Expectativa 2009 por Priscilla Bar

Hoje, dia 04 de Fevereiro, quarta feira, inicia-se uma nova seção nesse blog. Na verdade, essa é a primeira sessão dele. É o "Expectativa 2009", onde blogueiros loucos por automobilismo contam o que esperam da temporada 2009 das respectivas categorias que abordam em seus blogs.

A idéia surgiu após eu visitar o blog Continental Circus, do amigo Speeder. Em seu blog, Speeder entrevista vários donos de blog sobre automobilismo, questionando aspectos mais pessoais do entrevistado. No caso dessa sessão, como já disse, viso extrair as opiniões e expectativas do entrevistado sobre a temporada 2009 de F1, Indy, Moto GP, etc. As perguntas são fixas para cada categoria, para que possamos analisar as diferentes opiniões sobre o mesmo assunto.

E para começar bem esta sessão, que irá ao ar todas as quartas-feiras, publicarei a entrevista que fiz com a dona do ótimo blog Guard-Rail, Priscilla Bar. Ela tem atualmente 25 anos, mora na Espanha, mas é brasileirissíma, nascida no Rio de Janeiro e criada em Belo Horizonte. É muito bom ver que as mulheres também adoram o automobilismo. Vamos à entrevista!


  1. O que esperar, de uma maneira geral, da temporada 2009 da F1, com essas novas medidas como: as mudanças aerodinâmicas, a volta do pneus slick, a estréia do KERS e o período de três corridas que os motores deverão durar? Podemos esperar um ano mais competitivo?


Acredito que sim, principalmente pelo fato de que todos partem do zero. Com os testes reduzidos, o Kers, o limite de motores por piloto, enfim... outras equipes terão oportunidade de chegar ao “topo”, apesar de achar que os grandes – Mclaren e Ferrari- seguirão lá.


  1. A BMW evoluiu bastante nos últimos anos e já incomoda Ferrari e McLaren. Já a Renault parece ter encontrado novamente o caminho para se fazer bons carros. Qual dessas duas equipes tem mais chances de surpreender, caso o equilíbrio de forças se confirme? Podemos esperar também uma Toyota e os carros da Red Bull mais competitivos?


Acho que o importante é a equipe marcar objetivos próprios. A BMW desde sua criação em 2006, a cada ano dá um passo à frente. A Renault se perdeu pela mudança de pneus, principalmente, e pela saída do Fernando Alonso em 2007. Para esse ano, já vemos como os objetivos estão mais marcados: BMW quer o Mundial, Renault também. Toyota quer a primeira vitória, Force India quer pontuar, e por aí vai...

Entre BMW e Renault, apesar do constante progresso da BMW, acho que o Alonso faz muita diferença, portanto, apostaria pela Renault.


  1. A Force Índia, que não pontuou no ano passado, pode brigar por seus primeiros pontos em 2009, agora com a ajuda da Mercedes?


Acredito que sim.


  1. A briga interna da Ferrari promete ser intensa. Quem deverá se sair melhor: Massa ou Raikkönen?


Putz! Difícil prever... O Massa cresceu muito como piloto e ganhou ainda mais prestígio na Ferrari. O Kimi é o “campeão da Ferrari” e precisa mostrar que pode voltar a ser campeão.

Não sei, sinceramente. Vem briga boa por aí!


  1. Em 2009, Lewis Hamilton será mais ou menos pressionado do que em 2008?


Acredito que menos. Ainda mais se pegamos o fato de que a F1 vai mudar radicalmente, o que tira ainda mais pressão de cima dele.


  1. Algum piloto já sai na frente na briga pelo título mundial?


Não. As coisas estão igualadas, justamente por ser tudo novo para todo mundo.



  1. A F1 está ficando cada vez mais jovem. Lewis Hamilton com duas temporadas e 23 anos conquistou um vice campeonato e um título. Fernando Alonso, no auge de seus 25 anos já era bicampeão. Sebastian Vettel venceu pela primeira vez aos 21 anos. E agora Sébastien Buemi estreará aos 20, fora outros pilotos jovens como Nelsinho Piquet, Adrian Sutil, Robert Kubica, Nico Rosberg e Heikki Kovalainen, que se mostram competitivos. Na sua opinião, qual o principal fator para o sucesso desses jovens na F1 atual, visto que até pouco tempo atrás a maioria dos um piloto de ponta só tinha a chance de conquistar seu primeiro título perto da casa dos 30 anos?


As equipes de F1, agora, preparam seus futuros campeões desde cedo. “Moldam” os pilotos para chegarem à idade adulta prontos para enfrentar os desafios da Fórmula 1.


  1. Vamos falar de crise agora. A Honda já deu adeus a F1 no início dessa temporada e recentemente surgiram fortes boatos de que a Renault poderia ser a próxima a sair, em 2010. Já a Williams se salvou graças ao corte de custos imposto pela FIA. O que esperar da F1 em um futuro próximo, com toda essa crise? Pode haver uma debandada das montadoras?


Apesar da saída da Honda, as equipes que ficam, demonstram compromisso e responsabilidade. Se for necessário vão enxugar tudo o que for possível antes de abandonar.


  1. Ainda sobre a crise, como você vê essa drástica redução de custos, com o termino dos testes privados, a possibilidade de ser adotado um “motor-padrão”, igual para todas as equipes e outras medidas?


As medidas eram necessárias. A F1 esbanjava dinheiro e necessitava medidas sérias para parar tudo isso e evitar problemas mais graves, como o abandono de equipes. O mais importante é não afetar o lado esportivo da Fórmula 1.


  1. Por falar em crise e Honda, você ainda acredita que alguém possa comprar a equipe ainda este ano?


Particularmente, acredito que não. Mas, pegando emprestado o ditado: “A Fórmula é uma caixinha de surpresas”...rs


  1. Bernie Ecclestone levantou a possibilidade de que as equipes mais ricas possam ter um terceiro carro ainda nesta temporada, caso não se concretize a compra da Honda. Isso vai meio que contra a política de cortes. Qual sua opinião sobre isso?


Se a regra incluísse todas as equipes poderia até ser interessante, porém, é óbvio que iria contra a redução de custos. Se pensamos pelo lado esportivo do tema, seria um completo desastre, ao meu ver, já que as ordens de equipe seriam inevitáveis e isso não seria “saudável” para a F1.


  1. Após um pouco mais de três décadas, Ron Dennis resolveu deixar o comando da McLaren nas mãos de Martin Whitmarsh, assim como no ano passado Jean Todt deixou o comando da Ferrari para Stefano Domenicali. A Ferrari sentiu muito a falta de Todt e errou bastante no ano, o que culminou com a perda do título de pilotos para a McLaren. Os ingleses podem ter nesse ano a mesma dificuldade que os italianos tiveram em 2008?


Acho que não. Whitmarsh era a “mao direita” de Ron Dennis e sempre esteve presente em suas decisões. Não creio que mude muita coisa na Mclaren com sua saída.


  1. Para finalizar, temos dois brasileiros confirmados no grid em 2009. O que esperar de Felipe Massa, atual vice-campeão e de Nelsinho Piquet?


Do Nelsinho Piquet acredito que mais empenho. Acho que ele entendeu muito bem que não agradou ano passado e tentará mudar essa imagem. Do Felipe, não sei. Particularmente espero que siga com o amadurecimento que começou ano passado. Além disso, um pouco mais de sorte para os dois não viria mal também...rs

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1 comentários:

Priscilla Bar disse...

Fala Diego!

Já te mandei uma mensagem pelo email mas te deixo outra aqui também: Parabéns pelo blog e sucesso com essa nova sessao!

Bjs