As propostas da FOTA

A FOTA (Formula One Teams Association), associção das escuderias da F1 estuda algumas medidas, ao meu ver, um tanto quanto estranhas para tornar o fim de semana de GP mais atrativo, tanto para quem participa como para quem assiste.

Dentre essas medidas, que serão estudadas essa semana em Xangai, estão o banimento da parada nos pits, o que deixaria a corrida mais curta e a realização de um GP na sexta feira, que não contaria pontos para o campeonato e que possivelmente daria um prêmio em dinheiro ao vencedor. A diminuição dos testes também está na pauta.

Contudo, algumas dessas medidas parecem um tanto quanto incoerentes e outras, na minha modesta opinião, são meio imbecis.

Vamos a elas.

Menos testes durante a temporada - Se o objetivo da F1 é diminuir custos, esse pode ser um bom caminho, apesar de não concordar muito. Os testes são importantes para o desenvolvimento de um carro durante a temporada e só com eles é possível ter uma idéia real de quanto uma equipe evoluiu ou não. Mas é uma medida a ser pensada, visto que a tecnologia já ajuda bastante nesse tipo de simulação.

Corridas durante as sextas - A primeiro vista é a melhor medida que poderiam tomar, mas é incoerente. Com uma corrida a mais seria preciso mais recursos como talvez um carro extra por piloto, ou mesmo um motor, o que acarretaria o aumento de custos. Talvez um treino livre e um classificatório no sexta e no sábado fosse mais interessante.

Banir os pit stops - Depois das duas confusões com Felipe Massa, a primeira em Cingapura e a segunda no Japão, mais ainda a de Hamilton no Canadá, surge essa idéia, que eu acho imbecil. O banimento dos pit stops seria um erro. É por causa dele que vemos equipes com estratégias diferentes, tentando ganhar posições ou se aproximar de seus rivais. Algumas regras precisam ser clareadas como a de quando o safety car entra na pista ou de quem tem a preferência, o piloto que sai dos pits ou o que vem pela pista, mas o pit stop tem que continuar.

Essas são algumas das discussões em pauta. Nada de concreto por enquanto. Mas que as equipes tenham bom senso em algumas delas, pois a intenção é boa.
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

Anônimo disse...

Realmente essas idéias são meio imbecis msm. Acabar com os pits eh ridículo (se até categorias como a Stock Car, a adotaram para dar alguma emoção ás provas...)
A corrida na sexta seria interessante mas não com o objetivo q eles querem. Fora q eu li em algum outro blog, falando sobre ter 2 provas, mas no sáb e domingo e de no máximo 50 minutos... ridículo
o michael disse tudo. Estilo pro-street nesse caso iria bem

Nossa, as imagens estão bem legais msm. Kubica-Gonzo e Nelsinho-Playmobil estão hilários.

Poxa, jah ouvi falar bastante do seu blog, mas ainda não tinha passado por aqui. Mto bom o blog. Sempre q puder passarei por aqui.

jah ouvi falar bastante do seu blog, mas ainda não tinha passado por aqui. Mto bom o blog. Sempre q puder passarei por aqui.