Chove chuva...

E a previsão do tempo informa: a decisão da F1 pode ser debaixo de chuva. Chuva na sexta, chuva no sábado e chuva no domingo. Chuva para todos. E isso pode trazer ainda mais emoções.

As melhores corridas desse ano, na minha opinião, foram as debaixo d'água. Mônaco, Silverstone e Spa foram sensacionais, principalmente a última, que estava chata até começar a cair água, quando faltavam três voltas para o final. Assisti de pé a luta entre Raikkönen e Hamilton pela ponta. Depois sucedeu-se aquela coisa toda de punição, mas não vou entrar nesse assunto.

Já no Brasil, também já vi corridas muito boas com chuva, como aquela de 2003 que Fisichella venceu com a Jordan, após a corrida ser interrompida na volta 54. Na ocasião, só nove carros completaram a corrida sendo que só oito na volta do líder. E foi um baita golpe de sorte de Fisichella, já que o italiano foi ultrapassado na volta seguinte por Raikkönen, que recebeu o troféu de vencedor e teve que devolvê-lo na prova seguinte.

Voltando a falar da decisão, vejo a Ferrari como favorita, desde que a previsão do tempo erre. Nos últimos dois anos, a equipe italiana dominou o GP Brasil. Contudo, nas últimas dez corridas aqui, foram quatro vitórias para Ferrari e quatro para a McLaren, além de uma para Jordan e outra para a Williams, o que denota equilibrio. A McLaren sempre anda bem no Brasil, mesmo que não vença a corrida. Mas se os níveis do ano passado forem mantidos, a Ferrari estaria um passo à frente.

Mas é ai que a chuva pode equilibrar as coisas.

A Ferrari continua com alguns problemas com relação a aquecimento de pneus quando a temperatura da pista está baixa, problema esse que a McLaren não enfrenta. E dependendo do acerto aerodinâmico, a McLaren pode ficar com a corrida na mão, já que para se manter na pista molhada é necessário mais "grip", e nesse quesito os ingleses estão à frente.

Mas é tudo muito relativo, não sabemos se o desempenho dos últimos anos da Ferrari vai se repetir e nem sabemos o que pode acontecer. Na última corrida na China, por exemplo, todos apontávamos a Ferrari como favorita e Hamilton deu show. E o contrário aconteceu na Hungria, quando pensavamos que a McLaren iria passear e vimos Massa guiar com maestria e perder a corrida numa infeliz quebra de motor. Diversos fatores podem influenciar na corrida, inclusive a chuva.

Olhando agora pela janela, deixo o aviso. Preparem capas e guardas-chuvas, porque dessa vez acho que a previsão não vai errar. Hamilton reza por isso e Massa reza contra. São as faces de uma decisão.

Fotos: Autosport.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: