Mais uma quarta-feira, mais uma entrevista aqui no blog. E dessa vez, em dose quádrupla. Nessa semana conversei com as meninas do Octeto Racing Team, um dos blogs mais legais que conheço.
Comandado por Luane Magalhães, Vivian Zorzin e as irmãs Ludmila e Tatiana Coimbra, o Octeto é um blog voltado para oito pilotos (na verdade, agora são nove com o acréscimo de Sebastian Vettel. Será que elas vão mudar de nome, rsrs) com passagem pela F1 (alguns deles já não estão mais por lá) e que falam sobre os assuntos que os envolvem e que envolvam também o esporte a motor..
As meninas foram muito solicitas e responderam as questões com muita simpatia e mostrando enorme conhecimento do assunto. Preparem-se para uma longa e excelente entrevista. São quatro meninas com opiniões diferentes sobre o mesmo assunto.
Chega de papo, vamos à entrevista!
1. Como cada uma de vocês avalia a temporada de 2009 em linhas gerais?
Lu - Eu gostei bastante dessa temporada. Mesmo que o extra pista tenha, muitas vezes, aparecido mais que o que realmente importa, acho que foi um bom ano. Para mim faltou o pódio da Williams que parecia tão próximo no início do ano. O campeonato do Jenson foi muito legal e merecido. Quem diria que a “estreante” Brawn ia ser tão boa. O chato é que o campeonato acaba logo. Parece que foi ontem que estávamos na pré-temporada passada assombrados pela crise econômica mundial e na ultima semana de espera a regra das medalhas do tio Bernie Ecclestone.
Vick - 2009 foi uma temporada completamente atípica. A mudança nas regras, especialmente as de aerodinâmica, fizeram total diferença no resultado final. A interpretação que Ross Brawn fez das regras, e a FIA “endossar” o difusor duplo, definiram quem seria o campeão deste ano. Foi extremamente interessante, ver Brawn GP e Red Bull, disputarem no mesmo nível e até acima, de equipes tão tradicionais e vencedoras, como McLaren e Ferrari. Os escândalos extra-pista, infelizmente, acabaram sendo mais “interessantes” do que a própria competição, o que foi lamentável. Foi uma temporada espetacular para a Vick torcedora, ao mesmo tempo, foi uma lástima ver o comportamento da Ferrari ao quebrar o contrato de Kimi Räikkönen e ver Alonso sem condições de disputar o título.
Ludy - Eu acredito que a temporada foi definida logo de cara, quando a Brawn e Jenson chegaram surpreendendo a todos. Jenson foi competente o suficiente para aproveitar a excelente primeira metade do campeonato, para que no segundo semestre levasse seu jogo com mais calma. Rubinho apertou depois das férias, mas como eu disse, Jenson foi arrasador no começo. Vettel, Webber e a Red Bull mostraram força, mas ambos os pilotos tiveram seus momentos de erros e má sorte. Adrian Newey mostrou que veio para brigar com Ross Brawn. Ferrari e McLaren decepcionaram no começo, mas se recuperaram depois, porém o time inglês mostrou muito mais comprometimento com este ano e por isto mereceu o terceiro lugar no Mundial de Construtores. A Renault foi uma decepção e a surpresa é claro, foi a Force India.
Tati - A temporada 2009 pode ser analisada de diversas maneiras, tudo depende da visão que você tem. Aqui no Octeto mesmo, cada uma de nós poderá avaliar 2009 de uma forma diferente. Para mim, por exemplo, como torcedora do Alonso, foi péssimo, um ano para ser esquecido (hehe). Mas de forma geral, o campeonato foi bem interessante, porque vimos disputas inéditas, com equipes novas (Brawn e Red Bull) e pilotos que nunca tinham vivido esta emoção, como Button, Vettel e Webber. É sempre uma pena quando as equipes grandes não participam da luta pelo título, mas, às vezes, isso acontece para tornar as coisas competitivas.
2. A briga pelo título dessa temporada foi polarizada entre três pilotos desacreditados e um novato em duas equipes que nunca tinham conquistado nada, uma inclusive era estreante. Do outro lado as equipes tradicionais não tiveram um bom ano. O que motivou essa inversão de papeis?
Lu - Eu achei isso interessante também, porque provou que coisas novas podem acontecer. Gosto de quebras nas hierarquias pré-estabelecidas. Sem contar que faz com que as pessoas cresçam e aprendam a lidar com todos tipos de situações. Veja o caso do LH, que teve que aprender, depois de ser campeão, como se trabalha com um carro que não nasceu espetacular e sem ninguém para ajudá-lo.
Ludy - Na verdade, acho que algo bem simples, a competência de Ross Brawn e Adrian Newey com seus respectivos projetos, e a incompetência de McLaren e Ferrari. Os pilotos da Brawn e da Red Bull tiveram o talento (com exceção do Webber, que pessoalmente acho fraco) e souberam aproveitar muito bem a oportunidade. Sobre as equipes tradicionais, como disse na pergunta anterior, quando resolveram correr atrás do prejuízo, já não dava mais tempo de disputar o título. Embora só a McLaren tenha tentado se recuperar de verdade.
Tati - Acredito que o que motivou esta inversão foi, principalmente, o novo regulamento para a temporada 2009. Enquanto McLaren e Ferrari ainda investiam e trabalhavam no carro 08 na disputa pelo título, outros times como ex-Honda e RBR, que se destacaram este ano, já pensavam nos carros no regulamento 2009. E também graças a este novo regulamento, surgiu a tão falada polêmica dos difusores.
3. E o que vocês acharam do título ter ficado com um dos octetes, o Jenson Button? Ficou em boas mãos?
Lu - Título com os octetes está sempre em boas mãos. E Jenson fez um ótimo trabalho e mereceu. Ele foi perfeito em ganhar tudo que pôde enquanto o carro era o máximo e depois pôde se dar ao luxo de administrar. E apesar de soar fácil não é. Basta ver o de 2007 quando LH tinha uma situação parecida e perdeu para Kimi que era na última corrida o terceiro postulante.
Vick - 2009 foi o ano das novas chances. Foi muito importante e interessante, ver Jenson Button com um bom equipamento, acho que isso acabou sanando todas as dúvidas sobre a sua capacidade. Se fosse um piloto medíocre, não teria conseguido usar toda a capacidade da Brawn GP no momento em que era o melhor carro da pista, e não teria conseguido administrar a segunda metade do campeonato, quando seu carro não era o melhor, situação em que seu companheiro Rubens Barrichelo sabia potencializar positivamente. Para quem acompanha minhas opiniões e declarações lá no Octeto, sabem que sou torcedora de Jenson Button, mas sempre deixei claro, que não o considero o melhor piloto do grid... mas está longe da mediocridade, muito, muito longe. Sim... o título ficou nas mãos corretas. A segunda pessoa que poderia merecê-lo era Sebastian Vettel, mas esse talentoso menino ainda precisa de um pouco mais estabilidade, mantendo sempre o ritmo.
Ludy - Eu acho que sim. Jenson teve a chance de provar que podia ser campeão e foi. Ele soube aproveitar um carro excelente, mostrou uma superioridade imbatível no início e calma (ainda que Rubinho tenha crescido muito na segunda metade do campeonato) para decidir o título quando precisou, no Brasil. Acho inclusive que esta foi sua melhor corrida no ano.
Tati - Creio que o título ficou sim em boas mãos. A temporada do Jenson teve seus altos e baixos, mas em uma análise geral, foi um campeonato tranqüilo e muito bem administrado, ele começou arrasador e depois se manteve sempre pontuando e fazendo o necessário para permanecer na liderança. Além disso, Button venceu mais vezes, foi quem mais pontuou, chegou ao Brasil com boa vantagem sobre o segundo colocado e fez uma ótima corrida, coroando o tão esperado título mundial. Por isso tudo considero um título merecido.
4. Em relação ao desempenho dos outros octetes, como vocês avaliam cada um?
Lu - Iiiihhh!!! Nessa eu acho que vou ganhar só meio ponto porque vou responder só do Nico... Foi o melhor ano de Nico na F1 até agora, definitivamente. O FW31 era ótimo no início do ano e ele vinha bem, fazendo aquilo que se propôs, que era pontuar o máximo possível. Depois, a evolução do carro ficou mais lenta e outras equipes alcançaram os azuis-marinhos. Mesmo assim, ele se manteve constante. Acho que a palavra desse ano foi essa: constante. O grande erro foi em Cingapura. Uma pena. Pois, com certeza, faria um pódio lá. Mas ele parecia estar pensando em como voltar rápido, afobado com a cabeça em quem passaria dele, pisou na linha. Erro puro e simples. Outra oportunidade perdida foi em Interlagos, o único abandono do ano. Lá me doeu mais, porque eu perdi de ver um pódio ao vivo.
Vick - Kimi Räikkönen – fez uma temporada espetacular, haja visto o péssimo carro da Ferrari e a total má vontade da equipe para com o piloto, parecendo até mesmo, que queriam o insucesso do finlandês, para usá-lo como justificativa na quebra do contrato. O acidente de Massa, fez com que eles tivessem que apoiar o seu único piloto. A vitória em Spa foi inesquecível... e ver Kimi lutando sozinho para manter a posição da equipe no Campeonato de Construtores, falam por si só.
Jarno Trulli – uma pena ver como todo o investimento feito na Toyota, se foi pelo ralo. Trulli é um piloto extremamente veloz e consistente. Se classifica como poucos. Espero que ele consiga uma vaga para o ano que vem, é algo com que eu me preocupo muito. Trulli tem muito a mostrar, e ainda não teve chance. 2009 não lhe proporcionou o carro que ele esperava.
Fernando Alonso – Lamentável ver um bicampeão sem condições de lutar no pelotão principal. Espero que 2010 seja um ano muito, muito melhor. Ainda não consigo assimilá-lo como piloto da Ferrari, mas tenho certeza que será muito vitorioso.
Nico Rosberg – Menino está se tornando a cada dia mais consistente, sem os picos de altos e baixos de sua primeira temporada. Infelizmente, a Williams não conseguiu manter o nível da pré-temporada. Uma pena que ele tenha que deixar a equipe, sem sua primeira vitória. Tenho certeza que se sairá muito bem no próximo ano.
Ludy - Acho que Vettel mereceu o vice-campeonato. Ele ainda comete alguns erros, por vezes parece meio desesperado, mas acho que fez um ótimo Mundial. Comparando com o ano passado, que conquistou pódios, Nico sofreu com a Williams desta temporada, mas mostrou consistência e crescimento, embora tenha errado em Cingapura, quando poderia ter conseguido seu pódio do ano. Alonso penou com um carro muito ruim. A Renault simplesmente não colaborou e o pódio em Cingapura foi um prêmio pelo esforço do espanhol. Trulli e sua Toyota pareciam fortes para o Mundial no início do ano, mas depois tudo caiu novamente e o segundo semestre foi de conquistas aleatórias. Nada muito especial. Finalizando, Kimi fez mais do que o F60 podia oferecer. Foram seis pódios, sendo um deles uma vitória. Tudo isto com um carro que foi abandonado e que só foi para frente por causa do talento do piloto e nada mais.
Tati - Humm... Vamos lá! Bom, entre nossos Octetes o melhor, sem dúvidas, foi Kimi Raikkonen. Em seguida o campeão Jenson Button, depois Vettel, Nico e Alonso. Kimi foi melhor porque além de guiar um carro ruim e obter ótimos resultados (incluindo uma vitória espetacular em Spa), ele calou os críticos que sempre questionaram sua motivação: qual piloto continuaria motivado a lutar com um carro ruim, sem desenvolvimento e por uma equipe que o tratou tão desrespeitosamente?. Por isso ele foi o melhor entre os Octetes. Jenson fez um ótimo campeonato, manteve-se sempre tranquilo e foi campeão do mundo, isso fala por si só (hehe). Nico fez um bom campeonato, foi bastante regular, quase sempre entre os 10 primeiros. Poderia ter ido ao pódio em Cingapura se não tivesse “pisado” na linha branca (rsrs). Já Alonso ficou com a pior parte da história. Ele bem que tentou fazer milagres com aquele que era o pior carro do ano, o R29. Conseguiu muito pouco: uma pole maluca e um pódio sofrido. Alonso é um piloto diferenciado, o melhor na minha visão e na de muitos, mas infelizmente este ano não deu certo, diversos fatores fizeram com que ele tivesse uma temporada muito abaixo do esperado, a pior desde a sua estréia na F1.
5. Passando da parte esportiva para os escândalos, esse ano foi recheado deles. E o principal envolveu, mesmo que indiretamente, um dos octetes, o Alonso. O que vocês acharam de toda essa polêmica da prova de Cingapura em 2008 e as outras polêmicas?
Lu - Acho que esse episódio mostrou que nem o céu é o limite quando alguns querem fazer algo. Acho que o Nelsinho foi bobo em aceitar e muito estúpido ao delatar só um ano depois. Se era para ser sacana poderia ter se aproveitado melhor da situação. Tipo, não aceita, grava ou arranja uma prova e entrega a situação. Se ele não tivesse aceito e participado, poderia ter saído de tudo como herói e não como capanga do vilão.
Ludy - Eu acho que esta quantidade de escândalos que a F-1 vem enfrentando é um reflexo de como o esporte tem ficado cada vez mais em segundo plano. O que vale é a imagem, o investimento dos patrocinadores, o retorno financeiro. O público e a competição esportiva não importam mais. Sobre Alonso, não acredito que ele tenha participado desta tramóia, obrigando Nelsinho a fazer algo como o que foi feito. Acredito que se ele soube, foi depois, como Nelson Piquet (pai). Esta história toda é muito surreal. E de verdade, acho que todos os que se envolveram, direta ou indiretamente, saíram perdendo.
Tati - Polêmicas como esta são sempre péssimas para o esporte e muitas das vezes deixam marcas inesquecíveis, como é o caso de Cingapura. O que aconteceu lá foi lamentável, talvez um dos maiores escândalos no esporte mundial. Como torcedora do Fernando Alonso e da Renault, esta história por motivos óbvios me deixa bastante chateada. Fico muito triste em ver a que ponto as coisas chegaram na F1, assim como é triste observar o que três pessoas foram capazes de fazer (destruir) com a equipe que aprendi a adorar!
6. E o que vocês acharam das decisões tomadas e as punições aos envolvidos?
Lu - Acho que a delação premiada foi algo brando. Embora, acredite não vai funcionar e que no mínimo alguns anos o Nelsinho deva ficar fora da F1, porque não será contratado sem um caminhão e meio de dinheiro.
Ludy - Nelsinho foi julgado pelo público e pela F1, e mesmo que retorne à categoria, vai levar a sombra deste escândalo. Pat Symonds para mim foi o mandante da situação e acho que sua punição foi normal. Mas com relação a Flávio Briatore foi puramente vingativa. Não foi nada relacionado ao escândalo, foi uma oportunidade que Max Mosley teve de tirar da F-1 mais um de seus algozes, como já havia feito com Ron Dennis.
Tati - Acho que as punições foram desproporcionais. Com a Renault não aconteceu nada (poderia ter levado, ao menos, uma multa), Nelsinho Piquet saiu ileso e Briatore foi banido do esporte para sempre. Com Pat Symonds talvez tenha sido a única punição mais ou menos “coerente”. O que Briatore fez foi errado, mas banir de tudo e qualquer coisa que envolva a regulamentação da FIA foi demasiado ao meu ver. Enquanto isso, a pessoa que poderia ter posto fim a toda esta palhaçada e que colocou o plano em prática (arriscando a sua vida e a dos outros em risco) nada aconteceu: Nelsinho Piquet. Bastava que ele falasse “não!”. Só que a verdade por trás destas “punições” todos nós sabemos, e nada tem a ver com a lisura no esporte. Sobre Fernando Alonso: não há provas que indicam a sua participação no plano, então não há crime, e portanto, não tem que haver punição.
7. O Jean Todt foi eleito presidente da FIA. Vocês acham que ele poderá fazer um bom trabalho?
Lu - Acho que será uma continuação do que vem sendo feito. Não acredito em grandes mudanças. Mas cada vez que penso nesse assunto lembro do FG dizendo que se Max Mosley é um ditador o Todt é um mini Napoleão. #medo
Ludy - Acho que se ele for isento, se esquecer seu passado como dirigente da Ferrari, de repente poderá ser sim um bom presidente. Acredito que se tem uma coisa que ele saiba fazer bem é administrar. Espero que ele também possa olhar um pouco para o automobilismo como um todo, já que Max Mosley esqueceu totalmente de outras categorias, como Mundial de Rali, por exemplo.
Tati - Jean Todt é conhecidamente competente, todos nós vimos que ele fez um ótimo trabalho enquanto esteve na Ferrari. Porém, nunca fui uma simpatizante de Todt e sues métodos, mas torço para que dê certo e que ele traga algo novo na F1 e mude o modus operandi de Mosley. A categoria precisa disso, urgentemente.
8. Falando sobre segurança agora, tivemos dois acidentes que afastaram pilotos da temporada. O primeiro foi com Felipe Massa na Hungria, quando uma mola acertou sua cabeça e o tirou da temporada. O segundo com Timo Glock no Japão, quando o alemão machucou uma vértebra e perdeu o restante do campeonato. De que maneira vocês avaliam essa questão?
Lu - Pois é, mas ao mesmo tempo, temos que ficar agradecidos que os acidentes foram brandos se comparados aos campeonatos das décadas passadas. O acidente do Massa foi muito atípico. Acho que é muito difícil acontecer algo nessa linha novamente. Na época alguns pilotos sugeriram que se pensasse em alguma proteção como o que se tem nos dragsters, por exemplo. Ia ficar esquisito.
Ludy - Acredito sinceramente que a segurança hoje na F-1 é muito grande. O acidente de Massa foi uma fatalidade, o de Glock algo de corrida. Embora os dois tenham tirado os pilotos do campeonato, não acredito que tenham sido falhas da categoria no quesito segurança.
Tati - As coisas melhoram muito na questão de segurança na F1 desde a morte de Senna e Ratzenberg. Basta observamos os últimos acidentes com Kubica e Massa, que apesar de graves não causaram danos fatais aos pilotos. Até mesmo se compararmos com o acidente de Schumacher em 1999. É sempre necessário melhorar nesta questão da segurança, mas comparativamente, hoje a F1 está bem mais segura.
Comandado por Luane Magalhães, Vivian Zorzin e as irmãs Ludmila e Tatiana Coimbra, o Octeto é um blog voltado para oito pilotos (na verdade, agora são nove com o acréscimo de Sebastian Vettel. Será que elas vão mudar de nome, rsrs) com passagem pela F1 (alguns deles já não estão mais por lá) e que falam sobre os assuntos que os envolvem e que envolvam também o esporte a motor..
As meninas foram muito solicitas e responderam as questões com muita simpatia e mostrando enorme conhecimento do assunto. Preparem-se para uma longa e excelente entrevista. São quatro meninas com opiniões diferentes sobre o mesmo assunto.
Chega de papo, vamos à entrevista!
1. Como cada uma de vocês avalia a temporada de 2009 em linhas gerais?
Lu - Eu gostei bastante dessa temporada. Mesmo que o extra pista tenha, muitas vezes, aparecido mais que o que realmente importa, acho que foi um bom ano. Para mim faltou o pódio da Williams que parecia tão próximo no início do ano. O campeonato do Jenson foi muito legal e merecido. Quem diria que a “estreante” Brawn ia ser tão boa. O chato é que o campeonato acaba logo. Parece que foi ontem que estávamos na pré-temporada passada assombrados pela crise econômica mundial e na ultima semana de espera a regra das medalhas do tio Bernie Ecclestone.
Vick - 2009 foi uma temporada completamente atípica. A mudança nas regras, especialmente as de aerodinâmica, fizeram total diferença no resultado final. A interpretação que Ross Brawn fez das regras, e a FIA “endossar” o difusor duplo, definiram quem seria o campeão deste ano. Foi extremamente interessante, ver Brawn GP e Red Bull, disputarem no mesmo nível e até acima, de equipes tão tradicionais e vencedoras, como McLaren e Ferrari. Os escândalos extra-pista, infelizmente, acabaram sendo mais “interessantes” do que a própria competição, o que foi lamentável. Foi uma temporada espetacular para a Vick torcedora, ao mesmo tempo, foi uma lástima ver o comportamento da Ferrari ao quebrar o contrato de Kimi Räikkönen e ver Alonso sem condições de disputar o título.
Ludy - Eu acredito que a temporada foi definida logo de cara, quando a Brawn e Jenson chegaram surpreendendo a todos. Jenson foi competente o suficiente para aproveitar a excelente primeira metade do campeonato, para que no segundo semestre levasse seu jogo com mais calma. Rubinho apertou depois das férias, mas como eu disse, Jenson foi arrasador no começo. Vettel, Webber e a Red Bull mostraram força, mas ambos os pilotos tiveram seus momentos de erros e má sorte. Adrian Newey mostrou que veio para brigar com Ross Brawn. Ferrari e McLaren decepcionaram no começo, mas se recuperaram depois, porém o time inglês mostrou muito mais comprometimento com este ano e por isto mereceu o terceiro lugar no Mundial de Construtores. A Renault foi uma decepção e a surpresa é claro, foi a Force India.
Tati - A temporada 2009 pode ser analisada de diversas maneiras, tudo depende da visão que você tem. Aqui no Octeto mesmo, cada uma de nós poderá avaliar 2009 de uma forma diferente. Para mim, por exemplo, como torcedora do Alonso, foi péssimo, um ano para ser esquecido (hehe). Mas de forma geral, o campeonato foi bem interessante, porque vimos disputas inéditas, com equipes novas (Brawn e Red Bull) e pilotos que nunca tinham vivido esta emoção, como Button, Vettel e Webber. É sempre uma pena quando as equipes grandes não participam da luta pelo título, mas, às vezes, isso acontece para tornar as coisas competitivas.
2. A briga pelo título dessa temporada foi polarizada entre três pilotos desacreditados e um novato em duas equipes que nunca tinham conquistado nada, uma inclusive era estreante. Do outro lado as equipes tradicionais não tiveram um bom ano. O que motivou essa inversão de papeis?
Lu - Eu achei isso interessante também, porque provou que coisas novas podem acontecer. Gosto de quebras nas hierarquias pré-estabelecidas. Sem contar que faz com que as pessoas cresçam e aprendam a lidar com todos tipos de situações. Veja o caso do LH, que teve que aprender, depois de ser campeão, como se trabalha com um carro que não nasceu espetacular e sem ninguém para ajudá-lo.
Ludy - Na verdade, acho que algo bem simples, a competência de Ross Brawn e Adrian Newey com seus respectivos projetos, e a incompetência de McLaren e Ferrari. Os pilotos da Brawn e da Red Bull tiveram o talento (com exceção do Webber, que pessoalmente acho fraco) e souberam aproveitar muito bem a oportunidade. Sobre as equipes tradicionais, como disse na pergunta anterior, quando resolveram correr atrás do prejuízo, já não dava mais tempo de disputar o título. Embora só a McLaren tenha tentado se recuperar de verdade.
Tati - Acredito que o que motivou esta inversão foi, principalmente, o novo regulamento para a temporada 2009. Enquanto McLaren e Ferrari ainda investiam e trabalhavam no carro 08 na disputa pelo título, outros times como ex-Honda e RBR, que se destacaram este ano, já pensavam nos carros no regulamento 2009. E também graças a este novo regulamento, surgiu a tão falada polêmica dos difusores.
3. E o que vocês acharam do título ter ficado com um dos octetes, o Jenson Button? Ficou em boas mãos?
Lu - Título com os octetes está sempre em boas mãos. E Jenson fez um ótimo trabalho e mereceu. Ele foi perfeito em ganhar tudo que pôde enquanto o carro era o máximo e depois pôde se dar ao luxo de administrar. E apesar de soar fácil não é. Basta ver o de 2007 quando LH tinha uma situação parecida e perdeu para Kimi que era na última corrida o terceiro postulante.
Vick - 2009 foi o ano das novas chances. Foi muito importante e interessante, ver Jenson Button com um bom equipamento, acho que isso acabou sanando todas as dúvidas sobre a sua capacidade. Se fosse um piloto medíocre, não teria conseguido usar toda a capacidade da Brawn GP no momento em que era o melhor carro da pista, e não teria conseguido administrar a segunda metade do campeonato, quando seu carro não era o melhor, situação em que seu companheiro Rubens Barrichelo sabia potencializar positivamente. Para quem acompanha minhas opiniões e declarações lá no Octeto, sabem que sou torcedora de Jenson Button, mas sempre deixei claro, que não o considero o melhor piloto do grid... mas está longe da mediocridade, muito, muito longe. Sim... o título ficou nas mãos corretas. A segunda pessoa que poderia merecê-lo era Sebastian Vettel, mas esse talentoso menino ainda precisa de um pouco mais estabilidade, mantendo sempre o ritmo.
Ludy - Eu acho que sim. Jenson teve a chance de provar que podia ser campeão e foi. Ele soube aproveitar um carro excelente, mostrou uma superioridade imbatível no início e calma (ainda que Rubinho tenha crescido muito na segunda metade do campeonato) para decidir o título quando precisou, no Brasil. Acho inclusive que esta foi sua melhor corrida no ano.
Tati - Creio que o título ficou sim em boas mãos. A temporada do Jenson teve seus altos e baixos, mas em uma análise geral, foi um campeonato tranqüilo e muito bem administrado, ele começou arrasador e depois se manteve sempre pontuando e fazendo o necessário para permanecer na liderança. Além disso, Button venceu mais vezes, foi quem mais pontuou, chegou ao Brasil com boa vantagem sobre o segundo colocado e fez uma ótima corrida, coroando o tão esperado título mundial. Por isso tudo considero um título merecido.
4. Em relação ao desempenho dos outros octetes, como vocês avaliam cada um?
Lu - Iiiihhh!!! Nessa eu acho que vou ganhar só meio ponto porque vou responder só do Nico... Foi o melhor ano de Nico na F1 até agora, definitivamente. O FW31 era ótimo no início do ano e ele vinha bem, fazendo aquilo que se propôs, que era pontuar o máximo possível. Depois, a evolução do carro ficou mais lenta e outras equipes alcançaram os azuis-marinhos. Mesmo assim, ele se manteve constante. Acho que a palavra desse ano foi essa: constante. O grande erro foi em Cingapura. Uma pena. Pois, com certeza, faria um pódio lá. Mas ele parecia estar pensando em como voltar rápido, afobado com a cabeça em quem passaria dele, pisou na linha. Erro puro e simples. Outra oportunidade perdida foi em Interlagos, o único abandono do ano. Lá me doeu mais, porque eu perdi de ver um pódio ao vivo.
Vick - Kimi Räikkönen – fez uma temporada espetacular, haja visto o péssimo carro da Ferrari e a total má vontade da equipe para com o piloto, parecendo até mesmo, que queriam o insucesso do finlandês, para usá-lo como justificativa na quebra do contrato. O acidente de Massa, fez com que eles tivessem que apoiar o seu único piloto. A vitória em Spa foi inesquecível... e ver Kimi lutando sozinho para manter a posição da equipe no Campeonato de Construtores, falam por si só.
Jarno Trulli – uma pena ver como todo o investimento feito na Toyota, se foi pelo ralo. Trulli é um piloto extremamente veloz e consistente. Se classifica como poucos. Espero que ele consiga uma vaga para o ano que vem, é algo com que eu me preocupo muito. Trulli tem muito a mostrar, e ainda não teve chance. 2009 não lhe proporcionou o carro que ele esperava.
Fernando Alonso – Lamentável ver um bicampeão sem condições de lutar no pelotão principal. Espero que 2010 seja um ano muito, muito melhor. Ainda não consigo assimilá-lo como piloto da Ferrari, mas tenho certeza que será muito vitorioso.
Nico Rosberg – Menino está se tornando a cada dia mais consistente, sem os picos de altos e baixos de sua primeira temporada. Infelizmente, a Williams não conseguiu manter o nível da pré-temporada. Uma pena que ele tenha que deixar a equipe, sem sua primeira vitória. Tenho certeza que se sairá muito bem no próximo ano.
Ludy - Acho que Vettel mereceu o vice-campeonato. Ele ainda comete alguns erros, por vezes parece meio desesperado, mas acho que fez um ótimo Mundial. Comparando com o ano passado, que conquistou pódios, Nico sofreu com a Williams desta temporada, mas mostrou consistência e crescimento, embora tenha errado em Cingapura, quando poderia ter conseguido seu pódio do ano. Alonso penou com um carro muito ruim. A Renault simplesmente não colaborou e o pódio em Cingapura foi um prêmio pelo esforço do espanhol. Trulli e sua Toyota pareciam fortes para o Mundial no início do ano, mas depois tudo caiu novamente e o segundo semestre foi de conquistas aleatórias. Nada muito especial. Finalizando, Kimi fez mais do que o F60 podia oferecer. Foram seis pódios, sendo um deles uma vitória. Tudo isto com um carro que foi abandonado e que só foi para frente por causa do talento do piloto e nada mais.
Tati - Humm... Vamos lá! Bom, entre nossos Octetes o melhor, sem dúvidas, foi Kimi Raikkonen. Em seguida o campeão Jenson Button, depois Vettel, Nico e Alonso. Kimi foi melhor porque além de guiar um carro ruim e obter ótimos resultados (incluindo uma vitória espetacular em Spa), ele calou os críticos que sempre questionaram sua motivação: qual piloto continuaria motivado a lutar com um carro ruim, sem desenvolvimento e por uma equipe que o tratou tão desrespeitosamente?. Por isso ele foi o melhor entre os Octetes. Jenson fez um ótimo campeonato, manteve-se sempre tranquilo e foi campeão do mundo, isso fala por si só (hehe). Nico fez um bom campeonato, foi bastante regular, quase sempre entre os 10 primeiros. Poderia ter ido ao pódio em Cingapura se não tivesse “pisado” na linha branca (rsrs). Já Alonso ficou com a pior parte da história. Ele bem que tentou fazer milagres com aquele que era o pior carro do ano, o R29. Conseguiu muito pouco: uma pole maluca e um pódio sofrido. Alonso é um piloto diferenciado, o melhor na minha visão e na de muitos, mas infelizmente este ano não deu certo, diversos fatores fizeram com que ele tivesse uma temporada muito abaixo do esperado, a pior desde a sua estréia na F1.
5. Passando da parte esportiva para os escândalos, esse ano foi recheado deles. E o principal envolveu, mesmo que indiretamente, um dos octetes, o Alonso. O que vocês acharam de toda essa polêmica da prova de Cingapura em 2008 e as outras polêmicas?
Lu - Acho que esse episódio mostrou que nem o céu é o limite quando alguns querem fazer algo. Acho que o Nelsinho foi bobo em aceitar e muito estúpido ao delatar só um ano depois. Se era para ser sacana poderia ter se aproveitado melhor da situação. Tipo, não aceita, grava ou arranja uma prova e entrega a situação. Se ele não tivesse aceito e participado, poderia ter saído de tudo como herói e não como capanga do vilão.
Ludy - Eu acho que esta quantidade de escândalos que a F-1 vem enfrentando é um reflexo de como o esporte tem ficado cada vez mais em segundo plano. O que vale é a imagem, o investimento dos patrocinadores, o retorno financeiro. O público e a competição esportiva não importam mais. Sobre Alonso, não acredito que ele tenha participado desta tramóia, obrigando Nelsinho a fazer algo como o que foi feito. Acredito que se ele soube, foi depois, como Nelson Piquet (pai). Esta história toda é muito surreal. E de verdade, acho que todos os que se envolveram, direta ou indiretamente, saíram perdendo.
Tati - Polêmicas como esta são sempre péssimas para o esporte e muitas das vezes deixam marcas inesquecíveis, como é o caso de Cingapura. O que aconteceu lá foi lamentável, talvez um dos maiores escândalos no esporte mundial. Como torcedora do Fernando Alonso e da Renault, esta história por motivos óbvios me deixa bastante chateada. Fico muito triste em ver a que ponto as coisas chegaram na F1, assim como é triste observar o que três pessoas foram capazes de fazer (destruir) com a equipe que aprendi a adorar!
6. E o que vocês acharam das decisões tomadas e as punições aos envolvidos?
Lu - Acho que a delação premiada foi algo brando. Embora, acredite não vai funcionar e que no mínimo alguns anos o Nelsinho deva ficar fora da F1, porque não será contratado sem um caminhão e meio de dinheiro.
Ludy - Nelsinho foi julgado pelo público e pela F1, e mesmo que retorne à categoria, vai levar a sombra deste escândalo. Pat Symonds para mim foi o mandante da situação e acho que sua punição foi normal. Mas com relação a Flávio Briatore foi puramente vingativa. Não foi nada relacionado ao escândalo, foi uma oportunidade que Max Mosley teve de tirar da F-1 mais um de seus algozes, como já havia feito com Ron Dennis.
Tati - Acho que as punições foram desproporcionais. Com a Renault não aconteceu nada (poderia ter levado, ao menos, uma multa), Nelsinho Piquet saiu ileso e Briatore foi banido do esporte para sempre. Com Pat Symonds talvez tenha sido a única punição mais ou menos “coerente”. O que Briatore fez foi errado, mas banir de tudo e qualquer coisa que envolva a regulamentação da FIA foi demasiado ao meu ver. Enquanto isso, a pessoa que poderia ter posto fim a toda esta palhaçada e que colocou o plano em prática (arriscando a sua vida e a dos outros em risco) nada aconteceu: Nelsinho Piquet. Bastava que ele falasse “não!”. Só que a verdade por trás destas “punições” todos nós sabemos, e nada tem a ver com a lisura no esporte. Sobre Fernando Alonso: não há provas que indicam a sua participação no plano, então não há crime, e portanto, não tem que haver punição.
7. O Jean Todt foi eleito presidente da FIA. Vocês acham que ele poderá fazer um bom trabalho?
Lu - Acho que será uma continuação do que vem sendo feito. Não acredito em grandes mudanças. Mas cada vez que penso nesse assunto lembro do FG dizendo que se Max Mosley é um ditador o Todt é um mini Napoleão. #medo
Ludy - Acho que se ele for isento, se esquecer seu passado como dirigente da Ferrari, de repente poderá ser sim um bom presidente. Acredito que se tem uma coisa que ele saiba fazer bem é administrar. Espero que ele também possa olhar um pouco para o automobilismo como um todo, já que Max Mosley esqueceu totalmente de outras categorias, como Mundial de Rali, por exemplo.
Tati - Jean Todt é conhecidamente competente, todos nós vimos que ele fez um ótimo trabalho enquanto esteve na Ferrari. Porém, nunca fui uma simpatizante de Todt e sues métodos, mas torço para que dê certo e que ele traga algo novo na F1 e mude o modus operandi de Mosley. A categoria precisa disso, urgentemente.
8. Falando sobre segurança agora, tivemos dois acidentes que afastaram pilotos da temporada. O primeiro foi com Felipe Massa na Hungria, quando uma mola acertou sua cabeça e o tirou da temporada. O segundo com Timo Glock no Japão, quando o alemão machucou uma vértebra e perdeu o restante do campeonato. De que maneira vocês avaliam essa questão?
Lu - Pois é, mas ao mesmo tempo, temos que ficar agradecidos que os acidentes foram brandos se comparados aos campeonatos das décadas passadas. O acidente do Massa foi muito atípico. Acho que é muito difícil acontecer algo nessa linha novamente. Na época alguns pilotos sugeriram que se pensasse em alguma proteção como o que se tem nos dragsters, por exemplo. Ia ficar esquisito.
Ludy - Acredito sinceramente que a segurança hoje na F-1 é muito grande. O acidente de Massa foi uma fatalidade, o de Glock algo de corrida. Embora os dois tenham tirado os pilotos do campeonato, não acredito que tenham sido falhas da categoria no quesito segurança.
Tati - As coisas melhoram muito na questão de segurança na F1 desde a morte de Senna e Ratzenberg. Basta observamos os últimos acidentes com Kubica e Massa, que apesar de graves não causaram danos fatais aos pilotos. Até mesmo se compararmos com o acidente de Schumacher em 1999. É sempre necessário melhorar nesta questão da segurança, mas comparativamente, hoje a F1 está bem mais segura.
9. E o que é necessário se melhorar na questão de segurança?
Lu - Acho que eu não tenho conhecimento técnico para responder essa
Ludy - No momento acho que não há necessidade de nada. Os acidentes infelizmente fazem parte deste esporte, e como disse, acho que o de Massa foi uma fatalidade e o do Glock algo de corrida. Por isso vejo a categoria segura.
Tati - Com o acidente do Massa, pudemos ver quão importante é o capacete! Não que tenhamos nos esquecido da grande importância que ele tem, mesmo porque o casco é quesito obrigatório, mas depois do ocorreu na Hungria, eu acho fundamental o surgimento de novas formas de melhorar ainda mais a segurança dos capacetes. Além disso, acho que quando o assunto é segurança, a participação dos pilotos é essencial! Eles têm que fazer parte desta discussão!
10. Vimos também nesses últimos 12 meses a saída de três montadoras da categoria. Em contrapartida o grid para 2010 vai crescer com a entrada de mais garagistas. Quais as opiniões sobre o assunto? Isso é benéfico para a categoria nessa atual política de corte de custos ou não terá muita influência?
Lu - Do modo como tu coloca soa como uma volta ao que acontecia nos tempos áureos. Eu sinceramente acho legal. Não sou a favor de uma F1 pobre de 40 milhões, mas também não quero que ela seja só uma vitrine para vender carro esportivo e de rua. Se é para ser assim que vão embora, mesmo. Hunft! Acho que as montadoras são bem vindas desde que comprometidas com a categoria e o que ela representa. Mas eu gosto de equipes que vivem de ser equipes. Acho que o exemplo da Williams é bonito.
Ludy - A saída das montadoras é o único ponto que eu concordava com Mosley. Elas se cansam, fazem as malas e a F-1 que se vire. E isto é ruim para o esporte, esta insegurança constante, ainda mais com a influência da economia mundial. Não gosto de ver a F-1 dependente das montadoras e seus balanços financeiros anuais.A guerra da FIA x FOTA este ano deixou claro que sim, é preciso diminuir os custos, mas não de qualquer forma, porque não consigo ver o desenvolvimento tecnológico sem investimento financeiro, e sem isto, a F-1 não evolui. É preciso haver um meio termo.
Tati - Sou sempre a favor da chegada de novas equipes, porque além de ser um caminho natural para a chegada de novos talentos (ou não,.rsrs), elas podem trazer este velho espírito garagista, que praticamente desapareceu com a chegada das montadoras na F1. O que me preocupa é saber o quão competitivas serão estas equipes e qual a capacidade real que elas têm de fazer parte da F1 e nela se manter. Um exemplo é a USF1, não sabemos quase nada sobre esta equipe, o que faz surgir inúmeras dúvidas quanto sua capacidade. Do que adianta começar o campeonato 2010 com o grid cheio e chegar no Brasil, etapa final, com as 10 equipes de sempre? Acho que é nisso que temos que pensar antes de aceitar novas equipes somente para fazer número no grid.
11. Sobre as regras de 2010, não haverá mais reabastecimento e com isso os treinos serão disputados com tanque vazio. Os testes também estão proibidos. Como vocês vêem essas novidades na F1?
Lu - Eu gostei do não reabastecimento. Mais contas para os engenheiros e mais perícia dos pilotos em saber administrar consumo com desempenho. Vai ser bem interessante, com certeza. E a classificação também. Todos vão ‘voar baixo” como se dizia antigamente. Mas, eu tenho saudades da classificação “12 voltas, 1 hora e matem-se pelo melhor tempo sem tráfego”. Acho que a falta de testes vai ajudar a dar uma nivelada, mas isso não dura mais que as primeiras etapas. Na quinta prova já estão todos adaptados a tudo.
Ludy - Acho que o fim do reabastecimento será algo bom. Os pilotos vão correr de igual para igual e aquele que for o mais rápido será de fato o piloto mais veloz, sem truques. Acho também que o planejamento das estratégias para as corridas, em função da ausência de reabastecimento, será fundamental. Um errinho no cálculo e veremos muitos carros com pane seca. Com relação aos testes serem proibidos, não gosto. Acho que poderia haver pelo menos um período durante a temporada. Ainda que limitado.
Tati - Com o fim do reabastecimento acho que teremos mais emoções durante as corridas: veremos quais são os pilotos mais rápidos, aqueles capazes de fazer a diferença ao tirar o máximo do carro na classificação, veremos todos eles lutando para cuidar dos pneus, teremos riscos de pane seca durante as corridas, entre outras coisas. Portanto, vejo com bons olhos esta mudança no regulamento. Sobre a proibição de testes, continuo achando isso um erro. Fazer testes é fundamental para o desenvolvimento dos carros, principalmente, para os modelos que começam mal no campeonato. Pergunto: como melhorar algo sem testar?? Penso que proibir os testes vai na contramão da evolução do esporte. Por isso, continuo considerando esta regra um erro.
12. O que esperar dessas novas equipes em sua primeira temporada no ano que vem?
Lu - Será que todas largam em março? Eu acho que serão final de grid, com exceção da Mercedes, que é nova mas com o staff da Brawn e dinheiro alemão. Sinceramente não acredito em uma nova Brawn, até porque a Brawn de novo tinha o nome e o dono, pois foi feita do que era Honda. O carro vinha sendo feito ao longo de todo 2008.
Ludy - Acho que se elas estiveram comprometidas com o futuro da categoria, ótimo. O problema é que não vejo desta forma, algumas delas para mim não passam de oportunismo, como a USF1, por exemplo. A Lotus e a Manor são incógnitas, porém parecem estar correndo atrás, e na minha opinião, a Campos é a que parece mais promissora. Mas isto é muito difícil de afirmar.
Tati - Eu espero que elas sejam minimamente competitivas e que sigam nos próximos anos, porque a partir do momento que foram as escolhidas para fazerem parte da F1, deduz-se que foram as que apresentarem os melhores projetos (ok, sabemos que talvez não tenha sido bem assim, mas vamos tentar acreditar, rsrs). Estou ansiosa para ver a Campos Meta, não somente por Bruno, mas também porque me parece, ser a mais adiantada no projeto. Lotus e Manor, apesar de pouco saber sobre, me passam um pouco mais de credibilidade. Já a USF1 é uma grande incógnita, e na verdade, não coloco muita fé!
13. Quem são os principais favoritos ao título de 2010 e quem pode surpreender?
Lu - Aiii! Responder essa sem testes e depois de tantas mudanças nas equipes. Vou na aposta básica. Acredito que Alonso e Massa na Ferrari sejam dois dos que brigarão. LH e Jenson na Mclaren também devem ser nomes a serem considerados. Agora, vou ligar o meu lado torcedora e citar o Nico, dependendo, claro, do que a Mercedes mostrar nos testes. Põe um bom carro na mão dele para ti ver, rsrsrs
Vick - Caramba... não consigo pensar em favoritos ainda. É uma grande incógnita, como esses pilotos lidarão com o fim do reabastecimento, gerando um novo sistema de classificação... e também, com a economia dos pneus. Acho que a Mercedes virá muito forte. Red Bull, McLaren e Ferrari ainda me são um grande ponto de interrogação. Gostaria de ver Alonso, Vettel, Nico e Jenson lutando pelo título. Completamente a contra-gosto, se Jenson estiver na luta, consequentemente, Lewis estará também... assim como o indefinido companheiro de Nico.
Ludy - Alonso e Massa, se a Ferrari for competitiva, e definitivamente será depois deste ano. Na McLaren a dupla também será forte na luta pelo título, resta saber como Hamilton vai enfrentar a competição com o outro campeão mundial da equipe, Jenson Button, que com certeza vai querer buscar o bicampeonato. Vettel e Red Bull já avisaram que querem o título de 2010. E Nico pela Mercedes (que deve ser bem competitiva) pode entrar nesta disputa, se tiver uma adaptação tranquila na nova equipe.
Tati - Favoritos?! Ih!! A minha reposta não vai fugir do padrão (rsrs). Ferrari e McLaren são sempre favoritas ao título! São equipes grandes e de tradição, além de terem pilotos fortes. Além destas, temos a Mercedes é a atual campeã do mundo (e tem Ross Brawn) e a Red Bull com Vettel, que em 2010 pode vir forte também. Mas para ser muito sincera, acho que tudo dependerá que como se desenvolverão as duas duplas de McLaren e Ferrari. Se der uma confusão generalizada, sobrará espaço para Mercedes e Red Bull. Se não der conflitos, o título fica entre Alonso, Massa, Hamilton e Button.
14. Para finalizar o assunto F1, qual a projeção que vocês fazem para a temporada 2010 de uma maneira geral?
Lu - Por conta do novo regulamento eu espero que pelo menos o início da temporada seja bem disputada e com novidades. Uma das características da F1 é a o poder de adaptação e do meio para o final tanto os engenheiros quantos os pilotos já deverão estar adaptados. Bagunça mesmo só no início.
Ludy - Acho que será um campeonato bem disputado mesmo, pois provavelmente quatro equipes estarão na luta pelos títulos em jogo: Ferrari, McLaren, Red Bull e Mercedes. Os mínimos detalhes decidirão os campeões.
Tati - 2010 tem tudo para ser uma das melhores temporadas dos últimos tempos, ainda que a ausência de Kimi seja sentida. Fim do abastecimento, a volta de um Senna à categoria, novas equipes e intensas disputas internas: Alonso e Massa na Ferrari, uma dupla latina que promete fortes emoções. Assim como a dupla inglesa e campeã formada por Hamilton e Button na inglesa McLaren. Por isso, creio que 2010 promete boas emoções para nós torcedores.
15. Saindo um pouco da F1, temos outros octetes em outras categorias que não são tão populares por aqui como F1. Como eles estão disputando suas competições, e quais as projeções de futuro para eles?
Lu - Jacques quer porque quer voltar para F1 e acho que ele vai acabar conseguindo. Dentro da teoria que gato escaldado tem medo de água fria eu não queria que Jacques voltasse. Ele foi tão maltratado em outros anos que acabo com medo de uma volta quando ele já não é tão jovem e ainda em uma equipe menor. Mas, se ele voltar estaremos todas lá torcendo muito pelo rei do Octeto, como sempre. Não é segredo que eu não morro de amores pelo Montoya e nem pela categoria americana, mas acho que ele terá mais um bom ano na Nascar. Acho que lá ele se diverte com o que gosta, sem o clima pesado e estressante da F1. Faz um pódio aqui e ali, beija um muro acolá e se diverte almoçando e twittando feliz.
Ludy - Vou ser sincera, não acompanho muito a carreira de Montoya na Nascar porque não é uma categoria que me cativa, mas este ano ele me pareceu bem mais competitivo, talvez porque já esteja totalmente à vontade. Coulthard abandonou as pistas e foi para TV como todos sabem. E Jacques está tentando retornar à F-1, mas caso não consiga, deve tentar suas chances novamente na Nascar.
Tati - Jacques Villeneuve continua sua luta para voltar à F1 em 2010 (e torço que consiga! Rsrs), assim como Trulli, que também busca uma vaguinha após a saída da Toyota, Jarno disse que as visitas ao EUA e a Nascar eram apenas por diversão. Temos que esperar para saber a verdade. Montoya continua feliz e contente na Nascar. David Coulthard, além de comentarista na BBC, já declarou sentir falta das pistas e que deseja voltar a pilotar em outra categoria. E Kimi já tem contrato assinado com a Citroën para competir no Campeonato de Rali em 2010. Agora é aguardar algumas confirmações e torcer para que todos se ajeitem e sejam felizes onde estiverem.
16. Um dos anúncios mais surpreendentes nesse fim de ano foi a decisão de Kimi Raikkönen tirar um ano sabático em 2010. Mas ele deve correr em algumas oportunidades do WRC. Foi uma surpresa essa decisão e o que ele poderá conquistar no mundial de ralis?
Lu - Uma surpresa é um piloto como Kimi não ser disputado a tapas pelas equipes. Isso é uma surpresa. Já a opção do rali nem tanto desde que ele disputou algumas etapas no ano passado e pudemos ver a cara de feliz do finlandês. A Ludy sempre consegue mil fotos e vídeos e a alegria dele ao disputar essas provas era notável. Acho que ele vai se divertir e se dar bem porque Kimi não é fraco, não. Sugiro ficar de olho na Citroen ano que vem.
Ludy - Surpresa não foi, pelo menos para mim. Desde que ele começou a se envolver com rally eu já esperava por esta mudança. Só não achava que seria da forma que foi, sem direito a uma despedida digna. A verdade, na minha opinião, é que Kimi vai tirar o ano para decidir se valerá a pena voltar à F-1 em 2011 e sinceramente, como fã do piloto, por mais que minha vontade fosse vê-lo de volta à categoria, acho que depois de um ano no rally, correndo pela Citroën, ele não voltará mais.
Tati - Para mim não foi surpresa, mas é uma coisa meio inacreditável! Ainda não consegui assimilar a ideia de que Kimi, um campeão de mundo e um dos melhores pilotos da nova geração, não estará no grid ano que vem. É um absurdo que ninguém tenha impedido esta saída, principalmente, Bernie Ecclestone. Acredito que Kimi possa sim, fazer uma carreira vitoriosa no mundo dos ralis. Claro que não inicialmente, mas com o tempo ele poderá conquistar muitas coisas no rali. E aposto que se ele gostar de lá, não volta nunca mais para este mundo aprisionante que é a F1.
17. Pra fechar a entrevista, peço que vocês projetem o 2010 de cada octete.
Lu - De novo vou ganhar meio ponto... Começo com Nico que acho que vai ter uma no de adaptação em muito trabalho paras e firmar em uma equipe nova e que ele não conhece. Ele quer ser o piloto número um do time e vai lutar por isso com bons resultados. Não tenho dedo podre para piloto e acho que vai ser dar bem. Kimi vai se divertir para caramba correndo muito e em qualquer piso. Vai nos matar de susto e preocupação batendo aqui e ali, mas vai surpreender muito com os resultados. Alonso é outro que terá um ano de adaptação na Ferrari. E ele vai ter um trabalho maior que o de Nico, pois chega a uma equipe onde o companheiro já está lá há anos. Vai ser uma briga de foice ali dentro e eu sou mais o espanhol. Com certeza. Jenson vai para a McLaren e lá LH é dono do campinho. Pelo perfil lord do Jenson não acho que eles peleiem muito ou que venhamos a saber se isso acontecer. Mas, também vai ser uma briga interna boa se Jenn vier pilhado depois do título. Lindo mesmo vai ser a disputa de atenção entre a Michibata e a Nicole Doll. Isso sim vai saltar faíscas! Hahahaha
Vick - Jenson Button – escolheu um caminho muito difícil, ser companheiro de Lewis Hamilton e na McLaren, é algo completamente louco da parte dele. Mas... vamos ver o que vai acontecer. Passado o primeiro impacto, acho que será muito interessante. Será uma chance de Jenson provar o seu talento ou passar o resto da vida se lamentando (não é o perfil dele, mesmo que seja injustiçado)
Nico Rosberg – entrou para uma equipe de futuro. Vai “ganhar” um belo carro, será o ano de sua vida, tenho certeza.
Jarno Trulli – espero que consiga sua vaga o quanto antes. É uma pena... queria vê-lo em um bom carro, sonho que será postergado mais uma vez.
Fernando Alonso – espero que a Ferrari tenha um bom carro, e que a equipe esteja mais organizada. As ingerências de Domenicali tem sido patéticas. Kimi sofreu muito com a incompetência desse italiano, e espero que Alonso não sofra o mesmo.
Jacques Villeneuve: estou ansiosa pela definição do futuro de Jacques Villeneuve. Acho insano da parte dele voltar para o circo, e ao mesmo tempo, fico muito empolgada, por poder vê-lo pilotando novamente, com regularidade pré-estabelecida.
Juan Pablo Montoya: 2009 foi a melhor temporada de Montoyucho na NASCAR. 2010 tem tudo para ser melhor ainda. Seria loucura sonhar com o colombiano na luta pelo título? Acho que não.
David Coulthard: nosso Lorde Escocês está prometendo voltar as competições sobre 4 rodas, estou ansiosa, aguardando as novidades.
Kimi Räikkönen: para mim, será muito interessante conhecer uma nova categoria de automobilismo, e sei que Kimi irá se divertir muito por lá, mas não me conformo ainda. Espero que seja realmente um ano sabático, e que em 2011 Kimi volte com força total, porque ficaria muito feliz em vê-lo com mais um título na F1. Se alguém merece, é ele.
Ludy - Jacques e Trulli estão à procura de um lugar para correr: F-1 ou Nascar, embora o italiano negue esta segunda opção. Já ouvi rumores inclusive sobre os dois formarem uma dupla na Lotus. Mas não passam de rumores.
Alonso, Vettel, Jenson e Nico estarão na luta pelo título de 2010 na F-1.
Montoya vai continuar sua diversão na Nascar, David sua carreira de comentarista. E Kimi, de verdade, acho que fará bonito no Mundial de Rali pela equipe Junior da Citroën. Espero alguns pontinhos com certeza, e até sonho com um pódio. Quem sabe em um dos ralis de asfalto?
Tati - Bom, vamos lá! Farei uma projeção carregada de torcida ok!?? hehe
Alonso, Jenson e Vettel disputam o campeonato, com Alonso saindo como o campeão de 2009. Nico também fará um ótimo campeonato, mas não ainda para disputar um título. Trulli e Jacques na Lotus, para diversão das “Diretoras do Octeto”. Kimi aprendendo no Rali, disputando pontos e quem sabe um pódio? Montoya disputando mais um play-off da Nascar e David Coulthard de volta as pistas só por diversão, hehe. Eu disse que era uma resposta com “senso comprometido”! rsrs
Confira as entrevistas anteriores
Bianca Moura - Blog F1 com Café - 18 de novembro
Priscilla Bar - Blog Guard Rail - 25 de novembro
Barbara Franzin - Blog Velocidade - 02 de dezembro
Lu - Acho que eu não tenho conhecimento técnico para responder essa
Ludy - No momento acho que não há necessidade de nada. Os acidentes infelizmente fazem parte deste esporte, e como disse, acho que o de Massa foi uma fatalidade e o do Glock algo de corrida. Por isso vejo a categoria segura.
Tati - Com o acidente do Massa, pudemos ver quão importante é o capacete! Não que tenhamos nos esquecido da grande importância que ele tem, mesmo porque o casco é quesito obrigatório, mas depois do ocorreu na Hungria, eu acho fundamental o surgimento de novas formas de melhorar ainda mais a segurança dos capacetes. Além disso, acho que quando o assunto é segurança, a participação dos pilotos é essencial! Eles têm que fazer parte desta discussão!
10. Vimos também nesses últimos 12 meses a saída de três montadoras da categoria. Em contrapartida o grid para 2010 vai crescer com a entrada de mais garagistas. Quais as opiniões sobre o assunto? Isso é benéfico para a categoria nessa atual política de corte de custos ou não terá muita influência?
Lu - Do modo como tu coloca soa como uma volta ao que acontecia nos tempos áureos. Eu sinceramente acho legal. Não sou a favor de uma F1 pobre de 40 milhões, mas também não quero que ela seja só uma vitrine para vender carro esportivo e de rua. Se é para ser assim que vão embora, mesmo. Hunft! Acho que as montadoras são bem vindas desde que comprometidas com a categoria e o que ela representa. Mas eu gosto de equipes que vivem de ser equipes. Acho que o exemplo da Williams é bonito.
Ludy - A saída das montadoras é o único ponto que eu concordava com Mosley. Elas se cansam, fazem as malas e a F-1 que se vire. E isto é ruim para o esporte, esta insegurança constante, ainda mais com a influência da economia mundial. Não gosto de ver a F-1 dependente das montadoras e seus balanços financeiros anuais.A guerra da FIA x FOTA este ano deixou claro que sim, é preciso diminuir os custos, mas não de qualquer forma, porque não consigo ver o desenvolvimento tecnológico sem investimento financeiro, e sem isto, a F-1 não evolui. É preciso haver um meio termo.
Tati - Sou sempre a favor da chegada de novas equipes, porque além de ser um caminho natural para a chegada de novos talentos (ou não,.rsrs), elas podem trazer este velho espírito garagista, que praticamente desapareceu com a chegada das montadoras na F1. O que me preocupa é saber o quão competitivas serão estas equipes e qual a capacidade real que elas têm de fazer parte da F1 e nela se manter. Um exemplo é a USF1, não sabemos quase nada sobre esta equipe, o que faz surgir inúmeras dúvidas quanto sua capacidade. Do que adianta começar o campeonato 2010 com o grid cheio e chegar no Brasil, etapa final, com as 10 equipes de sempre? Acho que é nisso que temos que pensar antes de aceitar novas equipes somente para fazer número no grid.
11. Sobre as regras de 2010, não haverá mais reabastecimento e com isso os treinos serão disputados com tanque vazio. Os testes também estão proibidos. Como vocês vêem essas novidades na F1?
Lu - Eu gostei do não reabastecimento. Mais contas para os engenheiros e mais perícia dos pilotos em saber administrar consumo com desempenho. Vai ser bem interessante, com certeza. E a classificação também. Todos vão ‘voar baixo” como se dizia antigamente. Mas, eu tenho saudades da classificação “12 voltas, 1 hora e matem-se pelo melhor tempo sem tráfego”. Acho que a falta de testes vai ajudar a dar uma nivelada, mas isso não dura mais que as primeiras etapas. Na quinta prova já estão todos adaptados a tudo.
Ludy - Acho que o fim do reabastecimento será algo bom. Os pilotos vão correr de igual para igual e aquele que for o mais rápido será de fato o piloto mais veloz, sem truques. Acho também que o planejamento das estratégias para as corridas, em função da ausência de reabastecimento, será fundamental. Um errinho no cálculo e veremos muitos carros com pane seca. Com relação aos testes serem proibidos, não gosto. Acho que poderia haver pelo menos um período durante a temporada. Ainda que limitado.
Tati - Com o fim do reabastecimento acho que teremos mais emoções durante as corridas: veremos quais são os pilotos mais rápidos, aqueles capazes de fazer a diferença ao tirar o máximo do carro na classificação, veremos todos eles lutando para cuidar dos pneus, teremos riscos de pane seca durante as corridas, entre outras coisas. Portanto, vejo com bons olhos esta mudança no regulamento. Sobre a proibição de testes, continuo achando isso um erro. Fazer testes é fundamental para o desenvolvimento dos carros, principalmente, para os modelos que começam mal no campeonato. Pergunto: como melhorar algo sem testar?? Penso que proibir os testes vai na contramão da evolução do esporte. Por isso, continuo considerando esta regra um erro.
12. O que esperar dessas novas equipes em sua primeira temporada no ano que vem?
Lu - Será que todas largam em março? Eu acho que serão final de grid, com exceção da Mercedes, que é nova mas com o staff da Brawn e dinheiro alemão. Sinceramente não acredito em uma nova Brawn, até porque a Brawn de novo tinha o nome e o dono, pois foi feita do que era Honda. O carro vinha sendo feito ao longo de todo 2008.
Ludy - Acho que se elas estiveram comprometidas com o futuro da categoria, ótimo. O problema é que não vejo desta forma, algumas delas para mim não passam de oportunismo, como a USF1, por exemplo. A Lotus e a Manor são incógnitas, porém parecem estar correndo atrás, e na minha opinião, a Campos é a que parece mais promissora. Mas isto é muito difícil de afirmar.
Tati - Eu espero que elas sejam minimamente competitivas e que sigam nos próximos anos, porque a partir do momento que foram as escolhidas para fazerem parte da F1, deduz-se que foram as que apresentarem os melhores projetos (ok, sabemos que talvez não tenha sido bem assim, mas vamos tentar acreditar, rsrs). Estou ansiosa para ver a Campos Meta, não somente por Bruno, mas também porque me parece, ser a mais adiantada no projeto. Lotus e Manor, apesar de pouco saber sobre, me passam um pouco mais de credibilidade. Já a USF1 é uma grande incógnita, e na verdade, não coloco muita fé!
13. Quem são os principais favoritos ao título de 2010 e quem pode surpreender?
Lu - Aiii! Responder essa sem testes e depois de tantas mudanças nas equipes. Vou na aposta básica. Acredito que Alonso e Massa na Ferrari sejam dois dos que brigarão. LH e Jenson na Mclaren também devem ser nomes a serem considerados. Agora, vou ligar o meu lado torcedora e citar o Nico, dependendo, claro, do que a Mercedes mostrar nos testes. Põe um bom carro na mão dele para ti ver, rsrsrs
Vick - Caramba... não consigo pensar em favoritos ainda. É uma grande incógnita, como esses pilotos lidarão com o fim do reabastecimento, gerando um novo sistema de classificação... e também, com a economia dos pneus. Acho que a Mercedes virá muito forte. Red Bull, McLaren e Ferrari ainda me são um grande ponto de interrogação. Gostaria de ver Alonso, Vettel, Nico e Jenson lutando pelo título. Completamente a contra-gosto, se Jenson estiver na luta, consequentemente, Lewis estará também... assim como o indefinido companheiro de Nico.
Ludy - Alonso e Massa, se a Ferrari for competitiva, e definitivamente será depois deste ano. Na McLaren a dupla também será forte na luta pelo título, resta saber como Hamilton vai enfrentar a competição com o outro campeão mundial da equipe, Jenson Button, que com certeza vai querer buscar o bicampeonato. Vettel e Red Bull já avisaram que querem o título de 2010. E Nico pela Mercedes (que deve ser bem competitiva) pode entrar nesta disputa, se tiver uma adaptação tranquila na nova equipe.
Tati - Favoritos?! Ih!! A minha reposta não vai fugir do padrão (rsrs). Ferrari e McLaren são sempre favoritas ao título! São equipes grandes e de tradição, além de terem pilotos fortes. Além destas, temos a Mercedes é a atual campeã do mundo (e tem Ross Brawn) e a Red Bull com Vettel, que em 2010 pode vir forte também. Mas para ser muito sincera, acho que tudo dependerá que como se desenvolverão as duas duplas de McLaren e Ferrari. Se der uma confusão generalizada, sobrará espaço para Mercedes e Red Bull. Se não der conflitos, o título fica entre Alonso, Massa, Hamilton e Button.
14. Para finalizar o assunto F1, qual a projeção que vocês fazem para a temporada 2010 de uma maneira geral?
Lu - Por conta do novo regulamento eu espero que pelo menos o início da temporada seja bem disputada e com novidades. Uma das características da F1 é a o poder de adaptação e do meio para o final tanto os engenheiros quantos os pilotos já deverão estar adaptados. Bagunça mesmo só no início.
Ludy - Acho que será um campeonato bem disputado mesmo, pois provavelmente quatro equipes estarão na luta pelos títulos em jogo: Ferrari, McLaren, Red Bull e Mercedes. Os mínimos detalhes decidirão os campeões.
Tati - 2010 tem tudo para ser uma das melhores temporadas dos últimos tempos, ainda que a ausência de Kimi seja sentida. Fim do abastecimento, a volta de um Senna à categoria, novas equipes e intensas disputas internas: Alonso e Massa na Ferrari, uma dupla latina que promete fortes emoções. Assim como a dupla inglesa e campeã formada por Hamilton e Button na inglesa McLaren. Por isso, creio que 2010 promete boas emoções para nós torcedores.
15. Saindo um pouco da F1, temos outros octetes em outras categorias que não são tão populares por aqui como F1. Como eles estão disputando suas competições, e quais as projeções de futuro para eles?
Lu - Jacques quer porque quer voltar para F1 e acho que ele vai acabar conseguindo. Dentro da teoria que gato escaldado tem medo de água fria eu não queria que Jacques voltasse. Ele foi tão maltratado em outros anos que acabo com medo de uma volta quando ele já não é tão jovem e ainda em uma equipe menor. Mas, se ele voltar estaremos todas lá torcendo muito pelo rei do Octeto, como sempre. Não é segredo que eu não morro de amores pelo Montoya e nem pela categoria americana, mas acho que ele terá mais um bom ano na Nascar. Acho que lá ele se diverte com o que gosta, sem o clima pesado e estressante da F1. Faz um pódio aqui e ali, beija um muro acolá e se diverte almoçando e twittando feliz.
Ludy - Vou ser sincera, não acompanho muito a carreira de Montoya na Nascar porque não é uma categoria que me cativa, mas este ano ele me pareceu bem mais competitivo, talvez porque já esteja totalmente à vontade. Coulthard abandonou as pistas e foi para TV como todos sabem. E Jacques está tentando retornar à F-1, mas caso não consiga, deve tentar suas chances novamente na Nascar.
Tati - Jacques Villeneuve continua sua luta para voltar à F1 em 2010 (e torço que consiga! Rsrs), assim como Trulli, que também busca uma vaguinha após a saída da Toyota, Jarno disse que as visitas ao EUA e a Nascar eram apenas por diversão. Temos que esperar para saber a verdade. Montoya continua feliz e contente na Nascar. David Coulthard, além de comentarista na BBC, já declarou sentir falta das pistas e que deseja voltar a pilotar em outra categoria. E Kimi já tem contrato assinado com a Citroën para competir no Campeonato de Rali em 2010. Agora é aguardar algumas confirmações e torcer para que todos se ajeitem e sejam felizes onde estiverem.
16. Um dos anúncios mais surpreendentes nesse fim de ano foi a decisão de Kimi Raikkönen tirar um ano sabático em 2010. Mas ele deve correr em algumas oportunidades do WRC. Foi uma surpresa essa decisão e o que ele poderá conquistar no mundial de ralis?
Lu - Uma surpresa é um piloto como Kimi não ser disputado a tapas pelas equipes. Isso é uma surpresa. Já a opção do rali nem tanto desde que ele disputou algumas etapas no ano passado e pudemos ver a cara de feliz do finlandês. A Ludy sempre consegue mil fotos e vídeos e a alegria dele ao disputar essas provas era notável. Acho que ele vai se divertir e se dar bem porque Kimi não é fraco, não. Sugiro ficar de olho na Citroen ano que vem.
Ludy - Surpresa não foi, pelo menos para mim. Desde que ele começou a se envolver com rally eu já esperava por esta mudança. Só não achava que seria da forma que foi, sem direito a uma despedida digna. A verdade, na minha opinião, é que Kimi vai tirar o ano para decidir se valerá a pena voltar à F-1 em 2011 e sinceramente, como fã do piloto, por mais que minha vontade fosse vê-lo de volta à categoria, acho que depois de um ano no rally, correndo pela Citroën, ele não voltará mais.
Tati - Para mim não foi surpresa, mas é uma coisa meio inacreditável! Ainda não consegui assimilar a ideia de que Kimi, um campeão de mundo e um dos melhores pilotos da nova geração, não estará no grid ano que vem. É um absurdo que ninguém tenha impedido esta saída, principalmente, Bernie Ecclestone. Acredito que Kimi possa sim, fazer uma carreira vitoriosa no mundo dos ralis. Claro que não inicialmente, mas com o tempo ele poderá conquistar muitas coisas no rali. E aposto que se ele gostar de lá, não volta nunca mais para este mundo aprisionante que é a F1.
17. Pra fechar a entrevista, peço que vocês projetem o 2010 de cada octete.
Lu - De novo vou ganhar meio ponto... Começo com Nico que acho que vai ter uma no de adaptação em muito trabalho paras e firmar em uma equipe nova e que ele não conhece. Ele quer ser o piloto número um do time e vai lutar por isso com bons resultados. Não tenho dedo podre para piloto e acho que vai ser dar bem. Kimi vai se divertir para caramba correndo muito e em qualquer piso. Vai nos matar de susto e preocupação batendo aqui e ali, mas vai surpreender muito com os resultados. Alonso é outro que terá um ano de adaptação na Ferrari. E ele vai ter um trabalho maior que o de Nico, pois chega a uma equipe onde o companheiro já está lá há anos. Vai ser uma briga de foice ali dentro e eu sou mais o espanhol. Com certeza. Jenson vai para a McLaren e lá LH é dono do campinho. Pelo perfil lord do Jenson não acho que eles peleiem muito ou que venhamos a saber se isso acontecer. Mas, também vai ser uma briga interna boa se Jenn vier pilhado depois do título. Lindo mesmo vai ser a disputa de atenção entre a Michibata e a Nicole Doll. Isso sim vai saltar faíscas! Hahahaha
Vick - Jenson Button – escolheu um caminho muito difícil, ser companheiro de Lewis Hamilton e na McLaren, é algo completamente louco da parte dele. Mas... vamos ver o que vai acontecer. Passado o primeiro impacto, acho que será muito interessante. Será uma chance de Jenson provar o seu talento ou passar o resto da vida se lamentando (não é o perfil dele, mesmo que seja injustiçado)
Nico Rosberg – entrou para uma equipe de futuro. Vai “ganhar” um belo carro, será o ano de sua vida, tenho certeza.
Jarno Trulli – espero que consiga sua vaga o quanto antes. É uma pena... queria vê-lo em um bom carro, sonho que será postergado mais uma vez.
Fernando Alonso – espero que a Ferrari tenha um bom carro, e que a equipe esteja mais organizada. As ingerências de Domenicali tem sido patéticas. Kimi sofreu muito com a incompetência desse italiano, e espero que Alonso não sofra o mesmo.
Jacques Villeneuve: estou ansiosa pela definição do futuro de Jacques Villeneuve. Acho insano da parte dele voltar para o circo, e ao mesmo tempo, fico muito empolgada, por poder vê-lo pilotando novamente, com regularidade pré-estabelecida.
Juan Pablo Montoya: 2009 foi a melhor temporada de Montoyucho na NASCAR. 2010 tem tudo para ser melhor ainda. Seria loucura sonhar com o colombiano na luta pelo título? Acho que não.
David Coulthard: nosso Lorde Escocês está prometendo voltar as competições sobre 4 rodas, estou ansiosa, aguardando as novidades.
Kimi Räikkönen: para mim, será muito interessante conhecer uma nova categoria de automobilismo, e sei que Kimi irá se divertir muito por lá, mas não me conformo ainda. Espero que seja realmente um ano sabático, e que em 2011 Kimi volte com força total, porque ficaria muito feliz em vê-lo com mais um título na F1. Se alguém merece, é ele.
Ludy - Jacques e Trulli estão à procura de um lugar para correr: F-1 ou Nascar, embora o italiano negue esta segunda opção. Já ouvi rumores inclusive sobre os dois formarem uma dupla na Lotus. Mas não passam de rumores.
Alonso, Vettel, Jenson e Nico estarão na luta pelo título de 2010 na F-1.
Montoya vai continuar sua diversão na Nascar, David sua carreira de comentarista. E Kimi, de verdade, acho que fará bonito no Mundial de Rali pela equipe Junior da Citroën. Espero alguns pontinhos com certeza, e até sonho com um pódio. Quem sabe em um dos ralis de asfalto?
Tati - Bom, vamos lá! Farei uma projeção carregada de torcida ok!?? hehe
Alonso, Jenson e Vettel disputam o campeonato, com Alonso saindo como o campeão de 2009. Nico também fará um ótimo campeonato, mas não ainda para disputar um título. Trulli e Jacques na Lotus, para diversão das “Diretoras do Octeto”. Kimi aprendendo no Rali, disputando pontos e quem sabe um pódio? Montoya disputando mais um play-off da Nascar e David Coulthard de volta as pistas só por diversão, hehe. Eu disse que era uma resposta com “senso comprometido”! rsrs
Confira as entrevistas anteriores
Bianca Moura - Blog F1 com Café - 18 de novembro
Priscilla Bar - Blog Guard Rail - 25 de novembro
Barbara Franzin - Blog Velocidade - 02 de dezembro
5 comentários:
Cuidados meninas, o Schumi Mau tá voltando...
Diego a entrevista ficou linda!!!!
Obrigada pelo convite :)
Thiago, daí tu acorda todo mijado e caí da cama... Vai sonhando! hahahahahha
Bjus, Lu M
Diego, muitíssimo obrigada pelo convite! Foi um prazer responder.
hahaha Thiago, F1 agora perdeu a graça para mim...sou uma garota dos rallies agora!!! hahahaha
bjs pra vcs!!!
Ludy
Diegooo!! Muito obrigada por esta oportunidade!!!
Adorei participar!!!
Ih!! Thiago já começou... hehehehe
Bjinhosss do Octeto, Tati
Elas entendem muito do mundo Formula 1, não é apenas pura rasgação de seda por quem torce. Elas acompanham a F1 de um modo geral e estão sempre por dentro para dar suas opiniões! Me lembro de um chato que nos comentários no Octeto disse que elas não entende de nada(só porque não torcem para nenhum brasileiro, eu dou risada) mas elas não tem nada contra eles, apenas nenhum deu a empolgação a elas para torcer, mas o Bruno Senna tem a torcida delas e isso é bom para quem acha o contrário e elas tem a noção dos problemas que Bruno vai enfrentar, mas vale a torcida. O curioso é que elas torcem pelos seus pilotos a anos, e nos últimos 5 anos 3 dos Octetos, Alonso 05/06, Kimi 07,Button 09 foram campeões! Não é só por acaso ou torcida, elas viram eles correndo acreditaram e a prova esta aí, todos Campeões. Logo vem a vez do Nico! Olha os brasileiros vivem torcendo, acreditando no Rubinho a anos e até agora nada e nem pode reclamar 2009 o Rubinho teve um grande carro, Massa também teve sua chance mas até 2009 não deu. Queria um dia ver elas sendo entrevistadas na Tv, ia ser muito legal e seria um "banho" sobre o que é gostar de F1. Nada de choramingar " Ahhhhhhhhhhhhh a F1 esta chata e blá, blá, blá..." como muitos marmanjos falam. Hoje em dia nem comento F1 na rua, a choradeira é geral e já respondo na lata.
"Se esta chata porque vc acorda cedo para ver, melhor acordar cedo e ajudar a mulher a fazer uma boa faxina em casa"
Muito legal a entrevista, nota 10 para as meninas e ao blog No mundo da Velocidade, acredite elas quando começaram no Octeto nem imaginavam que iam ser entrevistadas, quanta honra em meninas?
inté
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