Madrugada adentro, aqui no Brasil, aconteceram os dois primeiros treinos livres para o GP da Malásia. E Mark Webber, pole no ano passado, dominou as duas sessões. O australiano chega à Sepang pressionado, pela fraca atuação em sua terra natal e pela vitória de seu companheiro, Sebastian Vettel.
Durante a semana, Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull, admitiu que não havia o porque de Webber ter ido tão mal em Melbourne, o que coloca o piloto do carro número 2 ainda mais em xeque. Vai ter de mostrar um grande desempenho nesse fim de semana para recuperar um pouco do status, que já anda baixo, na equipe.
Pelo visto nas duas sessões, a Red Bull ainda segue como a equipe a ser batida. Além das duas primeiras posições de Webber, Vettel foi o quarto na segunda sessão, depois de um estranhissimo décimo sétimo lugar. Aliás, no primeiro treino, só Webber parece ter levado a sério. Acredito que todos os outros pilotos fizeram experiências pensando em corrida e no consumo de pneus, tópico fundamental nessa corrida.
No entanto, a McLaren parece estar ainda mais próxima da RBR nesse fim de semana. Button foi o segundo e Hamilton o terceiro na segunda sessão, sendo que o campeão de 2008 ficou a pouco mais de um décimo de Webber, apenas. Sinal de que a equipe de Woking é uma ameaça. Lewis já tinha sido o segundo na primeira prática. A briga promete ser bem acirrada.
Quem surpreende é a Mercedes. Mostrando um ritmo mais constante, o time alemão esteve bem nas duas sessões. Ao que tudo indica, engrenou para ficar de vez com o posto de quarto time no mundial. Porém, acredito que eles ainda estejam atrás da Ferrari. Mais próximos, mas ainda atrás. Os italianos não tiveram grande destaque, mas como sempre, devem ter usado os treinos dessa madrugada para trabalhar para a corrida. Portanto, creio que não dá pra saber o quão próxima de Red Bull e McLaren a Ferrari está.
Renault Lótus, Williams, Toro Rosso, Sauber e Force India, devem protagonizar uma boa briga pelas últimas vagas na zona de pontuação. Nesse grupo intermediário, tudo é muito equilibrado. Creio que, até pelo resultado da primeira prova, a Renault Lótus esteja um pouco à frente das rivais. Mas as coisas ainda podem mudar.
O que não muda são as coisas lá no fundo. Team Lótus, Marussia Virgin e Hispania seguem enfrentando os mais diversos problemas e não evoluem. Penarão, mais uma vez. A Hispania inclusive, teve um problema estranho no primeiro treino. Narain Karthikeyan, em uma de suas saídas, estourou o seu motor. O problema é que ele já saiu fumando dos boxes. que fase!
1º Treino Livre
1°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1min37s651 (22 voltas)
2°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 1s665 (16)
3°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 2s140 (29)
4°. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), a 2s726 (23)
5°. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), a 2s792 (31)
6°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 2s802 (22)
7°. Nick Heidfeld (ALE/Renault), a 2s874 (6)
8°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 2s930 (21)
9°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 2s950 (23)
10°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 2s995 (29)
11°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 3s083 (21)
12°. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), a 3s097 (23)
13°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 3s119 (24)
14°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 3s221 (27)
15°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 3s276 (16)
16°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault), a 3s969 (21)
17°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 3s976 (18)
18°. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 3s991 (24)
19°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), a 4s503 (18)
20°. Jérome D'Ambrosio (BEL/Virgin-Cosworth), a 4s889 (20)
21°. Davide Valsecchi (ITA/Lotus-Renault), a 6s403 (18)
22°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth), a 7s577 (20)
23°. Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) a 8s616 (10)
24°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 10s281 (4)
2º Treino Livre
1°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1min36s876 (24 voltas)
2°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 0s005 (30)
3°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 0s134 (23)
4°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 0s214 (30)
5°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1s212 (26)
6°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1s213 (31)
7°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1s689 (25)
8°. Nick Heidfeld (ALE/Renault), a 1s694 (16)
9°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 1s707 (27)
10°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1s970 (31)
11°. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), a 2s092 (25)
12°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 2s311 (30)
13°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 2s391 (17)
14°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 2s522 (29)
15°. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 2s727 (34)
16°. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 2s749 (31)
17°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 2s933 (28)
18°. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 3s239 (31)
19°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), a 3s990 (24)
20°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault), a 5s014 (19)
21°. Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) a 6s321 (15)
22°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth), a 7s115 (14)
23°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault), a 8s010 (4)
24°. Jérome D'Ambrosio (BEL/Virgin-Cosworth), Sem tempo
Foto: Autosport.com
Durante a semana, Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull, admitiu que não havia o porque de Webber ter ido tão mal em Melbourne, o que coloca o piloto do carro número 2 ainda mais em xeque. Vai ter de mostrar um grande desempenho nesse fim de semana para recuperar um pouco do status, que já anda baixo, na equipe.
Pelo visto nas duas sessões, a Red Bull ainda segue como a equipe a ser batida. Além das duas primeiras posições de Webber, Vettel foi o quarto na segunda sessão, depois de um estranhissimo décimo sétimo lugar. Aliás, no primeiro treino, só Webber parece ter levado a sério. Acredito que todos os outros pilotos fizeram experiências pensando em corrida e no consumo de pneus, tópico fundamental nessa corrida.
No entanto, a McLaren parece estar ainda mais próxima da RBR nesse fim de semana. Button foi o segundo e Hamilton o terceiro na segunda sessão, sendo que o campeão de 2008 ficou a pouco mais de um décimo de Webber, apenas. Sinal de que a equipe de Woking é uma ameaça. Lewis já tinha sido o segundo na primeira prática. A briga promete ser bem acirrada.
Quem surpreende é a Mercedes. Mostrando um ritmo mais constante, o time alemão esteve bem nas duas sessões. Ao que tudo indica, engrenou para ficar de vez com o posto de quarto time no mundial. Porém, acredito que eles ainda estejam atrás da Ferrari. Mais próximos, mas ainda atrás. Os italianos não tiveram grande destaque, mas como sempre, devem ter usado os treinos dessa madrugada para trabalhar para a corrida. Portanto, creio que não dá pra saber o quão próxima de Red Bull e McLaren a Ferrari está.
Renault Lótus, Williams, Toro Rosso, Sauber e Force India, devem protagonizar uma boa briga pelas últimas vagas na zona de pontuação. Nesse grupo intermediário, tudo é muito equilibrado. Creio que, até pelo resultado da primeira prova, a Renault Lótus esteja um pouco à frente das rivais. Mas as coisas ainda podem mudar.
O que não muda são as coisas lá no fundo. Team Lótus, Marussia Virgin e Hispania seguem enfrentando os mais diversos problemas e não evoluem. Penarão, mais uma vez. A Hispania inclusive, teve um problema estranho no primeiro treino. Narain Karthikeyan, em uma de suas saídas, estourou o seu motor. O problema é que ele já saiu fumando dos boxes. que fase!
1º Treino Livre
1°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1min37s651 (22 voltas)
2°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 1s665 (16)
3°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 2s140 (29)
4°. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), a 2s726 (23)
5°. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), a 2s792 (31)
6°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 2s802 (22)
7°. Nick Heidfeld (ALE/Renault), a 2s874 (6)
8°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 2s930 (21)
9°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 2s950 (23)
10°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 2s995 (29)
11°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 3s083 (21)
12°. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), a 3s097 (23)
13°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 3s119 (24)
14°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 3s221 (27)
15°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 3s276 (16)
16°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault), a 3s969 (21)
17°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 3s976 (18)
18°. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 3s991 (24)
19°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), a 4s503 (18)
20°. Jérome D'Ambrosio (BEL/Virgin-Cosworth), a 4s889 (20)
21°. Davide Valsecchi (ITA/Lotus-Renault), a 6s403 (18)
22°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth), a 7s577 (20)
23°. Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) a 8s616 (10)
24°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 10s281 (4)
2º Treino Livre
1°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1min36s876 (24 voltas)
2°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 0s005 (30)
3°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 0s134 (23)
4°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 0s214 (30)
5°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1s212 (26)
6°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1s213 (31)
7°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1s689 (25)
8°. Nick Heidfeld (ALE/Renault), a 1s694 (16)
9°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 1s707 (27)
10°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1s970 (31)
11°. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), a 2s092 (25)
12°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 2s311 (30)
13°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 2s391 (17)
14°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 2s522 (29)
15°. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 2s727 (34)
16°. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 2s749 (31)
17°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 2s933 (28)
18°. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 3s239 (31)
19°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), a 3s990 (24)
20°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault), a 5s014 (19)
21°. Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) a 6s321 (15)
22°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth), a 7s115 (14)
23°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault), a 8s010 (4)
24°. Jérome D'Ambrosio (BEL/Virgin-Cosworth), Sem tempo
Foto: Autosport.com
0 comentários:
Postar um comentário