Preview da temporada 2009 da F1 - Sobre os pilotos

Último preview sobre a temporada da F1, antes do início. Agora falarei sobre os pilotos e minha expectativa em relação ao desempenho.

#1 - Lewis Hamilton - O atual campeão da F1 tem duas missões difícilimas em 2009. Primeiro, tem que defender a coroa, conquistada com muito esforço em 2008, e segundo, terá que desenvolver o MP4/24, que não nasceu bem e tem alguns problemas. Esse será o ano em que o jovem inglês terá que provar ser esse piloto todo que dizem. E ele parece estar gostando do desafio. Por outro lado, ele não terá que competir contra um companheiro a altura, já que é visível quem recebe todas as atenções na McLaren, o que se torna mais fácil, pois terá dentro da equipe alguém propenso a ajuda-lo e não a vence-lo.

#2 - Heikki Kovalainen - O 2009 do finlandês, provavelmente, deverá ser muito parecido com o 2008. Kovalainen deverá figurar por mais um ano como escudeiro de Hamilton. A preferencia pelo inglês é até óbvia pelo talento dos dois, muito mais acentuado no caso de Hamilton, mas Kovalainen não deixa de ser bom piloto. Mas sua perspectiva deve ser de marcar seus pontinhos e se sobrar alguma coisa, como em Hungaroring... Antes que eu esqueça, Kovalainen também terá muito trabalho com o desenvolvimento do MP4/24.

#3 - Felipe Massa - Felipe Massa vem com a corda toda para 2009. Depois de perder o campeonato de 2008 por um ponto, tendo mais destaque até do que Hamilton, o campeão, o brasileiro ganhou muitos pontos com o pessoal da equipe e não é exagero dizer que existe uma certa preferência por ele nos bastidores. Contudo, terá de enfrentar um companheiro osso duro e que deu o último título de pilotos da Ferrari. Com um ótimo carro e muito mais maduro, ele tem tudo para alçar voos mais altos em 2009.

#4 - Kimi Raikkönen - Motivado. Essa parece ser a palavra que melhor define o campeão da temporada 2007. Raikkönen resolveu parar de beber e perdeu peso, mostrando mais comprometimento com toda a equipe. Após o apagão da temporada passada, Kimi entra como novamente como um dos favoritos, mas, apesar de ter um bom carro, terá que enfrentar um companheiro tão ou mais motivado do que ele, além da desconfiança da equipe. Mas o finlandês já é campeão e deve ir com força total em busca do bi.

#5 - Robert Kubica - Depois de conseguir um ótimo quarto lugar em 2008, o polônes vem com fôlego redrobado para andar em 2009. Também pudera, depois de ser uma das sensações da temporada 2008, vencendo a corrida do Canadá, e de ter batido seu companheiro de equipe, Kubica quer alcançar muito mais nesse mundial e já sonha com o título da temporada. A BMW fez sua parte, desenvolveu um bom carro para esse ano, o que pode dar mais chances a Kubica de alcançar algo mais em 2009, mas não acredito no primeiro título de um polônes na F1, ainda não nesse ano.

#6 - Nick Heidfeld - O alemão Nick Heidfeld vai para sua décima temporada ainda em busca de sua primeira vitória na F1. De quebra, terá a difícil tarefa de bater seu companheiro Robert Kubica, um dos destaques da temporada passada. Mas isso não parece preocupar Heidfeld, que está focado em ser regular, um de seus grandes trunfos na F1, para ir o mais longe possível e quem sabe não ganhe uma ou duas corridas.

#7 - Fernando Alonso - O espanhol terminou 2008 em alta, tendo o melhor desempenho da segunda metade do campeonato. Isso valorizou ainda mais o passe o bi-campeão, que deixou seus fãs animadissimos para 2009. Mas durante a pré temporada, a Renault teve um desempenho aquem do esperado, o que deixou o asturiano um tanto quanto desanimado. O carro melhorou e agora já da mais esperanças a Alonso, mas não sei se o R29 vai evoluir mais, mesmo com o talento do espanhol atrás do volante. A condição econômica dos franceses deve brecar os sonhos de Alonso.

#8 - Nelsinho Piquet - Pressionado. É assim que o Nelsinho deverá correr em 2009. Em constante pressão. Além de criticas de boa parte da imprensa, ele também é muito criticado por seu chefe, Flávio Briatore. Também pudera, ele foi muito prejudicado pelo péssimo primeiro semestre do ano passado. É bem verdade que ele melhorou muito no segundo, mas já tinha ficado marcado. Por isso sua missão em 2009 deverá ser, apagar a má impressão deixada em 2008. E se não sucumbir a pressão, poderá sair muito fortalecido para 2010.

#9 - Jarno Trulli - Com a visível evolução da Toyota, Jarno Trulli pode ter uma boa chance em 2009 de fazer mais uma boa temporada. Um dos pilotos mais regulares e dificeis de ultrapassar do grid, Trulli, que tem apenas uma vitória na categoria, terá o jovem Timo Glock como seu principal adversário, como foi na temporada passada. Se supera-lo, continuará bem dentro da Toyta, mas se perder, sua vaga poderá estar em risco.

#10 - Timo Glock - Após reestrear e bem na F1, o alemão tem o objetivo de se firmar de vez na categoria. Dentro da equipe, Glock tem um bom apoio, ainda mais por ter sido o vencedor da GP2 em 2007. Mas também tem um rival de peso, Jarno Trulli. Para Glock, será muito importante andar no mesmo ritmo de seu companheiro e se possível, supera-lo sempre. Isso o fortalecerá dentro do time, o que será importante também para seu futuro na F1.

