Hoje, se estivesse vivo, Ayrton Senna da Silva estaria completando 49 anos. Infelizmente, em 1º de Maio de 1994, como todos sabemos, Ayrton perdeu a vida em um acidente na curva Tamburello, em Imola, pouco mais de dez anos após estrear na categoria máxima do automobilismo.
Dez anos antes da tragédia de Imola, em um 25 de Março de 1984, aos 24 anos e 4 dias, Ayrton estreava na F1, em Jacarépagua. Mas sua estréia não durou mais do que 8 voltas, pois teve que abandonar com problemas no turbo. Duas semanas depois, ele conseguiria, ao chegar em sétimo lugar, seu primeiro ponto na F1, na Africa do Sul em Kyalami. Senna herdou a sexta posição de Stefan Bellof, desclassificado após a corrida.
Ele já despontava como futuro grande piloto, conseguindo seu primeiro ponto, logo na segunda corrida, com um dos piores carros do grid.
Depois disso, mais três corridas (Bélgica, Imola e França) e um ponto em Zolder, chegamos ao dia 3 de Junho, em Mônaco. Naquele dia, o mundo conheceria o piloto, que anos mais tarde seria conhecido como rei daquelas estreitas ruas.
Ayrton largou na décima terceira posição, debaixo de uma chuva torrencial. Contando com acidentes e problemas dos que estavam a sua frente e com belas ultrapassagens, Senna foi subindo rapidamente de posições, e logo já se via na segunda posição, só atrás de Alain Prost, que viria a ser seu maior rival na F1. Andando muito, Senna foi diminuindo a diferença rapidamente para o francês e no início da volta 32, ele iniciava a ultrapassagem que lhe daria sua primeira vitória na F1.
Só que, Jacky Ickx, diretor da prova, terminou a corrida uma volta antes. Com isso, Ayrton teve que se contentar com o segundo lugar e os três pontos, pois a corrida foi terminada antes de sua metade.
O show de Senna repercutiu muito no mundo da F1, e a partir dali, muitas portas começaram a se abrir para ele.
Para Prost, os 4,5 conquistados com vitória foram cruciais para que ele perdesse o título de 1984 para seu companheiro, Niki Lauda. O austriaco venceu o campeonato por 0,5 ponto.
Dez anos antes da tragédia de Imola, em um 25 de Março de 1984, aos 24 anos e 4 dias, Ayrton estreava na F1, em Jacarépagua. Mas sua estréia não durou mais do que 8 voltas, pois teve que abandonar com problemas no turbo. Duas semanas depois, ele conseguiria, ao chegar em sétimo lugar, seu primeiro ponto na F1, na Africa do Sul em Kyalami. Senna herdou a sexta posição de Stefan Bellof, desclassificado após a corrida.
Ele já despontava como futuro grande piloto, conseguindo seu primeiro ponto, logo na segunda corrida, com um dos piores carros do grid.
Depois disso, mais três corridas (Bélgica, Imola e França) e um ponto em Zolder, chegamos ao dia 3 de Junho, em Mônaco. Naquele dia, o mundo conheceria o piloto, que anos mais tarde seria conhecido como rei daquelas estreitas ruas.
Ayrton largou na décima terceira posição, debaixo de uma chuva torrencial. Contando com acidentes e problemas dos que estavam a sua frente e com belas ultrapassagens, Senna foi subindo rapidamente de posições, e logo já se via na segunda posição, só atrás de Alain Prost, que viria a ser seu maior rival na F1. Andando muito, Senna foi diminuindo a diferença rapidamente para o francês e no início da volta 32, ele iniciava a ultrapassagem que lhe daria sua primeira vitória na F1.
Só que, Jacky Ickx, diretor da prova, terminou a corrida uma volta antes. Com isso, Ayrton teve que se contentar com o segundo lugar e os três pontos, pois a corrida foi terminada antes de sua metade.
O show de Senna repercutiu muito no mundo da F1, e a partir dali, muitas portas começaram a se abrir para ele.
Para Prost, os 4,5 conquistados com vitória foram cruciais para que ele perdesse o título de 1984 para seu companheiro, Niki Lauda. O austriaco venceu o campeonato por 0,5 ponto.
3 comentários:
Gran articulo sobre este gran premio.Quien se iba a pensar que 10años mastarde ocurriria esta gran tragedia, que sin duda alguna marco un antes y un depsues en el automovilismo mundial.
Un saludo.
Que saudades daqueles tempos, mesmo não tempo acompanhado muito de perto as corridas naqueles anos 80, fico emocionado ao assistir novamente (foi o que fiz assisti na íntegra - mônaco 1984). Muitas vezes choro ao relembrar esta áurea época. Os nomes dos grandes pilotos, alguns hoje já mortos ficaram na história da f1.
Ha que saudades, se ela ao menos pudesse nos lançar devolta no tempo?
> Bons tempos da F1 .
Hoje não tem mais a mesma emoção que outrora .
Nesta época tínhamos Senna , Prost , Piquet , Mansell , Lauda .
Os pilotos de hj (alguns bons como Vettel , Kubica , Alonso , etc) estão à anos-lus dos pilotos de destaque dos anos 80 e 90 .
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