O tal do KERS

Fuçando por ai, nos blogs da lista ai ao lado, entro no blog Guard-Rail e atento para uma discussão sobre o uso do tal KERS, sistema de reaproveitamento da energia cinética armazenada durante as frenagens.

A discussão gira em torno da eficiência ou não do sistema e o que ele pode acarretar em termos de desempenho para um carro.

Por enquanto, a única coisa de concreto é o peso extra que o KERS trás a um carro de F1, algo em torno de 40kg, o que causou um verdadeiro frissom nos pilotos, que agora controlam o que comem para compensar o peso do dispositivo.

Mas antes de vermos se o KERS dará certo ou não durante as corridas, atentemos para um fato ocorrido durante os testes em Barcelona, onde todas as equipes testaram, levantado pelo leitor do Guard Rail, Raphael F1, e pela dona do blog, a Priscila Bar.

Observando os tempos combinados de todos os pilotos nessa semana, os quatro melhores foram feito por equipes que não usam o sistema. As Brawn GP de Barrichello e Button, a Williams de Rosberg e a Toyota de Glock.


Da quinta a oitava posição, apareceram os carros de Ferrari e BMW, equipes favoritas e que já tem um KERS mais bem desenvolvido. Outra equipe que tem o KERS desenvolvido, a McLaren, aparece nas modestas décima primeira, com Hamilton e pasmem, décima nona posição com Kovalainen.

A principio, isso é só uma comparação, mas que pode nos levar a uma constatação. É verdade que não sabemos em que condições cada equipe testou, o que testou de verdade e outros fatores. Os resultados podem nada ter a ver com a utilização ou não do KERS, mas pode ser que ele esteja influenciando de alguma maneira. Não é fácil fazer uma distribuição de peso como essa sem afetar o desempenho.

Todavia, existe um bom parâmetro de comparação com os resultados atuais: os testes no Bahrein. BMW, Ferrari e Toyota andaram muito próximas, as duas primeiras com o dispositivo e a terceira sem. Por isso é difícil saber quão prejudicial ou benéfico é o dito cujo.

Contudo, Fernando Alonso já andou dizendo que o dispositivo não serve pra muita coisa...

Todas essas dúvidas começarão a ser esclarecidas com o início da temporada. Até lá, muito debate acontecerá sobre isso, sobre aquilo e sobre aquilo outro. Chega logo dia 29.

Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários:

Ovi disse...

Hola he vsito que tienes un blog de f1.
Me gusta mucho tu blog.
Yo me cree una hace poco, y me gustaria que te pasaras y me visitaras y me comentaras.
Seguiré tu blog.
Un saludo.

Ovi disse...

Te pongo en blogs que sigo.Haz tu lo mismo.
Un saludo.