Hoje falarei um pouco sobre as equipes da F1 e o que esperar delas para esse 2009. Espero um ano bem equilibrado devido as novas regras e por isso é bom falar delas, uma por uma. Vamos lá.
A atual campeã do mundial de pilotos começou a pré temporada bem, mas decaiu com o passar do tempo, e já preocupa seus fãs. O MP4/24 parece ter problemas de velocidade com o pacote aerodinâmico desenvolvido para atender as restrições impostas pela FIA, mesmo tendo o bom motor Mercedes empurrando o carro, o que faz com que a equipe de Woking não vislumbre como favorita a vencer a etapa de abertura da temporada, coisa já admitida por boa parte dos chefões do time. Por ser uma equipe tradicional e pelo investimento que faz, é natural que imaginemos que a McLaren irá melhorar no decorrer da temporada, mas talvez tarde demais. Outra pergunta é se o atual campeão Lewis Hamilton e seu companheiro, Heikki Kovalainen serão capazes de comandar o desenvolvimento do bólido, apesar da juventude. A McLaren pode ser considerada a decepção, desse início de temporada.
Os italianos, em minha visão, são os maiores favoritos ao título. A escuderia mais tradicional do certame é também uma das que mais tem poder de investimento, o que é um ponto a favor no momento atual de corte de custos. Além disso, tem dois pilotos experientes e que já disputaram títulos recentemente. Durante a pré temporada, a Ferrari sempre andou nas posições da frente e não enfrenta problemas, ao contrário da maior rival, a McLaren, o que é outro ponto a favor dos italianos. Caso a equipe toda trabalhe direitinho, sem errar como no ano passado, e se não bobear nesse início de temporada, dificilmente a Ferrari não leva os títulos de piloto e construtores. A Ferrari é a favorita.
A BMW é, sem dúvida, a equipe que mais cresceu nos últimos anos, a ponto de incomodar McLaren e Ferrari. O time bávaro junta a experiência de Nick Heidfeld e a juventude e talento de Robert Kubica para andar sempre entre os primeiros. Vejo a BMW como maior rival da Ferrari nesse início de temporada, já que a McLaren enfrenta problemas. Essa é a equipe que pode tirar pontos importantes dos italianos na briga pelo título. Na pré temporada, a BMW sempre andou nas posições da frente, e teve um desempenho parecido com os italianos. O que pode pesar contra é a falta de resultados. No ano passado, mesmo com Robert Kubica brigando, remotamente pelo título, a BMW resolveu partir para o desenvolvimento do carro 2009. O resultado foi Kubica perdendo um terceiro lugar que parecia garantido no mundial. A BMW é a equipe ascendente.
Eu, particularmente, esperava muito da Renault para 2009. Nas últimas quatro etapas do mundial 2008, os franceses, comandados por Fernando Alonso, vencerem duas provas e mostraram serviço. Nelsinho Piquet também conseguiu bons resultados na reta final do mundial do ano passado, o que fez parecer que a Renault tinha voltado aos bons tempos de 2005 e 2006, quando conseguiu dois títulos. Mas na pré temporada, o R29 parece não ter dado os resultados esperados, e foi criticado por Alonso. No fim dos testes, o carro parece ter melhorado, mas não a ponto de fazer o espanhol sonhar com uma possibilidade clara de brigar pelo tri campeonato. Mas há uma chance. Alonso sabe o caminho das pedras e pode desenvolver muito bem o R29, a ponto de torna-lo um carro competitivo. Basta ver se a Renault terá recursos para isso também, pois o patrocinio da iNG vai embora no fim da temporada... A Renault deverá ser a incógnita para 2009.
Ao que tudo indica, os japoneses da Toyota, enfim, aprenderam como se joga na F1. Após um bom ano em 2008, os japoneses apresentaram o TF-109 e esse parece ser um carro muito bom e competitivo. Nos treinos o bólido desenvolveu um ritmo parecido até com o da BMW e que diria com o da Ferrari, andando sempre próximo a essas duas equipes. Com isso, muito se espera da equipe para 2009. Acredito que esse é um carro que brigará constantemente pelos pontos e quem sabe, pode beliscar alguns pódios. Algo maior que isso, seria um sonho maravilhoso. A dupla formada por Trulli e Glock, agrada, mas não sei se desenvolverá bem o carro durante a temporada. Falta algo aos dois nesse quesito. Além disso, a Toyota, assim como a Renault, também não terá todo esse apoio financeiro para um desenvolvimento maior do TF-109. Mesmo assim, a Toyota é a promessa para 2009.
Sensação de 2008, com ótimos resultados e uma vitória antológica em Monza, a Toro Rosso terá uma difícil missão em 2009: ao menos, repetir o bom desempenho de 2008, onde bateu a sua co-irmã RBR. E de antemão já aviso. É praticamente impossível que isso ocorra. A equipe, que está a venda, não deverá ter condições de investir muito em 2009. Tudo bem, em 2008 o cenário era o mesmo, mas o carro do ano passado foi bem projetado e as restrições eram menores em relação a testes. Sendo a equipe "B" da Red Bull, acredito ser dificíl esse carro ir para frente, até porque testou pouco também. Além do mais, a dupla de "Tiões" Bourdais e Buemi tem pouca experiencia, apesar do primeiro ter andado relativamente bem ano passado. Mas nesse mundo da F1, não da pra ter certeza de tudo e a Toro Rosso já provou isso. O time deverá ser um coadjuvante em 2009.
Após apanhar feio da irmã menor ano passado, a RBR tem a obrigação de no minimo, andar melhor do que a Toro Rosso esse ano. Todo o investimento e atenções da Red Bull são voltados para esse carro, projetado por Adrian Newey. Não vi nada demais durante os treinos. O carro andou no meio de pelotão, sem chamar muita atenção. Mas é bom ficar de olho, porque Newey já provou ser excelente no que faz e agora quem guirá pela RBR é a sensação Sebastian Vettel, o que já da uma certa esperança de bons resultados. Acompanhando o jovem alemão, temos o experiente Mark Webber, que deverá ajudar bastante. A boa estrutura do time também ajudará um bocado. Não sei se a RBR terá condições reais de buscar sua primeira vitória na F1, mas até Monza-08, a STR tinha menos ainda. A RBR deverá ser a "mineirinha" de 2009.
É até chato ver a situação da atual Williams. Uma das equipes mais tradicionais da F! luta para se manter na categoria a duras penas. E o resultado é claramente não condizente com a história do time de Frank Williams e de Patrick Head. Brigando para conseguir patrocinadores que invistam, o time de Grove vai, a cada ano, completando temporadas de insucessos, com resultados pifios. É verdade que essa é uma das últimas equipes independentes da F1, que não possuem uma estrutura grandiosa, como possuia nos tempos de parceria com a BMW, mas a falta de planejamento também atrapalha. Para 2009, não vejo um ano tão diferente dos anteriores. A Williams deverá marcar seus pontinhos e em condições especiais, quem sabe um pódio como o que Rosberg conseguiu em Melbourne e em Cingapura. Pela pré temporada que fez, isso é possível, mas ainda é pouco para a Williams, que deverá ser outra vez coadjuvante.
A Force India é uma das equipes que mais pode crescer em 2009. Após receber apoio da Mercedes, para essa temporada, poderemos ver mais uma equipe independente subir degrau a degrau até chegar a brigar por pontos, pódios e vitórias, em longo prazo, é claro. Mas a possibilidade existe. O foco no momento é buscar se firmar no pelotão do meio e que sabe beliscar alguns pontinhos. Se conseguir essa estabilidade, boa parte do caminho estará percorrida. O que deve pesar contra a Force India é a dupla de pilotos. Adrian Sutil ainda muito jovem e inexperiente e Giancarlo Fisichela praticamente em fim de carreira. Pelos testes, a ascenção da Force India deve demorar um pouco, acontecendo durante a temporada. Estrutura a equipe tem, mas ainda falta um tempo de F1. A Force India deverá ser mais uma ascendente em 2009.
Quem acompanhou toda a história envolvendo a Honda e sua venda ou não, pensou: "Se sair alguma coisa dai, será uma grande porcaria que só fará número no grid." Mas não foi bem isso o que vimos na pré temporada. Comandada por Ross Brawn, novo dono de equipe, a Brawn GP surpreendeu a todos andando na frente de equipes tradicionais como Ferrari e McLaren. Também pudera, a Honda já estava desenvolvendo o carro desde o meio do ano passado e muita coisa foi aproveitada. Por isso o carro nasceu bem. Além disso, a força dos motores Mercedes empurrando o bólido melhorou muito a situação da ex-Honda. A manutenção de Jenson Button e de Rubens Barrichello, que venceu uma disputa com Bruno Senna pela última vaga livre, é importante para o desenvolvimento desse carro durante o mundial. Mas falta investidores, o que será a maior pedra no caminho dessa equipe, que andou tão bem e mostrou que não está para brincadeira. Não sei até onde a BGP vai aguentar sem patrocinio, mas que ela impressionou, a impressionou. A Brawn GP poderá ser a supresa do ano.
A atual campeã do mundial de pilotos começou a pré temporada bem, mas decaiu com o passar do tempo, e já preocupa seus fãs. O MP4/24 parece ter problemas de velocidade com o pacote aerodinâmico desenvolvido para atender as restrições impostas pela FIA, mesmo tendo o bom motor Mercedes empurrando o carro, o que faz com que a equipe de Woking não vislumbre como favorita a vencer a etapa de abertura da temporada, coisa já admitida por boa parte dos chefões do time. Por ser uma equipe tradicional e pelo investimento que faz, é natural que imaginemos que a McLaren irá melhorar no decorrer da temporada, mas talvez tarde demais. Outra pergunta é se o atual campeão Lewis Hamilton e seu companheiro, Heikki Kovalainen serão capazes de comandar o desenvolvimento do bólido, apesar da juventude. A McLaren pode ser considerada a decepção, desse início de temporada.
Os italianos, em minha visão, são os maiores favoritos ao título. A escuderia mais tradicional do certame é também uma das que mais tem poder de investimento, o que é um ponto a favor no momento atual de corte de custos. Além disso, tem dois pilotos experientes e que já disputaram títulos recentemente. Durante a pré temporada, a Ferrari sempre andou nas posições da frente e não enfrenta problemas, ao contrário da maior rival, a McLaren, o que é outro ponto a favor dos italianos. Caso a equipe toda trabalhe direitinho, sem errar como no ano passado, e se não bobear nesse início de temporada, dificilmente a Ferrari não leva os títulos de piloto e construtores. A Ferrari é a favorita.
A BMW é, sem dúvida, a equipe que mais cresceu nos últimos anos, a ponto de incomodar McLaren e Ferrari. O time bávaro junta a experiência de Nick Heidfeld e a juventude e talento de Robert Kubica para andar sempre entre os primeiros. Vejo a BMW como maior rival da Ferrari nesse início de temporada, já que a McLaren enfrenta problemas. Essa é a equipe que pode tirar pontos importantes dos italianos na briga pelo título. Na pré temporada, a BMW sempre andou nas posições da frente, e teve um desempenho parecido com os italianos. O que pode pesar contra é a falta de resultados. No ano passado, mesmo com Robert Kubica brigando, remotamente pelo título, a BMW resolveu partir para o desenvolvimento do carro 2009. O resultado foi Kubica perdendo um terceiro lugar que parecia garantido no mundial. A BMW é a equipe ascendente.
Eu, particularmente, esperava muito da Renault para 2009. Nas últimas quatro etapas do mundial 2008, os franceses, comandados por Fernando Alonso, vencerem duas provas e mostraram serviço. Nelsinho Piquet também conseguiu bons resultados na reta final do mundial do ano passado, o que fez parecer que a Renault tinha voltado aos bons tempos de 2005 e 2006, quando conseguiu dois títulos. Mas na pré temporada, o R29 parece não ter dado os resultados esperados, e foi criticado por Alonso. No fim dos testes, o carro parece ter melhorado, mas não a ponto de fazer o espanhol sonhar com uma possibilidade clara de brigar pelo tri campeonato. Mas há uma chance. Alonso sabe o caminho das pedras e pode desenvolver muito bem o R29, a ponto de torna-lo um carro competitivo. Basta ver se a Renault terá recursos para isso também, pois o patrocinio da iNG vai embora no fim da temporada... A Renault deverá ser a incógnita para 2009.
Ao que tudo indica, os japoneses da Toyota, enfim, aprenderam como se joga na F1. Após um bom ano em 2008, os japoneses apresentaram o TF-109 e esse parece ser um carro muito bom e competitivo. Nos treinos o bólido desenvolveu um ritmo parecido até com o da BMW e que diria com o da Ferrari, andando sempre próximo a essas duas equipes. Com isso, muito se espera da equipe para 2009. Acredito que esse é um carro que brigará constantemente pelos pontos e quem sabe, pode beliscar alguns pódios. Algo maior que isso, seria um sonho maravilhoso. A dupla formada por Trulli e Glock, agrada, mas não sei se desenvolverá bem o carro durante a temporada. Falta algo aos dois nesse quesito. Além disso, a Toyota, assim como a Renault, também não terá todo esse apoio financeiro para um desenvolvimento maior do TF-109. Mesmo assim, a Toyota é a promessa para 2009.
Sensação de 2008, com ótimos resultados e uma vitória antológica em Monza, a Toro Rosso terá uma difícil missão em 2009: ao menos, repetir o bom desempenho de 2008, onde bateu a sua co-irmã RBR. E de antemão já aviso. É praticamente impossível que isso ocorra. A equipe, que está a venda, não deverá ter condições de investir muito em 2009. Tudo bem, em 2008 o cenário era o mesmo, mas o carro do ano passado foi bem projetado e as restrições eram menores em relação a testes. Sendo a equipe "B" da Red Bull, acredito ser dificíl esse carro ir para frente, até porque testou pouco também. Além do mais, a dupla de "Tiões" Bourdais e Buemi tem pouca experiencia, apesar do primeiro ter andado relativamente bem ano passado. Mas nesse mundo da F1, não da pra ter certeza de tudo e a Toro Rosso já provou isso. O time deverá ser um coadjuvante em 2009.
Após apanhar feio da irmã menor ano passado, a RBR tem a obrigação de no minimo, andar melhor do que a Toro Rosso esse ano. Todo o investimento e atenções da Red Bull são voltados para esse carro, projetado por Adrian Newey. Não vi nada demais durante os treinos. O carro andou no meio de pelotão, sem chamar muita atenção. Mas é bom ficar de olho, porque Newey já provou ser excelente no que faz e agora quem guirá pela RBR é a sensação Sebastian Vettel, o que já da uma certa esperança de bons resultados. Acompanhando o jovem alemão, temos o experiente Mark Webber, que deverá ajudar bastante. A boa estrutura do time também ajudará um bocado. Não sei se a RBR terá condições reais de buscar sua primeira vitória na F1, mas até Monza-08, a STR tinha menos ainda. A RBR deverá ser a "mineirinha" de 2009.
É até chato ver a situação da atual Williams. Uma das equipes mais tradicionais da F! luta para se manter na categoria a duras penas. E o resultado é claramente não condizente com a história do time de Frank Williams e de Patrick Head. Brigando para conseguir patrocinadores que invistam, o time de Grove vai, a cada ano, completando temporadas de insucessos, com resultados pifios. É verdade que essa é uma das últimas equipes independentes da F1, que não possuem uma estrutura grandiosa, como possuia nos tempos de parceria com a BMW, mas a falta de planejamento também atrapalha. Para 2009, não vejo um ano tão diferente dos anteriores. A Williams deverá marcar seus pontinhos e em condições especiais, quem sabe um pódio como o que Rosberg conseguiu em Melbourne e em Cingapura. Pela pré temporada que fez, isso é possível, mas ainda é pouco para a Williams, que deverá ser outra vez coadjuvante.
A Force India é uma das equipes que mais pode crescer em 2009. Após receber apoio da Mercedes, para essa temporada, poderemos ver mais uma equipe independente subir degrau a degrau até chegar a brigar por pontos, pódios e vitórias, em longo prazo, é claro. Mas a possibilidade existe. O foco no momento é buscar se firmar no pelotão do meio e que sabe beliscar alguns pontinhos. Se conseguir essa estabilidade, boa parte do caminho estará percorrida. O que deve pesar contra a Force India é a dupla de pilotos. Adrian Sutil ainda muito jovem e inexperiente e Giancarlo Fisichela praticamente em fim de carreira. Pelos testes, a ascenção da Force India deve demorar um pouco, acontecendo durante a temporada. Estrutura a equipe tem, mas ainda falta um tempo de F1. A Force India deverá ser mais uma ascendente em 2009.
Quem acompanhou toda a história envolvendo a Honda e sua venda ou não, pensou: "Se sair alguma coisa dai, será uma grande porcaria que só fará número no grid." Mas não foi bem isso o que vimos na pré temporada. Comandada por Ross Brawn, novo dono de equipe, a Brawn GP surpreendeu a todos andando na frente de equipes tradicionais como Ferrari e McLaren. Também pudera, a Honda já estava desenvolvendo o carro desde o meio do ano passado e muita coisa foi aproveitada. Por isso o carro nasceu bem. Além disso, a força dos motores Mercedes empurrando o bólido melhorou muito a situação da ex-Honda. A manutenção de Jenson Button e de Rubens Barrichello, que venceu uma disputa com Bruno Senna pela última vaga livre, é importante para o desenvolvimento desse carro durante o mundial. Mas falta investidores, o que será a maior pedra no caminho dessa equipe, que andou tão bem e mostrou que não está para brincadeira. Não sei até onde a BGP vai aguentar sem patrocinio, mas que ela impressionou, a impressionou. A Brawn GP poderá ser a supresa do ano.
2 comentários:
Diego, ainda não se pode descartar assim a McLaren, mesmo com uma pré-temporada ruim. Na última semana de testes houve uma evolução muito grande no MP4-24. Podem não vencer a primeira corrida, mas acho que estarão bem a partir da China. Atualmente também considero a Ferrari como favorita.
Abraço!
Leandro Montianele
Bom Leandro, não descarto a McLaren nunca, mas para esse início de temporada, principalmente na Austrália, não vislumbro um bom resultado para os ingleses
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