Paulo Maeda é o cabeça pensante por trás do BFI (Blog da Fórmula Indy), um dos poucos que conheço sobre a categoria. Além disso, o rapaz é um piloto virtual de sucesso nos campeonatos pela grande rede.
Vamos à entrevista!
- O que esperar, de uma maneira geral, da temporada 2009 da F-Indy?
Em primeiro lugar queria agradecer a oportunidade de estar nesta entrevista. Bom, esta é a segunda temporada em que as equipes da ex-Champcar estarão presentes. Agora já adaptadas ao conjunto mecânico antes completamente desconhecido. Espero que elas tenham um grande crescimento nesta temporada. A KV Racing deverá vir forte como terminou a temporada passada. E poderemos esperar algo também da Newman-Hass.
- Em 2008, a briga pelo título ficou mais restrita a Helio Castro Neves, da Penske e Scott Dixon, da Ganassi, com o neozelandês sagrando-se campeão. Podemos esperar uma briga mais intensa entre essas duas equipes, mais a Andretti Green ou alguma outra equipe pode surpreender?
Eu espero muito que a Andretti Green reencontre o caminho das vitórias. Ela possui uma ótima estrutura, um ótimo piloto (Tony Kanaan), 2 pilotos rápidos e um tanto atrevidos (Danica e Marco) e o rookie da última temporada (Hideki Mutoh). Espero que ela reencontre o caminho das vitórias para dar mais emoção ao campeo
nato.
- A Penske vive um dilema atualmente, não sabendo se poderá contar com Helio Castro Neves para essa temporada. A equipe já agiu, contratando Will Power para os testes de pré temporada e para ocupar o lugar de titular, em uma eventual quebra de contrato com o brasileiro, que espera a sentença de seu processo por sonegação de impostos nos EUA. A Penske perderá muito se não puder contar com Helio Castro Neves ou Will Power tem capacidade de substituir o atual vice campeão da Indy?
Will Power pode ser um piloto muito promissor, mas não tem a experiência e o equilíbrio dentro das pistas que Hélio possui. Além do mais, a dupla australiana da Penske não nos oferece credenciais para acreditar que dará trabalho aos carros da Ganassi.
- Por falar no Helio Castro Neves, você acha que ele tem alguma chance de escapar de punições?
Eu prefiro não pensar no assunto dessa forma. Se ele realmente errou, terá que pagar por seus erros com a Justiça Americana. Mas mesmo que seja absolvido sua carreira já foi seriamente prejudicada. E ele também perdeu todo o prestígio que possui com a imprensa e torcida americana.
- O que você pensa sobre a Danica Patrick, queridinha da Indy, e sobre as mulheres no automobilismo? Você acha que a Bia Figueiredo, que está na Indy Lights, pode vir a ter um reconhecimento tão grande quanto a Danica possui hoje?
Acredito que a Danica realmente tenha potencial. Lógico que era virou a “Show-Girl” da Indy, mas se não tivesse talento nunca teria chegado aonde está agora. Agora ela tem que se concentrar nas pistas e deixar de lado um po
uco a publicidade. Quanto a Bia, o reconhecimento já está vindo, mas lógico, de uma forma muito mais difícil que a Danica. Gostei muito da decisão dela de permanecer mais 1 temporada na Lights. Ela sabe que é bom ganhar mais experiência e parece ter pensado em evitar um embate logo agora com uma “famosíssima” Danica Patrick.
- O que você acha da fusão da IRL com a Champ Car, que aconteceu no ano passado e qual a perspectiva para as equipes oriundas da Champ Car para 2009, já que elas encontraram muitas dificuldades em 2008?
A fusão era necessária pois a Champ Car apostou erradamente numa transformação, transformando a categoria numa “categoria européia” que só corria em mistos. Agora com a fusão as equipes tem melhor estrutura, embora algumas grandes equipes não tenham aceitado a fusão (como a Forsythe e a RocketSports). Em 2009 elas terão menos dificuldades, por já ter um melhor conhecimento do equipamento que será utilizado na temporada.
- Com medo da crise, muitas empresas deixaram de investir no automobilismo, e a Indy não escapou disso, mesmo que em menores proporções, ao contrário da F1. No que essa crise pode afetar na temporada 2009 e o que a Indy pode vislumbrar para 2010?
A Indy sentiu menos os efeitos, se é que posso afirmar. Ela ainda está dando lucro, mesmo com algumas etapas deficitárias (como Detroit e Nashville, que foram retiradas do calendário). Mas continua com as 500 milhas de Indianápolis, eterna certeza de sucesso e rentabilidade. As equipes parecem não ter sentido tanto a crise pois possuem vários patrocinadores diferentes, já que é permitido ter carros com pinturas diferentes (o que acho que a F1 deveria começar a pensar com carinho). Para 2010 é difícil fazer alguma previsão, mas acredito que a Indy estará em um status, digamos “regular”, suficiente para iniciar a temporada 2010 de forma tranqüila.
- Em relação aos brasileiros, Mario Moraes, Tony Kanaan, Vitor Meira e Raphael Mattos estão confirmados e Helio Castro Neves ainda tem chances de disputar a temporada 2009. O que esperar deles esse ano?
Tony Kanaan, se tiver um carro mais competitivo do que 2008, certamente lutará pelo título, ou ao menos dará muito trabalho. Vítor Meira terá novamente que remar muito para acertar um carro problemático, embora eu acredite que pegar a Foyt neste momento deve estar mais fácil do que quando ele pegou a Panther quase falida. Mário Moraes e Raphael Matos são praticamente estreantes, embora Mário já tenha uma temporada completa no currículo. Estando na KV é esperar melhores resultados e ver se manterá os bons resultados que conseguiu com a Dale Coyne. Já para Raphael Mattos acredito que a sua primeira temporada será muito difícil, pois a Luczo Dragon disputou poucas provas ano passado. Mesmo tendo como dono o filho de Roger Pesnke (Jay) não acredito que a equipe será competitiva neste ano.
- Na Indy Lights, Bia Figueiredo foi a terceira colocada em 2008 e até venceu na categoria. Ela tem chances de alçar vôos mais altos em 2009 e quem sabe, conseguir uma vaga na Indy?
Com certeza ela fará uma tremenda temporada em 2009 na Lights. Ela é extreamente competente e pilota muito. Ela vai disputar o título deste ano e estará no grid da Indy em 2010, acredito muito no seu potencial.
- Arrisca um palpite para quem será o campeão em 2009?
Nada me tira da cabeça, Scott Dixon será tri campeão. Se Franchitti estiver animado, poderá dar trabalho a Dixon, mas não acredito que ele seja campeão logo em seu retorno na Indy.
Veja as entrevistas anteriores
18/02/2008 - Fábio Andrade - De Olho na F1
11/02/2009 - Paulo Speeder - Continental Circus
04/02/2009 - Priscila Bar - Blog Guard Rail
0 comentários:
Postar um comentário