Com suas obras em andamento para receber a F1 a partir de 2012, o circuito de Austin receberá outra categoria top, a partir de 2013: a MotoGP desembarcará no Texas também. O anúncio aconteceu hoje.O contrato entre a FIM e os administradores do circuito será de 10 anos, para todas as categorias da MotoGP, ou seja, a principal, a Moto 2 e a Moto 3, que substituirá as 125cc a partir do ano que vem. Com isso, a terra do tio Sam passa a ter três provas da categoria.
A ideia da FIM sempre foi a de popularizar a MotoGP nos EUA. Isso incluí as duas provas por ano já realizadas no país, uma em Laguna Seca, na Califórnia, e outra em Indianapolis, em Indiana. Para facilitar, as pistas escolhidas estavam cada uma em uma costa, na intenção de angariar públicos diferentes.E estando nas duas costas seria realmente necessária uma terceira corrida? Na visão do pessoal da FIM, com certeza. Vejo que a escolha do Texas não é por acaso. Maior estado dos States, o Texas fica em uma região, digamos privilegiada. Está no centro do país. Ou seja, pode atrair gente de qualquer região.
Porém, não acredito que é apenas o público norte americano que a FIM quer angariar. O Texas faz divisa também com o México, que pode vir a trazer uma nova gama de fãs para a categoria. É bom lembrar que, com a chegada de um mexicano à F1, o interesse por automobilismo no país deve voltar a aumentar. Além disso, a F1 corre lá um ano antes e irá meio que "preparar o terreno" para a MotoGP. Pode ser uma incursão da categoria também no mercado latino, com um pouco mais de força.
Laguna Seca não deve sair do calendário antes de 2014. O contrato de Indianapolis é para esse ano, mas tem tudo para ser renovado. E Austin parece ter vindo para ficar. Nos últimos anos, temos visto uma série de provas da MotoGP pela Espanha e os resultados estão aparecendo, com vários pilotos espanhóis dominando as categorias. Em 2010, tanto a MotoGP, quanto a Moto 2 e as 125cc tiveram campeões espanhóis. E as pistas estão sempre cheias.
Quem sabe está também não começa a acontecer nos EUA. Pistas cheias, é quase garantia. Vamos ver também se surge uma boa safra de pilotos para as duas rodas. Isso ajudaria ainda mais na popularização da MotoGP no país.
Foto: Autosport.com
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