Foi no sufoco. Mas foi. Foi no limite, por uma diferença irrisória. Mas foi. Sebastien Ogier conseguiu se sustentar na frente e venceu o rali da Jordânia. E volta de vez para a briga pelo título, uma vez que o campeonato também ficou embolado após a quarta etapa.
Hoje, foi um dia de sofrimento para Ogier. Com pouco mais de trinta segundos de vantagem para o vice líder, Sebastien Loeb, ao fim do primeiro dia, o piloto do carro dois tinha apenas que administrar a vantagem. Mas quem disse que foi fácil?
Tendo terminado o primeiro dia como líder, Ogier tinha a obrigação de ser o primeiro a ir para as trilhas nesse segundo e derradeiro dia de rali. E com isso, era prejudicado pelo caminho sujo, ajudando, de quebra, os adversários, limpando a trilha. Com isso, a sólida diferença para os rivais foi ruindo aos poucos.
Logo, porém, a primeira baixa na disputa. Petter Solberg saiu da pista, bateu e não voltou. Impressionante como só acontece esse tipo de coisa com ele. Quando será que escreverei sobre um triunfo campeão de 2003? Está difícil.
Mesmo com um a menos na disputa, as coisas não ficaram mais fáceis para Ogier. Pelo contrário. Pouco a pouco, Jari-Matti Latvala foi ganhando terreno. Superou Loeb, que ficou para trás e não incomodou mais, e foi à caça de Ogier. A diferença caia e o rali nunca chegava ao fim, devia pensar Ogier. Até que, na SS19, Latvala assume a ponta.
Tudo parecia perdido, apesar da diferença ser de apenas 0,5s. Faltava apenas uma especial. Contudo, tudo mudou novamente de figura. Ogier não era o primeiro a sair, ou seja, a disputa seria mais igual. E foi.
Ogier acabou vencendo o Power Stage. Latvala foi o quarto. E 0,7s os separaram. Ou seja, no fim o francês venceu por miseros 0,2s. Uma vitória que vale muito.
Isso porque Ogier volta a mostrar que está vivo. Essa é seu segundo triunfo consecutivo e ele já encosta na liderança da tabela. A confiança deve estar lá em cima. Sem contar que ele já começou a preocupar um certo heptacampeão do mundo. Não será fácil para Ogier vencer Loeb, assim como Loeb sabe que não será fácil segurar Ogier. Desenha-se uma briga feroz dentro da Citroën.
E quem pode se beneficiar disso é exatamente a Ford, com Hirvonen e Latvala. A equipe está em melhor forma do que no ano passado e vai brigar com mais força. Prova disso são as últimas etapas e o tempo em que Hirvonen ficou na liderança do campeonato. Mas, quem tem chamado minha atenção no time é Latvala. Evoluiu bastante e já não é aquele simples destruidor de carros. Passou do estágio de promessa. Hoje, é realidade. Depois do vice campeonato que caiu em seu colo em 2010, sua confiança aumentou. Vai dar trabalho e, acredito que na briga interna com Hirvonen, ele leve a melhor.
Destaque também para o rali sólido de Kimi Raikkönen. Chegaria em quinto, mas um pequeno furo de pneu, na penúltima especial, o fez perder a posição para Matthew Wilson. Agora que ele parecia se aclimatar melhor ao WRC resolveu tentar a vida na Nascar. Ainda competirá esse ano, mas já não sei se estará 100% focado nos ralis. Dificilmente isso acontecerá.
Para finalizar, Daniel Oliveira fechou o rali na décima nona posição. Bom resultado. Cada vez mais o baiano vai se adaptando ao seu Mini e ao WRC. O objetivo segue sendo aprender para, quem sabe, alcançar coisas maiores em 2012.
O WRC volta daqui a três semanas, na Itália. E essa será uma etapa que promete novidades. Vamos aguardar.
Resultado Final do Rali da Jordânia
1. Sebastien Ogier (FRA/Citroen) 2h48min28.2s
2. Jari-Matti Latvala (FIN/Ford) a 0.2s
3. Sebastien Loeb (FRA/Citroen) a 27.7s
4. Mikko Hirvonen (FIN/Ford) a 2min44.7s
5. Matthew Wilson (ING/Stobart Ford) a 5min44.9s
6. Kimi Raikkonen (FIN/Ice 1 Citroen) a 6min14.9s
7. Federico Villagra (ARG/Munchi's Ford) a 9min18.7s
8. Khalid Al Qassimi (EAU/Abu Dhabi Ford) a 9min43.7s
9. Dennis Kuipers (HOL/Ferm Ford) a 14min27.5s
10. Bernardo Sousa (POR/Quinta Ford) a 15min05.5s
Foto: NextGen-Auto.com
Hoje, foi um dia de sofrimento para Ogier. Com pouco mais de trinta segundos de vantagem para o vice líder, Sebastien Loeb, ao fim do primeiro dia, o piloto do carro dois tinha apenas que administrar a vantagem. Mas quem disse que foi fácil?
Tendo terminado o primeiro dia como líder, Ogier tinha a obrigação de ser o primeiro a ir para as trilhas nesse segundo e derradeiro dia de rali. E com isso, era prejudicado pelo caminho sujo, ajudando, de quebra, os adversários, limpando a trilha. Com isso, a sólida diferença para os rivais foi ruindo aos poucos.
Logo, porém, a primeira baixa na disputa. Petter Solberg saiu da pista, bateu e não voltou. Impressionante como só acontece esse tipo de coisa com ele. Quando será que escreverei sobre um triunfo campeão de 2003? Está difícil.
Mesmo com um a menos na disputa, as coisas não ficaram mais fáceis para Ogier. Pelo contrário. Pouco a pouco, Jari-Matti Latvala foi ganhando terreno. Superou Loeb, que ficou para trás e não incomodou mais, e foi à caça de Ogier. A diferença caia e o rali nunca chegava ao fim, devia pensar Ogier. Até que, na SS19, Latvala assume a ponta.
Tudo parecia perdido, apesar da diferença ser de apenas 0,5s. Faltava apenas uma especial. Contudo, tudo mudou novamente de figura. Ogier não era o primeiro a sair, ou seja, a disputa seria mais igual. E foi.
Ogier acabou vencendo o Power Stage. Latvala foi o quarto. E 0,7s os separaram. Ou seja, no fim o francês venceu por miseros 0,2s. Uma vitória que vale muito.
Isso porque Ogier volta a mostrar que está vivo. Essa é seu segundo triunfo consecutivo e ele já encosta na liderança da tabela. A confiança deve estar lá em cima. Sem contar que ele já começou a preocupar um certo heptacampeão do mundo. Não será fácil para Ogier vencer Loeb, assim como Loeb sabe que não será fácil segurar Ogier. Desenha-se uma briga feroz dentro da Citroën.
E quem pode se beneficiar disso é exatamente a Ford, com Hirvonen e Latvala. A equipe está em melhor forma do que no ano passado e vai brigar com mais força. Prova disso são as últimas etapas e o tempo em que Hirvonen ficou na liderança do campeonato. Mas, quem tem chamado minha atenção no time é Latvala. Evoluiu bastante e já não é aquele simples destruidor de carros. Passou do estágio de promessa. Hoje, é realidade. Depois do vice campeonato que caiu em seu colo em 2010, sua confiança aumentou. Vai dar trabalho e, acredito que na briga interna com Hirvonen, ele leve a melhor.
Destaque também para o rali sólido de Kimi Raikkönen. Chegaria em quinto, mas um pequeno furo de pneu, na penúltima especial, o fez perder a posição para Matthew Wilson. Agora que ele parecia se aclimatar melhor ao WRC resolveu tentar a vida na Nascar. Ainda competirá esse ano, mas já não sei se estará 100% focado nos ralis. Dificilmente isso acontecerá.
Para finalizar, Daniel Oliveira fechou o rali na décima nona posição. Bom resultado. Cada vez mais o baiano vai se adaptando ao seu Mini e ao WRC. O objetivo segue sendo aprender para, quem sabe, alcançar coisas maiores em 2012.
O WRC volta daqui a três semanas, na Itália. E essa será uma etapa que promete novidades. Vamos aguardar.
Resultado Final do Rali da Jordânia
1. Sebastien Ogier (FRA/Citroen) 2h48min28.2s
2. Jari-Matti Latvala (FIN/Ford) a 0.2s
3. Sebastien Loeb (FRA/Citroen) a 27.7s
4. Mikko Hirvonen (FIN/Ford) a 2min44.7s
5. Matthew Wilson (ING/Stobart Ford) a 5min44.9s
6. Kimi Raikkonen (FIN/Ice 1 Citroen) a 6min14.9s
7. Federico Villagra (ARG/Munchi's Ford) a 9min18.7s
8. Khalid Al Qassimi (EAU/Abu Dhabi Ford) a 9min43.7s
9. Dennis Kuipers (HOL/Ferm Ford) a 14min27.5s
10. Bernardo Sousa (POR/Quinta Ford) a 15min05.5s
Foto: NextGen-Auto.com
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