Equipes querem GP do Canadá de volta

Segundo o site da Autosport, as equipes da F1 querem negociar a volta do GP do Canadá ao calendário. Mesmo após reclamarem das condições da pista no GP desse ano.

Bom, pelo menos já deu pra notar o que as equipes querem e que elas não tiveram muita participação nessa decisão. A exclusão da prova canadense foi decisão só de Bernie Ecclestone e de seu grupo. E não acho que seja só por querer aumentar os ganhos com o GP do Canadá e sim por visibilidade e dinheiro também é claro.

Recentemente, Ecclestone disse que o calendário perfeito para a F1 teria que ter 19 etapas, número que será alcançado provavelmente em 2010. E sabemos que a Índia esta próxima de entrar no calendário.

Ecclestone descobriu na Ásia e Oriente Médio uma mina de ouro, ou melhor, de "petrodólares". Todos esses novos GPs, como Cingapura, Bahrein, Abu Dhabi e até a Málasia que já está a certo tempo no calendário, trazem visibilidade e dinheiro. Muito dinheiro. Mas se esse é o problema, o GP em Montréal é um dos que tem maior participação do público na temporada. O imbróglio gira em torno de ganhos. Bernie quer aumentar os ganhos da FOM com essa exclusão, como já fez com Magny-Cours. Mas ainda existe a questão da visibilidade, que alías, país nenhum da América do Norte traz. México, EUA e Canadá não são lá muito fanáticos por F1, como por exemplo nós brasileiros. Lá eles dão mais valor a Indy e a Nascar.

O último piloto canadense na F1 foi Jacques Villeneuve, que foi campeão em 1997, mas que saiu pelas portas do fundo, substituido no meio da temporada por um polonês novato. Nunca houve sequer a possibilidade de termos corridas na Polônia. O último americano na F1 foi o fraco Scott Speed, que de speed mesmo só tinha o nome. E o último mexicano se não me engano foi Hector Rebaque em 1981, há 27 anos atrás. Ou seja, visibilidade quase nula. Já a India tem uma equipe com seu nome e Cingapura e Abu Dhabi terão o atrativo de serem as provas noturnas da F1.

Além desses fatores, ainda existe aquela tão reclamada folga para as equipes.

E Ecclestone conseguiu organizar isso tirando o GP do Canadá. Se as equipes pressionarem, provavelmente Ecclestone voltará atrás na decisão. Mas esse já foi um aviso dele não só para o Canadá.

Foto: Autosport.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: