Decisão longe das pistas

Acompanho com certa regularidade o Itaipava Trofeo Maserati, e gosto muito dessa competição. É um campeonato bem legal e organizado. Mas uma notícia me surpreendeu hoje pela manhã. César Urnhani perdeu seu título ganho na pista, para Rafael Derani.

Toda a confusão aconteceu na segunda bateria da última etapa, em 14 de Dezembro do ano passado. Os dois pilotos chegaram a Interlagos separados por um ponto, com vantagem para Urnhani. Nos treinos, Derani conseguiu a pole e Urnhani o segundo lugar, mas perdeu posições na largada e viu de longe seu adversário vencer de ponta a ponta e abrir oito pontos de vantagem restando uma única bateria para o fim do campeonato. Urnhani foi terceiro e reclamou muito de que alguns pilotos tinham queimado a largada, inclusive seu rival.

Para reaver a liderança e conquistar o título, Urnhani precisava vencer e torcer para Derani chegar em terceiro, mas não foi preciso. Logo na largada, antes do "S" os dois se enroscaram. Pior para Derani que teve de abandonar a corrida. Urnhani foi punido e voltou na nona posição, a 10 voltas do fim. Para garantir o título, ele precisava chegar apenas em sétimo. Terminou em terceiro. Título na pista.

Fora dela, no dia 16 de dezembro, Rafael Derani entrou com uma representação na FASP (Federação de Automobilismo de São Paulo), o que deixou o título de Urnhani sob judice no Tribunal de Justiça Desportiva da Federação de Automobilismo de São Paulo, até ontem, quando foi decidido que Derani era o campeão de 2008.

Uma forma triste de se decidir um campeonato, ainda mais por ter sido, ao meu ver, um acidente de corrida. Tanto é que César Urnhani foi imediatamente punido pela direção a prova. Ultimamente temos visto corridas serem decididas fora da pista. Hamilton perdeu sua vitória em Spa por causa da decisão de comissários, fora uma punição no mínimo discutível no Japão. Hélio Castro Neves foi injustamente punido em Detroit, e teve que se contentar com o segundo lugar. E agora mais essa. Espero que esse tipo de decisão não se torne hábito em 2009.
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: