Será?

Sempre vi, por parte dos altos dirigentes da F1, um imenso esforço para tornar a categoria popular na América do Norte, nos EUA principalmente. Etapas em Detroit, Las Vegas, Phoenix e Indianápolis, além de alguns pilotos que competiram na categoria, tentaram alavancar os níveis de audiência no país, mas nada parece ter acontecido. O último norte americano a tentar a sorte na F1, foi Scott Speed, em 2006 e que de Speed não tinha nada. Na verdade, os americanos gostam mesmo é da Nascar e da Indy.

Mas, parece que o tempo dos norte americanos pode estar voltando. Li nos sites Tazio e Grande Prêmio, que há rumores de que um time totalmente yankee pode competir em 2010. Ao que parece, conversas e reuniões durante 2008 podem ter fortalecido a idéia, que deve ser anunciada no fim desse mês. Só para constar, as reuniões foram feitas com a Honda, mas a equipe não usaria nada de estrutura que a Honda tenha deixado. Seria tudo novo em folha e a sede em Charlotte, Carolina do Norte.



O jornalista inglês Peter Windsor, que já trabalhou na Williams e na Ferrari e o norte-americano Ken Anderson, ex-diretor-técnico da Ligier e muito famoso na Indy e na Nascar, deverão liderar o time. Dois nomes de peso. Já os pilotos, é claro, seriam norte americanos.

Não dúvido do projeto, mas uma coisa é ter tudo bonitinho, pronto no papel e outra é ter tudo na pista. Em tempos de crise é um tanto quanto difícil acreditar em uma noticia dessas, mas não é impossível acontecer. Quanto aos pilotos, acredito que Danica Patrick e Marco Andretti sejam nomes fortissimos. Danica seria um chamariz interessante para a F1 e Marco pelo sobrenome Andretti, sobrenome esse que foi campeão em 1978, trazendo um dos dois títulos dos EUA na F1 (o outro foi com Phil Hill em 1961). Além disso, a Honda deve ter indicado os dois em uma dessas reuniões.

Espero que de certo. Sou a favor do maior número possível de carros no grid. Bernie Ecclestone deve estar pulando de alegria pela notícia.

Foto: USF1.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

5 comentários:

Daniel Nápoli disse...

Parabéns pelo seu blog Diego!
Vou adiconá-lo aos meus favoritos!

Seria legal mais uma equipe na F-1, mas não vejo com bons olhos uma equipe só com pilotos do mesmo país, sendo às vezes eles nem tenham tanto talento assim.

Abraços!

Speeder76 disse...

Aparentemente, pode ser um projecto com pés e cabeça, pois o Ken Anderson é um nome que oiço desde há mais de meio ano, e era sempre algo com o beneplácito da Honda americana. Agora que a marca se foi embora, com que bases é que irá avançar com este projecto? E ainda por cima, não tem nem uma sede europeia? Tenho que ser algo céptico neste aspecto, Diego...

Diego Maulana disse...

Daniel Nápoli

Obrigado pelo elogio. Seu blog também é muito bom. Tamb´me compartilho da sua opinião, de que não é muito legal ter dois pilotos de uma mesma nacionalidade na mesma equipe. O ego dos dois poderia atrapalhar no desempenho de um time todo.

Speeder

Também sou meio cético com essa noticia, mais por causa da crise do que qualquer outra coisa. Não acho que seja necessário se ter uma sede européia, desde que a logistica funcione bem e que se tenha dinheiro para investir. Mas começar uma equipe do zero, hoje, é muito difícil. Ou eles tem alguma coisa pronta ou essa é a maior balela dos últimos tempos, assim como os 12 compradores da Honda que o Nick Fry dizia ter.

Fábio Andrade disse...

Se for pra duvidar, me convidem.

Eu duvido. Du-vi-de-o-dó, hehe!

Anônimo disse...

É muito boa essa notícia mesmo.Mas eu particulamente não gostaria de ver a Danica Patrick na Formula 1,ela pilota muito mal em circuitos mistos(se ver pelas as provas de Indy que são disputados nesse tipo de circuito),e ela ainda tem muito futuro na Indy.Já o Marco Andretti eu ach certo ser mandado pra a USF1,porque eu não vejo a hora dele cair fora da Andretti Green,ele pilota muito mal nos circuitos oval,vamos ver se na F1 ele se dá bem.E gostaria de ver novos GPs sendo siputados nos Estados Unidos,principalmente em Idianapolis e Deitroit(a cidade dos carros).