Barcelona, dia 4 e um balanço geral

E a Brawn GP continua surpreendendo a todos com um desempenho, digamos, espetacular nos testes de Barcelona. Hoje, com Rubens Barrichello ao volante, no último dia de testes, o time recém nascido bateu mais um recorde em Montmeló. O tempo do Barrica foi um sensacional 1min18seg926, em 110 voltas, melhor tempo entre todos os dias. O brasileiro ficou mais de oito décimos a frente do segundo colocado, a outra surpresa, Nico Rosberg, com a Williams.

Contudo, se os tempos da BGP vem surpreendendo quem acompanha a F1 de fora, o mesmo não podemos dizer de quem está lá dentro. Fernando Alonso, por exemplo, não acha que esses tempos sejam um blefe e aponta a equipe de Ross Brawn como favorita ao título desse ano, ao lado de Ferrari, BMW e Toyota. Para o asturiano, essas quatro equipes estão um passo a frente das demais. Sebastian Vettel também concorda que a BGP vem muito forte para 2009. Eu ainda mantenho minha opinião de que a BGP está querendo aparecer, mas já começo a ficar menos certo sobre isso. Já disse que esse é um carro bem nascido e que vem sendo desenvolvido desde o ano passado, além da competencia de Ross Brawn e de seus pilotos, mas é cedo para dizer que a Brawn GP é favorita. Prefiro esperar.

Na outra ponta da tabela de tempos, vem a McLaren. O próprio Alonso, que correu pela escuderia em 2007, não colocou os ingleses como favoritos para vencer em Melbourne. Já Kimi Raikkönen, que correu por cinco temporadas na equipe, diz que apesar dos maus resultados nos últimos testes, a McLaren não pode ser descartada. O que sabemos de concreto veio de uma declaração de Norbert Haug, chefe de automobilismo da Mercedes. Segundo o alemão, a equipe de Woking enfrenta sérios problemas com a parte traseira do carro, apesar de muitos dizerem que a equipe está dentro do cronogrma e que não enfrenta problemas graves. Ainda continuo com a opinião de que a McLaren não deve estar tão mal assim. Acho pouco provavel que uma equipe como a McLaren, com a estrutura que tem, possa ter um declinio tão grande de uma temporada para outra, principalmente após vencer o mundial de pilotos.

A se destacar também, o bom desempenho da Williams hoje, com Nico Rosberg fechando o dia em segundo, após ter liderado pela manhã. A briga entre Williams, Renault, RBR e STR, no meio do pelotão, deverá ser boa. Outro destaque, dos testes em geral, é o desempenho constante da Toyota, seja com Timo Glock, seja com Jarno Trulli. Os japoneses parecem ter acertado a mão agora e a Toyota desponta como uma das favoritas nesses primeiros GPs.

Já Ferrari e BMW andaram pro gasto nessa quinta feira, após uma semana produtiva. São os dois times que me parecem ser os mais consistentes nesse início.

Finalizando a análise dos testes em Barcelona, acho que já temos um bom panorama do que vai acontecer na primeira etapa, dia 29. Tirando a BGP e a McLaren, a primeira porque ainda precisa de um pouco mais de treinos para acabar com todas as dúvidas sobre seu desempenho e a segunda, porque precisa resolver seus problemas aerodinâmicos, o que vimos durante essa semana não deverá mudar até os primeiros treinos na Austrália. O equilibrio deverá ser a tônica dessas primeiras cinco etapas e não me surpreenderia se visse um rodizio de vitórias. Ainda temos mais uma semana de ensaios em Jerez, entre os dias 15 e 19, em que só quatro equipes estarão presentes (McLaren, Renault, Williams e Brawn GP). Ai sim, poderemos sanar todas as dúvidas restantes.

Fotos: Autosport.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários:

Loucos por F-1 disse...

Eu diria que as caisas ainda não parecem muito claras. Estes treinos estão meio confusos. Acho que a Brawn está bem, mas brigar por títulos acho demais. A McLaren me preocupa, não consegue fazer un bom tempo. Vamos aguardar e ver o que acontece.

Abraços!

Leandro Montianele

Diego Maulana disse...

Grande Leandro,

Bom, eu acho que esses testes foram produtivos eu deu uma noção, já que esse foi o único ensaio que contou com todos os carros. Fiquei confuso apenas com os desempenhos de McLaren e BGP. De resto, acho que os resultados dos testes serão mais ou menos mantidos. Abs