deveu em ritmo a ninguém, segurou Webber nas últimas voltas e apagou a imagem da fraca corrida na Austrália. E de quebra, provou que foi a escolha acertada para substituir Robert Kubica no time. Ouvi muita gente dizer que se Kubica estivesse no lugar de Heidfeld poderia até ter ganhado, mas não acredito nisso. O polonês é talentosissimo e mais piloto do que o 'Quick Nick'. Porém, acho que o terceiro lugar era o máximo que conseguiria também. Já Petrov, tão elogiado nos últimos dias, deu uma de louco hoje. Escapou em uma curva e ao tentar voltar à pista, pegou um montinho que jogou seu carro pro alto, em cena digna de prova de rali. Na aterrissagem, quebrou sua barra de direção e abandonou. Mas fez uma boa prova, até ali.
Quem também merece um parágrafo especial é Kobayashi, que voltou a mostrar o atrevimento de sempre. Levou a melhor sob Webber, que possui uma Red Bull. E perdeu as contas de quantas vezes passou Schumacher na prova. O alemão vai ter pesadelos com o mito. O oitavo lugar acabou sendo um prêmio, para uma Sauber que mostra, mais uma vez, que é um carro economico, quando o assunto são os compostos. Kamui fez uma parada a menos. E creio que, se não tivesse abandonado, Sergio Perez também pontuaria. A Sauber pode surpreender e em ritmo de corrida já se iguala à Mercedes.
Mercedes que foi uma decepção. Schumacher terminou em nono. Rosberg, em décimo segundo. Quando achamos que os alemães vão chegar no plotão da frente, eles dão um passo pra trás. Já perderam o lugar para a Renault Lótus. Vão ter trabalho. Quem também decepcionou foi a Williams. O próprio Barrichello citou a palavra durante a transmissão da corrida. Prova ruim, os dois pilotos não terminaram a prova. Rendimento abaixo do esperado.
Bom resultado que conquistou foi Paul di Resta. Décimo lugar, mais uma vez na zona de pontuação e a frente do bom Adrian Sutil. O menino parece ser promissor. Já das pequenas, não há muito o que falar. Apenas Kovalainen e Glock completaram.
Na próxima semana, a corrida será na China. E não há muitas perspectivas de mudanças. Red Bull e McLaren deverão seguir brigando na frente, com Ferrari e Renault Lótus vindo atrás. Vettel será favorito mais uma vez.
Resultado final
1°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 56 voltas
2°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 3s2
3°. Nick Heidfeld (ALE/Renault), a 25s0
4°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 26s3
5°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 36s9
6°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 57s2*
7°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 1min06s4
8°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 1min09s9*
9°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1min24s8
10°. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 1min31s5
11°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1 volta
12°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1 volta
13°. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
14°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
15°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault), a 1 volta
16°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), a 2 voltas
17°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), Abandonou
18°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth), Abandonou
19°. Jérome D'Ambrosio (BEL/Virgin-Cosworth), Abandonou
20°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault), Abandonou
21°. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), Abandonou
22°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), Abandonou
23°. Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) Abandonou
24°. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), Abandonou
* Punidos em vinte segundos pelos comissários
Fotos: GPUpdate.net
1 comentários:
A Mclaren mandou a pior estrategia pro Hamilton, tentar fazer menos paradas, tendo fazer uam "a la per
rez" ficando muito com o pneu duro na pista. Se tivesse apostado no arroxo dele, que é andar rapido, torrando os pneus, eu acho que ele teria uma chance de ate ganhar o GP hj. Mais não deu.
Gostei muito da Renault hj, provou que pode conseguir otimos resultados, conseguindo ate um podiums
Exelente post Chará !!!
Abraço
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