Button é pole de novo

E a Brawn GP continua dominando a F1, nesse início de temporada. Jenson Button é pole mais uma vez, agora em Sepang. Sem muitas sobras, o inglês conseguiu atingir o objetivo da equipe, que era de largar com ele na ponta, já que Rubens Barrichello perderá 5 posições pela troca de câmbio. Ao lado dele, sai Jarno Trulli, mais motivado do que nunca. E logo atrás, Glock e Rosberg. A turma do difusor vem forte mais uma vez.
Mas o treino de classificação, pra mim, não foi marcado por mais uma pole da surpreendente BGP e sim por um erro grosseiro, grotesco, bisonho e já não tão surpreendente assim da Ferrari, que deixou Felipe Massa a ver navios, ou melhor, seus concorrentes continuarem na briga, enquanto ele ficava pelo Q1. A cara de poucos amigos de Felipe, dirigindo-se ao motorhome, dizia tudo. A equipe calculou mal e achou que não era mais necessário seus pilotos voltarem a pista, depois de darem apenas quatro voltas. É claro que os pilotos também tem culpa no cartório, mas as mancadas estão passando dos limites.

Parece que a fonte de erros da Ferrari é inesgotável. No ano, é a segunda vez que erram contra Felipe Massa. No ANO. Se juntar com a conta do ano passado então... Por sorte e por falta de equipamento de uns, Kimi Raikkönen também não ficou pelo caminho no Q1.

Junto de Massa, Nelsinho Piquet também não passou da primeira parte da classificação. A batata dele, que já está assando faz tempo, pode queimar se ele teimar em não passar pelos Q1 e continuar errando desse jeito. Fazem companhia aos dois brasileiros a dupla "cara amarrada" da Force India, Sutil e Fisichella e Sebastien Buemi.
No Q2, os italianos pareceram ter acordado com o baque e não permitiram um vexame de deixar Kimi pelo caminho também. Quem na verdade ficou pelo caminho foi a McLaren. Após toda a confusão envolvendo Hamilton e a equipe, parece que o fim de semana em Sepang será melhor do que o de Melbourne, mas não bom o suficiente. Hamilton em décimo terceiro e Kovalainen em décimo quarto é um pesadelo que atormentará o time de hoje para amanhã. Quem também foi cortado no Q2 foram Bourdais, Nakajima e Heidfeld.

Aliás, o corte de Heidfeld pode ter sido algo meio que premeditado pela BMW. Como Sebastian Vettel perderia 10 posições e com Rubinho perdendo 5, havia uma boa possibilidade do alemão ganhar duas posições. No fim, levou só uma, que já era garantida. Assim, ele será o único piloto do TOP 10 que poderá largar com modificações no carro. E a estratégia pode dar certo. Enquanto isso, as favoritas sobravam lá na frente.
No Q3 tinhamos, as duas BGP, duas Toyotas, duas RBRs, uma Ferrari, uma BMW, uma Renault e uma Williams. E a disputa foi boa pela pole. Jenson Button e Jarno Trulli meio que se revezaram durante a disputa e no fim, o inglês levou a melhor, mas sem folgas. Vettel foi o terceiro mais rápido, mas sai em décimo terceiro. Barrichello foi o quarto, mas sai em oitavo. Com isso, de Glock a Raikkönen, ou seja do quinto ao nono, todos herdaram duas posições. Alonso, que foi o décimo, com inflamação no ouvido e tudo, ganhou uma posição. No fim Rubinho perdeu quatro posições.

Para a corrida de amanhã, espero um equilibrio maior entre a BGP e suas concorrentes, mas eles ainda são os favoritos. Agora, as equipes que usarem o KERS poderão ter uma boa vantagem, no largo traçado e nas longas retas da pista de Sepang. É algo a se prestar atenção. E tudo poderá virar loteria caso chova. Esperemos.

Grid de largada

1°. Jenson Button (ING/Brawn)
2°. Jarno Trulli (ITA/Toyota)
3°. Timo Glock (ALE/Toyota)
4°. Nico Rosberg (ALE/Williams)
5°. Mark Webber (AUS/Red Bull)
6°. Robert Kubica (POL/BMW)
7°. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
8°. Rubens Barrichello (BRA/Brawn)
9°. Fernando Alonso (ESP/Renault)
10°. Nick Heidfeld (ALE/BMW)

11°.
Kazuki Nakajima (JAP/Williams)
12°. Lewis Hamilton (ING/McLaren)
13°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
14°. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren)
15°. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso)

16°. Felipe Massa (BRA/Ferrari)
17°. Nelsinho Piquet (BRA/Renault)
18°. Adrian Sutil (ALE/Force India)
19°. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India)
20°. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso)


Fotos: Autosport.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: