Button vence no Bahrein

Jenson Button venceu a terceira de quatro corridas no ano. E mostra, cada vez mais, que a Brawn GP é o carro a ser batido na temporada 2009. E a equipe inglesa, como já sabemos, não mostra apenas um bom desempenho, mas mostra também que Ross Brawn continua sendo genial nas estratégias, mesmo sem a estratégia de três paradas de Rubinho funcionar.

A vitória de Button, foi até de certa forma, tranquila. Uma largada boa, um desempenho constante e uma boa estratégia, culminaram com uma corrida competente. E isso deve lhe dar uma motivação extra, o que é muito importante. A vitória foi em um momento fundamental, pois ele e a equipe sabem que, os outros times, principalmente as grandes, vão crescer.

De resto, o GP do Bahrein, começou bem, mas esfriou bastante, já na metade. No fim, algumas disputas, como a ultrapassagem de Massa sobre Fisichella, com direito a toque e tudo, mas nada que animasse. Todos pareciam conformados com suas posições, resolvendo poupar equipamento.

De destaque positivo, podemos tirar o bom desempenho da McLaren, com Hamilton, porque Kovalainen definitivamente, não anda. A Ferrari, também teve um desempenho, digamos, bom, pelo o que vinha apresentando e enfim, marcou seus primeiros três pontos, com Kimi Raikkönen. E poderia ter marcado com Massa também, se esse não tivesse tido um toque no início. Outro desempenho elogiavel, pelo o que vinha apresentando, foi o de Nelsinho Piquet, que terminou um GP decente esse ano, na décima posição.

De negativo, é o inacreditável mal desempenho da BMW. Robert Kubica terminou na décima oitava posição, e Nick Heidfeld em décimo nono. Só dezenove carros terminaram o GP. Ou seja, os dois foram os últimos. Os alemães não conseguiram desenvolver um grande pacote e hoje tem um dos piores carros do grid.

Para daqui a duas semanas, na Espanha, muitas equipes já planejam levar um novo pacote aerodinâmico, para tentarem fazer frente a BGP. As coisas vão se equilibrando, mas a vantagem continua com a equipe de Brackley continua visível.

A corrida

Na largada, Timo Glock, com uma boa largada e aproveitando-se de um carro mais leve, assumiu o primeiro lugar, seguido por Trulli. Vindo da quinta posição, Lewis Hamilton subiu para terceiro e por uma curva chegou a passar Jarno Trulli, mas ficou mesmo com a terceira posição. Na sequência, Button, Vettel, Barrichello, Raikkönen, Alonso, Massa e Rosberg.

No meio do grid, Nelsinho Piquet, com uma grande largada, subiu para a décima primeira posição. E viu atrás dele, a melhor briga por posições do ano. Heidfel, Kubica, Webber, Fisichella, Nakajima, Kovalainen, Buemi, Bourdais e Sutil brigando por posições, se tocando e fazendo ultrapasagens.

Mas alguns carros sofreram com os toques da largada, inclusive Felipe Massa, que teve que ir trocar o bico de seu carro. Heidfeld, Kubica e Nakajima também. Enquanto isso, Lewis Hamilton era ultrapassado pro Jenson Button.

Na frente, as Toyotas mais leves, tentavam se distanciar o máximo possível dos concorrentes. Na décima primeira volta, Timo Glock abriu a janela de pit stops. Na volta seguinte foi a vez de Trulli. Sem abrirem uma grande vantagem, as Toyotas voltaram no meio do pelotão. Na volta catorze, Barrichello entrou. Na seguinte foi a vez de Button e Hamilton. Alonso, foi para seu pit na volta dezessete. Vettel parou na volta dezenove e Raikkönen e Rosberg, finalmente, pararam na vlta vinte e um.

Após oito dos nove primeiros fazerem seus pit stops, as posções ficaram claras para todos. Jenson Button, pulou para a liderança, seguido por Trulli, Vettel, Hamilton, Barrichello, que ultrapassou Piquet e Glock, o prórpio Glock, Nelsinho, Raikkönen, Alonso e Rosberg. Nelsinho parou na volta vinte e três, voltando em décimo segundo.

Enquanto isso, lá atrás, pouca movimentação. Com a corrida prejudicada, Felipe Massa enfrentava probelmas com o KERS e não conseguia passar da décima quarta posição.

Voltando para o pelotão da frente, Rubens Barrichello voava, mas quando se aproximava de Lewis Hamilton, foi para o pit, mudando a estratégia para três paradas.

Nisso, Jenson Button voava e abria muito para Jarno Trulli, que segurava Sebastian Vettel e Lewis Hamilton. A partir dai, monotonia.

Na volta trinta e três, Timo Glock abriu a segunda janela de pits. Na trigésima sétima, Button, Trulli e Hamilton fizeram os seus. Na quadragésima volta, quem parou foi Vettel. Nesse momento, Button liderava, com Raikkönen em segundo e Vettel em terceeiro. Só que o finlandês tinha uma parada a fazer. E a fez, na volta quarenta e quatro.

No pelotão de trás, Felipe Massa parava pela terceira vez.

Jenson Button, só administrava, enquanto Vettel e Trulli disputavam a segunda posição. A oito voltas do fim, Nakajima abandonou. Nada mais aconteceu. Com todos poupando equipamento, foi só administrar as posições, com Button cruzando a linha de chegada na frente.

Classificação final

1º. Jenson Button (ING/Brawn GP) 1h31min48s182
2º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) 7s187
3º. Jarno Trulli (ITA/Toyota) 9s170
4º. Lewis Hamilton (ING/McLaren) 22s096
5º. Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP) 37s779
6º. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) 42s057
7º. Timo Glock (ALE/Toyota) 42s880
8º. Fernando Alonso (ESP/Renault) 52s775
9º. Nico Rosberg (ALE/Williams) 58s198
10º. Nelsinho Piquet (BRA/Renault) 1min05s149
11º. Mark Webber (AUS/Red Bull) 1min07s641
12º. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) 1min17s824
13º. Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso) 1min18s805
14º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) 1 volta
15º. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India) 1 volta
16º. Adrian Sutil (ALE/Force India) 1 volta
17º. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) 1 volta
18º. Robert Kubica (POL/BMW Sauber) 1 volta
19º. Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber) 1 volta

Não completou

20º. Kazuki Nakajima (JAP/Williams)

Mundial de pilotos

1º. Jenson Button 31 pontos
2º.
Rubens Barrichello 19
3º. Sebastian Vettel 18
4º. Jarno Trulli 14,5
5º. Timo Glock 12
6º. Mark Webber 9,5
7º. Lewis Hamilton 9
8º. Fernando Alonso 5
9º. Nick Heidfeld 4
10º. Heikki Kovalainen 4
11º. Nico Rosberg 3,5
12º. Sebastien Buemi 3
13º. Kimi Raikkönen 3
14º. Sebastien Bourdais 1
15º. Kazuki Nakajima 0
16º. Adrian Sutil 0
17º. Giancarlo Fisichella 0
18º. Felipe Massa 0
19º. Nelsinho Piquet 0
20º. Robert Kubica 0

Mundial de Construtores

1º. Brawn GP 50 pontos
2º. Red Bull 27,5
3º. Toyota 26,5
4º. McLaren 13
5º. Renault 5
6º. BMW 4
7º. Toro Rosso 4
8º. Williams 3,5
9º. Ferrari 3
10º. Force India 0
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

Fábio Andrade disse...

Achei a corrida meio mala, especialmente a 2ª metade. Mas foi o normal para corridas no seco.

Glórias para o Button que vai se isolando. Mas Barcelona deve trazer algumas mudanças na geopolítica do grid.