E na segunda-feira...

Começando com a bomba do dia. O julgamento do Renaultgate rendeu, de certa forma, uma bela pizza, que já era esperada. Enquanto Renault, Nelsinho e Alonso, saborearam uma bela pizza, os outros envolvidos ficaram com um gosto de féu na boca.

Pat Symonds, pegou cinco anos de suspensão da categoria. E Flávio Briatore... ahhh Briatore. Levou um belo de um chute nos fundilhos da F1. Foi banido do esporte. Não poderá nem empresariar pilotos. Bom para Nelsinho que se livrará dessa mala.

Nesse caso uma vingaçazinha pessoal de Max Mosley, que vai sair da presidência da FIA com um ar de dever cumprido no âmbito pessoal. Apesar do escândalo envolvendo seu nome no ano passado, que tirou muito de sua credibilidade e causou várias encrencas com a FOTA, ele conseguiu com dois outros escândalos afastar dois desafetos da F1.

Ron Dennis, após o caso de espionagem envolvendo McLaren e Ferrari, se afastou da categoria nesse ano. E com o julgamento de hoje, Briatore foi banido da F1.

A Renault levou uma suspensão de dois anos com sursis. Não terá de cumprir pena ao não ser que faça alguma besteira nos próximos dois anos. Mas não teve multa e nada parecido. Nelsinho tinha a tal delação premiada. Não seria punido, estava garantido. Já Alonso provou que não teve nada a ver com a história. Pode até ser que ele não tivesse participação direta nisso tudo, mas é claro que ele sabia que algo iria acontecer para sair leve no meio do grid.

Ainda sobre o caso, Nelsão andou falando muita coisa durante a última semana. Chegou a romper relações com o Nelsinho por dois meses após o ocorrido, foi contar sobre o caso a Charles Whiting, mas ficou receoso de atrapalhar a carreira do filho e outras coisas. Também passou a acompanhar o filho nas corridas desse ano, tentando presar por sua imagem dentro da equipe e para evitar que coisas como essa voltassem a acontecer.

Não conheço o Nelsão pessoalmente, mas sei que em sua carreira ele nunca admitiria fazer algo do tipo. Acho que ele errou apenas em deixar o Nelsinho sozinho na jaula dos leões em sua primeira temporada na F1. Ele sempre montou equipes para seu filho correr, o que deixou o menino mal acostumado. Quando chegou no topo, sucumbiu diante da pressão, como disse o Briatore. Faltou um certo apoio do Nelsão e esse erro desencadeou toda a confusão.

Não justifica mas nos ajuda a entender melhor o caso.

Sobre o Renaultgate, parece que a história se encerra por aqui. Parece...
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

Willian disse...

Pois é, dessa vez a pizza foi à francesa...