Sortudo do dia, Lorenzo vence em Jerez

Todo grande campeão tem de contar com a sorte. Por várias vezes fiz essa afirmação aqui no blog. E hoje, ela novamente aparece por aqui, graças a corrida da MotoGP em Jerez de la Frontera. Apesar do dominio da Honda nos treinos, foi a Yamaha quem deu as caras hoje. E venceu com Jorge Lorenzo, que provou ter, além de muito talento, muita sorte.

Hoje, não foi Lorenzo que foi até a corrida. Foi a corrida que veio até Lorenzo. O primeiro lugar caiu em seu colo. E não foi só isso que caiu. Caiu muita água do céu. E com isso, muitos pilotos também airam, na pista. E foram essas quedas que determinaram resultado final da prova.

Logo nas primeiras voltas, via-se que a Honda era a favorita. E com dois times. Porque Marco Simoncelli, surpreendentemente assumiu a ponta guiando sua Gresini Honda, com Casey Stoner em segundo. Eis que surge em terceiro o Doutor Valentino Rossi. Ontem falei que ele viria babando lá de trás, pois sabia que poderia conquistar um bom resultado. Uma queda havia lhe tirado a possibilidade de largar lá na frente. Lorenzo era o quarto.

Só que Rossi babou demais. No fim da reta, tentou passar Stoner. E até conseguiria, caso a pista não estivesse umida. Mas ela estava e esse foi o erro de Rossi. O heptacampeão se desequilibrou e caiu. Junto levou Stoner, que nada pôde fazer para desviar. Prejudicou sua corrida, pois voltou em último. E acabou com a corrida do australiano, favorito à vitória. Festa da torcida espanhola, pois Lorenzo subia para o segundo lugar.

E vale uma notinha aqui sobre o acidente. Todos os comissários de pista fora ajudar Rossi, deixando Stoner de lado.

Mas o atual campeão ainda tinha que superar Simoncelli, líder indiscutivel naquele momento. O italiano parecia muito confortável e não dava brecha para que Lorenzo sequer tentasse fazer algum tipo de pressão. Entretanto, na volta doze o sonho do bom italiano de conquistar sua primeira vitória na MotoGP, e a primeira da Gresini Honda desde 2006, caiu por terra. Na entrada da primeira curva Simoncelli calculou mal, sua moto deu uma chicoteada e ele foi arremessado ao chão. E não voltou mais. Talvez seja ele, Simoncelli, o maior prejudicado do dia, pois outra chance como essa, dificilmente irá aparecer. Seria muito dificil de alguém chegar nele hoje. Tinha tudo para vencer.

A partir disso, Lorenzo só teve de levar a moto ao fim da prova e partir para o lago novamente. Sim, ele se jogou no lago novamente. Foi ameaçado de longe por Pedrosa por algumas voltas, mas logo seu rival cansou e se contentou com o segundo, depois com o terceiro, e com o segundo lugar novamente. O problema em seu braço esquerdo, ainda incomoda. Tanto que ele vai aproveitar esse mês sem provas para tratar dele. Mas no fim, o segundo lugar acabou ficando de bom tamanho. Bom para os espanhois, que viram uma dobradinha em Jerez.

Tivemos mais disputas? Claro. E quedas? Muitas. A começar ali na frente, focando em um personagem: Nicky Hayden, terceiro colocado. O americano foi outro sortudo do dia. Não chegou ao pódio. O pódio foi até ele. Primeiro, foi superado por Pedrosa, que disparou. Depois, Ben Spies o ultrapassou. Mas caiu em seguida. Quando era pressionado por Cal Crutchlow, Nicky viu o rival ir ao chão. E por último, Colin Edwards passou pelo campeão de 2006. Mas também ficou pelo solo em seguida. Ou seja, quem passou por Hayden, a exceção de Pedrosa, se deu mal.

Hiroshi Aoyama seria o próximo, mas ficou em quarto. Recuperado, Rossi foi o quinto. E assim que terminou a prova, foi aos boxes da Honda se desculpar com Stoner. Gesto nobre, mas que não sei se terá efeito. O australiano, na primeira oportunidade, irá soltar os cachorros contra o Doutor. A rivalidade entre os dois tende a crescer.

E quem lucra mesmo é Lorenzo, novo líder. Agora, a MotoGP terá um mês até a próxima etapa, em Portugal. Tempo suficiente para a recuperação de alguns e para se repercutir o acidente de Rossi e Stoner.

Resultado final

1. Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha) 50min49.046s - 27 voltas
2. Dani Pedrosa (ESP/Honda) a 19.339s
3. Nicky Hayden (EUA/Ducati) a 29.085s
4. Hiroshi Aoyama (JAP/Gresini Honda) a 29.551s
5. Valentino Rossi (ITA/Ducati) a 1min02.227s
6. Hector Barbera (ESP/Aspar Ducati) a 1min08.440s
7. Karel Abraham (TCH/Cardion Ducati) a 1min14.120s
8. Cal Crutchlow (ING/Tech 3 Yamaha) a 1min19.110s
9. Toni Elias (ESP/LCR Honda) a 1min42.906s
10. John Hopkins (EUA/Suzuki) a 1min48.395s
11. Loris Capirossi (ITA/Pramac Ducati) a 1min51.876s
12. Andrea Dovizioso (ITA/Honda) a 1 volta

Não completaram

Colin Edwards (EUA/Tech 3 Yamaha)
Ben Spies (EUA/Yamaha)
Randy De Puniet (FRA/Pramac Ducati)
Marco Simoncelli (ITA/Gresini Honda)
Casey Stoner (AUS/Honda)

Fotos: MotoGP.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: