Ross Brawn deu hoje, uma declaração muito significativa sobre o uso dos tais difusores e toda a polêmica causada por seu uso em apenas três equipes.
Em meados de Março do ano passado, houve uma reunião sobre a definição de partes do regulamento de 2009. Brawn, era a favor da imposição de limites nas áreas que as equipes poderiam explorar, (uma delas era o difusor) em busca de um desempenho melhor, deixando assim um risco mínimo de dupla interpretação do regulamento.
Os outros dirigentes não deram a menor importância para as palavras do inglês.
O resultado estamos assistindo hoje. Revolta por parte das outras equipes e show de Williams, Toyota e BGP, que souberam analisar o regulamento e o exploraram bem.
Volto a dizer. Não será justo qualquer tipo de punição às três equipes envolvidas no caso. Se os responsáveis tiveram a competência de ler o regulamento e interpreta-lo de uma outra forma, encontrando uma brecha, mérito deles, já que estava aberto a mais de uma interpretação. O próprio Charlie Whitin disse isso.
E tem outra coisa. O pacote inteiro é bom. A maioria das equipes já estava trabalhando no modelo 2009 em 2008. Estão colhendo os frutos de um trabalho árduo. O difusor, em si, não faz milagres. Faz sim parte de um conjunto.
Foto: Autosport.com
Em meados de Março do ano passado, houve uma reunião sobre a definição de partes do regulamento de 2009. Brawn, era a favor da imposição de limites nas áreas que as equipes poderiam explorar, (uma delas era o difusor) em busca de um desempenho melhor, deixando assim um risco mínimo de dupla interpretação do regulamento.
Os outros dirigentes não deram a menor importância para as palavras do inglês.
O resultado estamos assistindo hoje. Revolta por parte das outras equipes e show de Williams, Toyota e BGP, que souberam analisar o regulamento e o exploraram bem.
Volto a dizer. Não será justo qualquer tipo de punição às três equipes envolvidas no caso. Se os responsáveis tiveram a competência de ler o regulamento e interpreta-lo de uma outra forma, encontrando uma brecha, mérito deles, já que estava aberto a mais de uma interpretação. O próprio Charlie Whitin disse isso.
E tem outra coisa. O pacote inteiro é bom. A maioria das equipes já estava trabalhando no modelo 2009 em 2008. Estão colhendo os frutos de um trabalho árduo. O difusor, em si, não faz milagres. Faz sim parte de um conjunto.
Foto: Autosport.com
2 comentários:
Acho que a polêmica do difusor é porque é algo que todo mundo pode ver, é externo ao carro. Mas o projeto vai muito além só daquela chapa de ar. A Honda trabalhou nesse carro por quase um ano, o resultado é esse. Agora só não entendo, a equipe japonesa foi pioneira no desenvolvimento do KERS, diziam ser o mais avançado, e os carros da Brawn não o usam. A toyota já irá equipar os delas, mostrando que a disputa vai ficar mais interessante.
Abraços.
Isso aí é dor de cotovelo dar outras equipes por não terem conseguido pensar antes no difusor. É brincadeira este tal julgamento, nem deveriam aceitar.
Diego, me desculpe ter sumido, mas ando meio atolado com o novo trabalho.
Abraço!
Leandro Montianele
Postar um comentário