Sebastian Vettel. Esse garoto anda muito. De ponta a ponta, em pista molhada, como em Monza-08, após uma largada com safety-car, Vettel venceu sua segunda corrida na F1. E pela segunda vez ele deu a primeira vitória a uma equipe. E para completar a festa austríaca da Red Bull, Mark Webber foi segundo.
A RBR deu um show, em mais uma corrida atípica. Com um ritmo muito superior comparado aos demais, eles precisaram apenas administrar a corrida. Mas Vettel foi além, dando uma aula de como se guia na chuva. Esse foi o segundo pódio do alemão e pela segunda vez no topo.
É bem verdade que a chuva neutralizou todas as estratégias, que pareciam estar a favor da BGP, e largar mais leve ou não, não fez tanta diferença. Mas, isso não diminui o feito da RBR. Já a Brawn GP, com um carro acertado para pista seca, não conseguiu fazer frente a Red Bull. Restou a Button e Barrichello garantir o terceiro e o quarto lugares, mantendo a liderança no mundial de pilotos e construtores.
Quem apareceu bem na tabela, dessa vez, foi a McLaren, com Kovalainen em quinto e Hamilton, que abusou dos erros, em sexto. Fechando os oito primeiros, Glock ficou com a sétima posição e Sebastien Buemi, que andou muito na chuva também, foi o oitavo.
Já a Ferrari, decepcionou novamente. Raikkönen foi décimo e Massa abandonou, com problemas eletrônicos. Pela terceira corrida consecutiva, os italianos não pontuaram. Outra equipe que foi mal é a BMW. Heidfeld, décimo segundo penando, e Kubica, que errou muito também, uma posição atrás, dão o tom da apatia da equipe. Os dois andam reclamando muito do carro...
Por fim, a Renault, que estragou a corrida de Alonso, ao fazê-lo parar antes da largada, mandando-o para a última posição. O espanhol ainda buscou um nono lugar, mostrando porque é bi campeão. Nelsino por sua vez, andou mais fora da pista do que dentro, e terminou a corrida, não sei como, na última posição. A cada dia que passa, acredito menos que ele termina a temporada.
Daqui a uma semana teremos o GP do Bahrein.
A corrida
A corrida começou com Safety Car, devido a garoa fina, mas constante, que caía em Xangai. Alguns pilotos com Alonso e Rosberg, aproveitaram para mudar a estratégia, durante o safety car.
A prova só omeçou pra valer na volta 8, quando o Safety Car foi para os boxes. Na primeira valendo volta, todo mundo andou devagar, analisando a pista molhada. A partir dai, começamos a ver um festival de escapadas, rodadas e boas disputas. Hamilton passou Raikkönen e Trulli, chegando a quinta posição. Na volta seguinte, rodou e caiu pra décimo. Sebastien Buemi, que na relargada estava em oitavo, se benificiou do erro de Hamilton e passou Raikkönen, assumindo a quinta posição.
Lá na frente, sem spray na cara, abria vantagem. Na décima quinta volta, Mark Webber abriu a janela de pits. Vettel foi para os boxes na volta seguinte.
Na volta 18, Robert Kubica tentou passar por cima de Jarno Trulli, causando um safety car. Trulli abandonou e Kubica teve que parar para trocar a asa dianteira. Com a corrida sob bandeira amarela, as duas BGP foram para os boxes. Button, líder naquele momento, voltou em segundo e Barrichello, que era o segundo, voltou em sétimo.
Na volta 21, durante o safety car, a Ferrari de Felipe Massa, parou subitamente. Fim de prova para o brasileiro. A explicação da equipe foi problema elétrico.
Relargada na volta 23 e tivemos mais um capítulo da batalha Hamilton x Raikkönen. O inglês passou o finlandês pela terceira vez, assumindo a quarta posição.
Após essa segunda relargada, a maioria dos pilotos passaram algumas voltas guiando com mais cuidado. Mas ai Nakajima, com duas belas escapadas, reabriu o festival de saídas da pista. Nelsinho Piquet, seguiu o exemplo do japonês, e também deu uma bela rodada. Jenson Button também errou, perdendo o ponto de franagem no fim da reta oposta, cedendo a segunda posição a Mark Webber, na volta 30. Duas voltas depois, foi a vez de Webber errar, e Button aproveitou para recuperar a segunda posição, mas não por muito tempo, já que Webber recuperou a posição em uma bela manobra.
Outra briga que chamou a atenção foi entre Buemi e Alonso, pelo sétimo posto. O jovem suiço segurou o bi campeão por oito voltas, sendo ultrapassado na volta 33.
Os líderes voltaram a parar na volta 37, com Vettel e na 39 com Webber. O alemão voltou na terceira posição logo atrás de Button e na volta 41 reassumiu a ponta, com uma bela manobra sobre Button. O inglês parou na volta 43. Na volta 44 foi a vez de Barrichello parar.
O rei da brita, Nakajima, resolveu fazer um bem para a corrida na volta 46, abandonando. Em seguida, o principe das rodadas, Nelsinho Piquet, rodou na entrada dos boxes, e teve que torcar o bico. Novamente.
Hamilton, outro que abusou das saídas de pista, saiu mais uma vez, tentando se aproximar de Rubinho. Kovalainen acabou ultrapassando o companheiro. Duas voltas depois, novo erro, e mais uma posição perdida, agora para Adrian Sutil, grande surpresa da corrida. Mas a surpresa, surpreendeu mais por ter jogado três pontos fora, ao aquaplanar e bater sozinho, a cinco voltas do fim.
Lá nas frente, Vettel, Webber e Button só administraram a corrida, até a bandeirada final.
Classificação Final
1°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1h57min43s485 (56 voltas).
2°. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 10s9
3°. Jenson Button (ING/Brawn), a 44s9
4°. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), a 1min07s7
5°. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), a 1min05s1
6°. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 1min11s8
7°. Timo Glock (ALE/Toyota), a 1min14s4
8°. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), a 1min16s4
9°. Fernando Alonso (ESP/Renault), a 1min24s3
10°. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 1min31s7
11°. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), a 1min24s1
12°. Nick Heidfeld (ALE/BMW), a 1min25s8
13°. Robert Kubica (POL/BMW), a 1min36s8
14°. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), a 1 volta
15°. Nico Rosberg (ALE/Williams), a 1 volta
16°. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), a 2 voltas
17°. Adrian Sutil (ALE/Force India), a 6 voltas
18°. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), a 1s865
19°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1s959
20°. Jarno Trulli (ITA/Toyota), a 2s071
Mundial de Pilotos
1º. Jenson Button 21 pontos
2º. Rubens Barrichello 15
3º. Sebastian Vettel 10
4º. Timo Glock 10
5º. Mark Webber 9,5
6º. Jarno Trulli 8,5
7º. Nick Heidfeld 4
8º. Fernando Alonso 4
9º. Heikki Kovalainen 4
10º. Lewis Hamilton 4
11º. Nico Rosberg 3,5
12º. Sebastien Buemi 3
13º. Sebastien Bourdais 1
14º. Kimi Raikkönen 0
15º. Kazuki Nakajima 0
16º. Adrian Sutil 0
17º. Giancarlo Fisichella 0
18º. Felipe Massa 0
19º. Nelsinho Piquet 0
20º. Robert Kubica 0
Mundial de Construtores
1º. Brawn GP 36 pontos
2º. Red Bull 19,5
3º. Toyota 18,5
4º. McLaren 8
5º. BMW 4
6º. Renault 4
7º. Toro Rosso 4
8º. Williams 3,5
9º. Force India 0
10º. Ferrari 0
A RBR deu um show, em mais uma corrida atípica. Com um ritmo muito superior comparado aos demais, eles precisaram apenas administrar a corrida. Mas Vettel foi além, dando uma aula de como se guia na chuva. Esse foi o segundo pódio do alemão e pela segunda vez no topo.
É bem verdade que a chuva neutralizou todas as estratégias, que pareciam estar a favor da BGP, e largar mais leve ou não, não fez tanta diferença. Mas, isso não diminui o feito da RBR. Já a Brawn GP, com um carro acertado para pista seca, não conseguiu fazer frente a Red Bull. Restou a Button e Barrichello garantir o terceiro e o quarto lugares, mantendo a liderança no mundial de pilotos e construtores.
Quem apareceu bem na tabela, dessa vez, foi a McLaren, com Kovalainen em quinto e Hamilton, que abusou dos erros, em sexto. Fechando os oito primeiros, Glock ficou com a sétima posição e Sebastien Buemi, que andou muito na chuva também, foi o oitavo.
Já a Ferrari, decepcionou novamente. Raikkönen foi décimo e Massa abandonou, com problemas eletrônicos. Pela terceira corrida consecutiva, os italianos não pontuaram. Outra equipe que foi mal é a BMW. Heidfeld, décimo segundo penando, e Kubica, que errou muito também, uma posição atrás, dão o tom da apatia da equipe. Os dois andam reclamando muito do carro...
Por fim, a Renault, que estragou a corrida de Alonso, ao fazê-lo parar antes da largada, mandando-o para a última posição. O espanhol ainda buscou um nono lugar, mostrando porque é bi campeão. Nelsino por sua vez, andou mais fora da pista do que dentro, e terminou a corrida, não sei como, na última posição. A cada dia que passa, acredito menos que ele termina a temporada.
Daqui a uma semana teremos o GP do Bahrein.
A corrida
A corrida começou com Safety Car, devido a garoa fina, mas constante, que caía em Xangai. Alguns pilotos com Alonso e Rosberg, aproveitaram para mudar a estratégia, durante o safety car.
A prova só omeçou pra valer na volta 8, quando o Safety Car foi para os boxes. Na primeira valendo volta, todo mundo andou devagar, analisando a pista molhada. A partir dai, começamos a ver um festival de escapadas, rodadas e boas disputas. Hamilton passou Raikkönen e Trulli, chegando a quinta posição. Na volta seguinte, rodou e caiu pra décimo. Sebastien Buemi, que na relargada estava em oitavo, se benificiou do erro de Hamilton e passou Raikkönen, assumindo a quinta posição.
Lá na frente, sem spray na cara, abria vantagem. Na décima quinta volta, Mark Webber abriu a janela de pits. Vettel foi para os boxes na volta seguinte.
Na volta 18, Robert Kubica tentou passar por cima de Jarno Trulli, causando um safety car. Trulli abandonou e Kubica teve que parar para trocar a asa dianteira. Com a corrida sob bandeira amarela, as duas BGP foram para os boxes. Button, líder naquele momento, voltou em segundo e Barrichello, que era o segundo, voltou em sétimo.
Na volta 21, durante o safety car, a Ferrari de Felipe Massa, parou subitamente. Fim de prova para o brasileiro. A explicação da equipe foi problema elétrico.
Relargada na volta 23 e tivemos mais um capítulo da batalha Hamilton x Raikkönen. O inglês passou o finlandês pela terceira vez, assumindo a quarta posição.
Após essa segunda relargada, a maioria dos pilotos passaram algumas voltas guiando com mais cuidado. Mas ai Nakajima, com duas belas escapadas, reabriu o festival de saídas da pista. Nelsinho Piquet, seguiu o exemplo do japonês, e também deu uma bela rodada. Jenson Button também errou, perdendo o ponto de franagem no fim da reta oposta, cedendo a segunda posição a Mark Webber, na volta 30. Duas voltas depois, foi a vez de Webber errar, e Button aproveitou para recuperar a segunda posição, mas não por muito tempo, já que Webber recuperou a posição em uma bela manobra.
Outra briga que chamou a atenção foi entre Buemi e Alonso, pelo sétimo posto. O jovem suiço segurou o bi campeão por oito voltas, sendo ultrapassado na volta 33.
Os líderes voltaram a parar na volta 37, com Vettel e na 39 com Webber. O alemão voltou na terceira posição logo atrás de Button e na volta 41 reassumiu a ponta, com uma bela manobra sobre Button. O inglês parou na volta 43. Na volta 44 foi a vez de Barrichello parar.
O rei da brita, Nakajima, resolveu fazer um bem para a corrida na volta 46, abandonando. Em seguida, o principe das rodadas, Nelsinho Piquet, rodou na entrada dos boxes, e teve que torcar o bico. Novamente.
Hamilton, outro que abusou das saídas de pista, saiu mais uma vez, tentando se aproximar de Rubinho. Kovalainen acabou ultrapassando o companheiro. Duas voltas depois, novo erro, e mais uma posição perdida, agora para Adrian Sutil, grande surpresa da corrida. Mas a surpresa, surpreendeu mais por ter jogado três pontos fora, ao aquaplanar e bater sozinho, a cinco voltas do fim.
Lá nas frente, Vettel, Webber e Button só administraram a corrida, até a bandeirada final.
Classificação Final
1°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1h57min43s485 (56 voltas).
2°. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 10s9
3°. Jenson Button (ING/Brawn), a 44s9
4°. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), a 1min07s7
5°. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), a 1min05s1
6°. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 1min11s8
7°. Timo Glock (ALE/Toyota), a 1min14s4
8°. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), a 1min16s4
9°. Fernando Alonso (ESP/Renault), a 1min24s3
10°. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 1min31s7
11°. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), a 1min24s1
12°. Nick Heidfeld (ALE/BMW), a 1min25s8
13°. Robert Kubica (POL/BMW), a 1min36s8
14°. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), a 1 volta
15°. Nico Rosberg (ALE/Williams), a 1 volta
16°. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), a 2 voltas
17°. Adrian Sutil (ALE/Force India), a 6 voltas
18°. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), a 1s865
19°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1s959
20°. Jarno Trulli (ITA/Toyota), a 2s071
Mundial de Pilotos
1º. Jenson Button 21 pontos
2º. Rubens Barrichello 15
3º. Sebastian Vettel 10
4º. Timo Glock 10
5º. Mark Webber 9,5
6º. Jarno Trulli 8,5
7º. Nick Heidfeld 4
8º. Fernando Alonso 4
9º. Heikki Kovalainen 4
10º. Lewis Hamilton 4
11º. Nico Rosberg 3,5
12º. Sebastien Buemi 3
13º. Sebastien Bourdais 1
14º. Kimi Raikkönen 0
15º. Kazuki Nakajima 0
16º. Adrian Sutil 0
17º. Giancarlo Fisichella 0
18º. Felipe Massa 0
19º. Nelsinho Piquet 0
20º. Robert Kubica 0
Mundial de Construtores
1º. Brawn GP 36 pontos
2º. Red Bull 19,5
3º. Toyota 18,5
4º. McLaren 8
5º. BMW 4
6º. Renault 4
7º. Toro Rosso 4
8º. Williams 3,5
9º. Force India 0
10º. Ferrari 0
4 comentários:
Vettel vai dar muito trabalho ainda na F-1, grande piloto .....
mais uma vitória do Vettel em condições parecidas de Monza. Mas pilotou mto o moleque! Dia em q a Brawn não foi superior, a Mclata melhorou um pouco, a Ferrari piorou mais ainda (quase que a passa pela humilhação da Force India pontuar e ela não).
Ainda bem q agora a F1 volta pras manhãs de domingo.
Foi uma grande vitória do menino Vettel, com uma RBR andando muito. Os dois carros da Red Bull sobraram na pista, dobradinha merecida.
Abraço!
Leandro Montianele
Vou me juntar ao coro e elogiar a corrida do Vettel. Na chuva, é um dos melhores, senão o melhor. Dobradinha merecida da RBR.
A Ferrari decepcionou mais uma vez. Qual foi aquela tática da Renault? Rosberg também fez a mesma coisa. Bem estranho.
Agora resta saber a evolução das equipes e se a Brawn irá se confirmar como melhor equipe.
De ponto em ponto, Button vai se distanciando do Barrichello...
Abraço.
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