#11 - Sébastien Bourdais - Bourdais foi um dos últimos pilotos a serem confirmados no grid de 2009, após superar Takuma Sato nos "vestibulares" da Toro Rosso. Agora, com um ano de experiência na F1 e sem Sebastian Vettel como companheiro e principal rival, o francês, assim como Timo Glock, terá um ano de auto afirmação na categoria. Mas se engana quem acha que ele terá vida fácil, pois outro jovem talentoso estará em seu caminho...

#12 - Sébastien Buemi - Buemi foi o primeiro piloto a ser confirmado pela Toro Rosso. O suiço, que andou bem na GP2, fazia parte do programa de jovens pilotos da Red Bull, o que facilitou o processo de chegada à F1. Mas ele não teria chegado se não tivesse algum talento. E tem. Buemi será uma pedra no sapato de Bourdais esse ano, e se o francês não tiver cuidado, será engolido. Mas não podemos esquecer que ele é ainda um novato e terá seu primeiro ano na F1 e fenômenos como Hamilton e Vettel não surgem a todo instante.

#14 - Mark Webber - Chegando à sua oitava temporada, Mark Webber ainda não demonstrou ser o grande piloto que parecia ser no início de carreira. Mas ele é visivelmente um dos mais rápidos do grid, sempre andando bem em treinos e corridas. O que falta à ele é apelo. Para 2009, além de ter que provar não ser apenas um mero coadjuvante, terá uma disputa pessoal contra seu companheiro e que provavelmente perderá. Vai ser difícil para o australiano.

#15 - Sebastian Vettel - O talentoso Vettel, será o centro das atenções da temporada. Após a vitória histórica em Monza, a bordo de uma Toro Rosso, o jovem alemão tem mais um desafio pela frente, pilotar a Red Bull, projetada por Adrian Newey. A principio parece ser bom negócio, mas se a equipe repetir o desempenho do último ano, será um atraso na carreira de Vettel e um desperdicio de talento.

#16 - Nico Rosberg - Nico Rosberg vive um dilema em 2009. Apesar de correr por uma das equipes mais tradicionais do certame, não consegue resultados expressivos a não ser em corridas extremamente especiais. A solução seria tentar algo em outro lugar, algo já cogitado pelo filho do camepão Keke Rosberg, mas ele tem alguns laços afetivos com a equipe de Frank Williams, onde seu pai conquistou o título de 1982. Nico deverá penar por mais um ano, mas marcará seus pontinhos também, sem tanta frequência.

#17 - Kazuki Nakajima - O japonês Kazuki Nakajima já pode se orgulhar do que fez na sua primeira temporada na F1, pelo menos se comparado a seu pai, Satoru. Ele, que estreou na última corrida de 2007, no Brasil, teve sua primeira temporada completa no ano passado e marcou 9 pontos, contra 7 de Satoru em 1987, quando estreou na F1. Mas isso ainda é pouco para ele, que não é mau piloto, mas está longe de ser considerado bom. E as vezes lembra seu pai e alguns coterraneos nas barbaridades que faz na pista, como tirar Robert Kubica da prova de abertura do ano passado, de forma bizonha. Para 2009, acredito que pelo menos não faça nenhuma besteira. Já estará de bom tamanho.

#20 - Adrian Sutil - Adrian Sutil deve ter aprendido muito guiando um Force India em 2008. Debutando na categoria junto com sua equipe, Sutil não fez feio, considerando o carro que tinha em mãos. Se não fosse Kimi Raikkönen, por exemplo, ele teria conseguido um quarto lugar antológico no principado de Mônaco. Mas apesar de não ter conseguido pontos e sofrido com quebras, aprendeu bastante e deve estar pronto para colocar tudo isso em prática em 2009, aproveitando o apoio que a Mercedes está dando a Force India.

#21 - Giancarlo Fisichella - Fisichella, há muitos anos atrás, chegou a ser considerado o melhor piloto da F1 e uma grande promessa. Grande que virou eterna, pois nunca vingou. Passou por Benneton, Jordan, Minardi e Sauber, antes de chegar a Renault onde teve uma grande chance de, enfim, sagrar-se campeão. Mas lá foi ofuscado por Fernando Alonso e caiu no ostracismo, chegando à Force India. Em 2008, andou bem com o carro que tinha, principalmente em treinos. Para 2009 a perspectiva é melhorar, com o apoio da Mercedes e usando sua experiência para desenvolver o VJM 02. Mas sua carreira já está no fim.

#22 - Jenson Button - Após um 2008 fraco, o bom desempenho da Brawn GP na pré temporada deve ter animado o inglês, que é outro que já foi considerado uma grande promessa e nunca vingou. No entanto, a BGP não tem muitas condições de manter o bom desempenho durante todo o ano, o que reforça a obrigação de seus pilotos de andarem bem, para chamar a atenção de potenciais patrocinadores e assim garantir a sobrevivência da equipe. Para Button, esse 2009 poderá ser de renascimento, caso a Brawn GP ande muito, como esperado, ou pode ser uma tragédia, caso repita o fraco 2008.

#23 - Rubens Barrichello - Após ser dado como carta fora do baralho (inclusive por mim) Rubinho deu a volta por cima e calou a muitos. Todo o bafáfa envolvendo seu nome na pré temporada parece ter dado um animo extra a ele, que vem com a corda toda. Já o desempenho vai depender do carro da Brawn GP e se esse vai evoluir com o decorrer da temporada. E ele está muito confiante e parece estar longe de se aposentar.
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: