Montréal fora, Magny Cours talvez

A FIA divulgou hoje o calendário para a próxima temporada. E para espanto de muitos (inclusive o meu) o GP do Canadá fica de fora do circo a partir do ano que vem. Desta forma, a América do Norte fica sem nenhum GP de F1, o que é estranho já que há um esforço gigantesco para tentar popularizar a categoria por lá, principalmente nos EUA.

O anúncio surpreende, mas já era uma coisa esperada. Nesse ano, o GP do Canadá foi marcado não só pela primeira vitória da BMW e de Robert Kubica e nem pela trapalhada de Lewis Hamilton na saída do pit, mas também pela reclamação dos pilotos com relação ao asfalto. O piso, com o passar dos treinos foi se soltando e reparos foram feitos durante a madrugada do sábado para o domingo tentando deixar a pista em condições de uso. E isso provavelmente foi a gota d'água. Problemas financeiros também quase tiraram a corrida do calendário anos antes.



Particularmente, gosto de ver as corridas em Montréal. Não é uma pista com vários ponto de ultrapassagem, mas tem duas boas retas que dão boas chances aos mais arrojados. Já vi até o Sato passando o Alonso por fora na chicane de entrada da reta dos boxes no ano passado e a belissima ultrapassagem de Felipe Massa sobre Rubens Barrichello e Heikki Kovalainen no grampo esse ano. Sem falar da emoção que é ver os pilotos passando rente ao muro na entrada da reta dos boxes.



De resto, ano que vem teremos novamente aquela pausa entre os GPs da Hungria e da Europa. Será quase um mês sem F1. Teremos também mais uma pista estreando. Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, será a pista que encerrará a temporada 2009. Esse é mais um projeto de Hermann Tilke com aval de Bernie Ecclestone, sempre em busca dos petrodólares. Pelo jeito será mais uma corrida monótona no calendário.

Calendário 2009

29.mar, Austrália
5. abr, Malásia
19.abr, Bahrein
10.mai, Espanha
24.mai, Mônaco
7.jun, Turquia
21.jun, Inglaterra
28.jun, França
12.jul, Alemanha
26.jul, Hungria
23.ago, Europa (Valência)
30.ago, Bélgica
13.set, Itália
27.set, Cingapura
11.out, Japão
18.out, China
1º.nov, Brasil
15.nov, Abu Dhabi

Magny Cours x EuroDisney

Magny Cours também corre o risco de perder a sede do GP da França de F1. Bernie Ecclestone não anda nada feliz com s administradores do circuito que ultimamente não vem honrando com suas obrigações financeiras com a FOM ( Formula One Management) e nem com o baixo número de torcedores que vão até o circuito, longe das grandes cidades francesas. E já teria sua carta na manga para substituir Magny Cours. A EuroDisney.

Em parceria com o Lagardere Group, a Disney européia já enviou o projeto de construção de uma pista em suas depêndencias para a Federação Francesa de Automobilismo (FFSA). E Ecclestone provavelmente deverá aceitar o projeto já que pretende levar o GP para um lugar mais próximo da capital (seu sonho era promover uma corrida nas ruas de Paris). Magny Cours que se cuide porque se o Todo Poderoso já tirou o GP da Inglaterra de Silverstone, que é um templo da F1, o que não faria com a pobre pista francesa. É esperar pra ver.

Foto: Autosport.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: