Mais pitacos sobre o caso Renault

A cada dia o caso “Nelsinho bate propositalmente para Alonso vencer” se torna mais sujo e nojento. Depois de a revista Autosport revelar ontem que o piloto afirmou ter batido de forma premeditada e dos chefões da equipe negarem veementemente, foi a vez de Alonso falar.

E disse que não sabia de nada. Ta bom e eu sou o Bozo. Sair com um carro leve em um circuito onde é difícil se ultrapassar e que ninguém conhecia plenamente é loucura. Se perderia muito tempo com um carro rápido atrás de carros mais lentos e pesados. A menos que você tivesse a certeza de que aconteceria alguma coisa.

Era óbvio que o asturiano iria negar, assim como negou que trocou e-mails com o de la Rosa em 2007, naquele escândalo com a McLaren. Admitir que sabia da fraude seria péssimo para a imagem de um bi-campeão e que está prestes a ir para a Ferrari.

Sobre o Nelsinho, tenho algumas coisas a dizer. Primeiro que a atitude dele e do Nelsão foi ridícula. Denunciar o caso por vingança é baixo. A carreira do Nelsinho, que sempre foi bem gerida por seu pai, terá uma mancha difícil de ser apagada. O que mais me impressiona é o fato do Nelsão, macaco velho na F1, ter concordado. Não acho que ele não sabia dessa história antes dela acontecer.

Outro fato que me chama a atenção e que se encaixa perfeitamente com o caso é de que Nelsinho dizer estar com medo de perder o emprego em Cingapura, bater e, ao invés de se sentir mais amedrontado e pressionado para a corrida seguinte, ele guia solidamente e chega em quarto. Também já estava garantido para 2009...

Segundo foi a falta de personalidade dele. Aceitar uma ordem para bater de propósito não dá para engolir.

Sobre o Briatore, só tenho a dizer que seu passado o condena. Como Nelsinho disse, ele não entende nada de F1, mas está lá a um bom tempo. E já fez muitas coisas erradas. Como não lembrar da Benneton de1994 fora das regras, como alertava Ayrton Senna. Foi punido, voltou e ainda conseguiu ser campeão com uma manobra anti-esportiva do Schumacher, que só acentuou o ano de trapaças da equipe.

Vi no site “Amigos da Velocidade” que a FIA investigou a telemetria pra tentar achar mais provas. A entidade também adotou o sistema de “delação premiada” para Nelsinho. Admitiu o erro, não tem sanções. Outra coisa ridícula.

Com esse escândalo, volto a repetir que a Renault teve sua imagem comprometida. Pode ser que seja a deixa para uma saída da F1. Já os profissionais, todos sofrerão também. Com bem disse o Téo José em seu blog, “quem vai querer depois dar emprego para estes profissionais?”

Bom, só volto a comentar esse caso depois do julgamento, desde que nada relevante apareça. Esse tipo de assunto, infelizmente tem se tornado comum na F1. Depois do episódio da Áustria – 2002, achei que não veria coisas tão bizarras na categoria. Ledo engano.

Fotos: Autosport.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

3 comentários:

Unknown disse...

O Nelsinho provavelmente não conseguira mais vaga na F1,seu destino só podera ser o da Stock Car,(Claro que é minha opinião).

Anônimo disse...

se tiver um caminhão de dinheiro, Nelsinho vai conseguir uma vaga na F1, quem precisa da grana não vai estar nem aí pro passado do cara, o que importa é o dinheiro. E concordo com tudo o que vc disse Diego, realmente coisas inaceitáveis como a Áustria 2002 voltarem a acontecer é lamentável.

Raphael disse...

Obrigado pelo apoio, Diego! Vou torcer para que vc receba logo rsrsrsrs

Realmente essa estória toda da Renault é escabrosa. Não sei quem fez mais sujeira, a Renault dando a ordem ou o Nelsinho aceitando cunmpri-la (se é que isso tudo é verdade). Agora, o bolso dele já está bem cheio para se incomodar com isso tudo. Aguardo o julgamento para formar minha opinião com mais solidez.

Incluí no Mini Mania F1 o seu link. Se puder fazer o mesmo aqui, agradeço bastante. Aproveita e recomenda minha lojinha pros seus amigos fãs de F1 (quem sabe um post no seu blog sobre o assunto? Ou esrá que eu tou ficando muito vaidoso? rsrsrs).