Testes da Moto GP em Sepang

Na semana passada a Moto GP esteve na Malásia para os primeiros testes do ano. Tivemos algumas surpresas, algumas confirmações e uma boa idéia do que 2009 reserva sob duas rodas.

A começar pelas surpresas, Loris Capirossi foi o mais rápido no primeiro dia com sua Rizla-Suzuki. Quem achava que o italiano estava desmotivado se enganou redondamente. Após uma temporada de 2008 irregular, time e piloto parecem estar mais focados e harmoniosos. Além de ter liderado o primeiro dia, Capirossi foi segundo e terceiro nos dois dias posteriores. E para comprovar o bom desempenho da Suzuki, Chris Vermeulen não andou abaixo da sexta posição. Não me surpreenderei ser ver a Suzuki andando perto dos líderes esse ano, mas é bom ir com calma, pois testes são testes.

Já a Yamaha e a Ducati são as favoritas, com Valentino Rossi e Casey Stoner respectivamente. Mesmo sem estar em 100% de suas condições fisícas, os dois provaram porque são os melhores da Moto GP. Rossi, com cortes na mão e pé esquerdos, após um acidente doméstico, andou entre os três primeiros sempre. Já Stoner, que ainda sofre com dores no pulso, foi segundo no primeiro treino e dominou os outros dois. O australiano, assim como Rossi, é favorito sim ao título. Um pouco mais atrás, além da já citada Suzuki, aparecem as Hondas Repsol e Gresini, de Dani Pedrosa, que abandonou os testes por problemas no joelho, e Toni Elias, respectivamente. Os japoneses correm por fora, mas com o decorrer da temporada poderão ser a grande ameaça à Yamaha e à Ducati. O diferença entre essas equipes não é muito grande e Pedrosa é um ótimo piloto, o que pode ser um diferencial.

Já Jorge Lorenzo e Nicky Hayden decepcionaram. O espanhol luta para se adaptar à nova moto e aos novos pneus. É bom lemabrar que ele andou a temporada passada com Michelin enquanto Rossi, seu companheiro, andou com Bridgestone. Outro fator apontado pelo piloto para seu mal desempenho é sua condição fisica, que não é 100%. Já o americano Nicky Hayden, vai aos poucos se adaptando à sua nova equipe, a Ducati. Mesmo andando no pelotão intermediário, o que incomodou bastante, o campeão de 2006 ainda está otimista com relação ao seu trabalho e o trabalho da equipe.

Alguns pilotos que subiram da 250cc também testaram, como Mika Kallio e Yuki Takahashi. Ainda se acostumando com o novo equipamento, os dois andaram lá atrás.

Não podemos tirar muitas conclusões dos testes da Moto GP, mas algumas coisas já começam a ficar claras, como por exemplo, o favoritismo de Rossi e Stoner e as dificuldades que Lorenzo e Hayden terão para superar seus companheiros. As equipes ainda vão trabalhar bastante até o início da temporada, a fim de deixarem seus equipamentos tinindo. Os resultados, começaremos a saber no dia 12 de abril, no Qatar.

Fotos: Autosport.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: