A última semana foi muito movimentada na F1, no que tange a testes. As equipes se dividiram em dois grupos, um que testou em Jerez de la Frontera e outro que testou em Sakhir. E novamente não tivemos muita chance de tirar nada de muito conclusivo. Comecemos por quem ficou pela Europa.
Em Jerez, o medo da chuva, deu o tom, mas ela não veio forte como se esperava, e os testes ocorreram normalmente. Ainda com o carro de 2008, a Toro Rosso andou bem na frente dos adversários, em todos os dias, e não pode ser levada em consideração, mesmo utilizando algumas peças já seguindo o regulamento de 2009. Aliás, a Toro Rosso só anda testando para dar quilometragem à dupla Buemi-Bourdais, já que o modelo completo de 2009 ainda não está pronto. Já para as outras equipes, andar em Jerez significou testar novos acertos aerodinamicos. A RBR e a Williams andaram bem nos primeiros dias e terminaram a frente de McLaren e Renault, que andaram bem menos, principalmente a Renault, que enfrentou problemas mecânicos. Nelsinho Piquet, por exemplo, andou apenas 84 voltas, juntando seus dois dias de testes. Os franceses só melhoraram no fim, quando Alonso já ocupava o assento do carro. A McLaren, por sua vez, andou testando novas configurações, além de testar com algumas peças do carro 2008 e até com uma espécie de parafina.
Ao que tudo indica, o projeto dos ingleses de Woking é bom e das equipes que andaram em Jerez, é a que mais está adiantada. A Renault parece também ter um carro que anda bem em algumas ocasiões, mas que ainda peca no quesito confiabilidade. Red Bull e Williams são duas incógnitas, mas a diferença que existia das duas para as equipes de ponta, parecem estar diminuindo e poderão dar trabalho, principalmente no início da temporada.
Já em Sakhir, as coisas foram bem complicadas. Tentando fugir da chuva, Ferrari, Toyota e BMW chegaram ao Bahrein para, principalmente, testar durabilidade. E estavam conseguindo, até que a mãe natureza (de novo ela) resolveu ir contra a F1. Duas tempestades de areia, uma na quarta e outra na quinta, suspenderam os treinos que foram retomados só na sexta. Desta forma, as equipes pouco puderam testar.
Entre Ferrari, BMW e Toyota, as coisas tendem a estar mais equilibradas. Acredito que junto da McLaren, essas são as equipes que mais veremos nas posições da frente em 2009, pelo menos nesse início de temporada. O que surpreende é o salto dos japoneses da Toyota. Até que enfim eles estão no caminho certo. Os testes em Sakhir foram prolongados e continuam hoje.
Os últimos testes de 2009 acontecerão daqui a 15 dias, novamente na Espanha. A Honda e a Toro Rosso deverão participar também desses testes com seus respectivos modelos para 2009. O que não se sabe é se a Force India também estará por lá. Ficaremos no aguardo.
Em Jerez, o medo da chuva, deu o tom, mas ela não veio forte como se esperava, e os testes ocorreram normalmente. Ainda com o carro de 2008, a Toro Rosso andou bem na frente dos adversários, em todos os dias, e não pode ser levada em consideração, mesmo utilizando algumas peças já seguindo o regulamento de 2009. Aliás, a Toro Rosso só anda testando para dar quilometragem à dupla Buemi-Bourdais, já que o modelo completo de 2009 ainda não está pronto. Já para as outras equipes, andar em Jerez significou testar novos acertos aerodinamicos. A RBR e a Williams andaram bem nos primeiros dias e terminaram a frente de McLaren e Renault, que andaram bem menos, principalmente a Renault, que enfrentou problemas mecânicos. Nelsinho Piquet, por exemplo, andou apenas 84 voltas, juntando seus dois dias de testes. Os franceses só melhoraram no fim, quando Alonso já ocupava o assento do carro. A McLaren, por sua vez, andou testando novas configurações, além de testar com algumas peças do carro 2008 e até com uma espécie de parafina.
Ao que tudo indica, o projeto dos ingleses de Woking é bom e das equipes que andaram em Jerez, é a que mais está adiantada. A Renault parece também ter um carro que anda bem em algumas ocasiões, mas que ainda peca no quesito confiabilidade. Red Bull e Williams são duas incógnitas, mas a diferença que existia das duas para as equipes de ponta, parecem estar diminuindo e poderão dar trabalho, principalmente no início da temporada.
Já em Sakhir, as coisas foram bem complicadas. Tentando fugir da chuva, Ferrari, Toyota e BMW chegaram ao Bahrein para, principalmente, testar durabilidade. E estavam conseguindo, até que a mãe natureza (de novo ela) resolveu ir contra a F1. Duas tempestades de areia, uma na quarta e outra na quinta, suspenderam os treinos que foram retomados só na sexta. Desta forma, as equipes pouco puderam testar.
Entre Ferrari, BMW e Toyota, as coisas tendem a estar mais equilibradas. Acredito que junto da McLaren, essas são as equipes que mais veremos nas posições da frente em 2009, pelo menos nesse início de temporada. O que surpreende é o salto dos japoneses da Toyota. Até que enfim eles estão no caminho certo. Os testes em Sakhir foram prolongados e continuam hoje.
Os últimos testes de 2009 acontecerão daqui a 15 dias, novamente na Espanha. A Honda e a Toro Rosso deverão participar também desses testes com seus respectivos modelos para 2009. O que não se sabe é se a Force India também estará por lá. Ficaremos no aguardo.
Fotos: Autosport.com
0 comentários:
Postar um comentário