Jenson Button voltou a vencer na F1. Rubens Barrichello voltou a um pódio. E a Brawn GP fez história. Desde 1977, com a Wolf-Ford, uma equipe estreante não vencia na F1 e desde 1954, com a Mercedes Benz, uma equipe estreante não fazia uma dobradinha.
É, a temporada 2009 tem tudo para entrar para a história.
O que eu vi hoje, é a F1 da nova era. Dificilmente veremos uma ou duas equipes tão dominantes durante a temporada. O equilibrio dará o tom do mundial.
Ver uma BGP vencer é uma coisa quase que inacreditável, ainda mais por a equipe existir a cerca de um mês e meio. É um prêmio para todos que acreditaram no projeto, principalmente o genial Ross Brawn, a Jenson Button e a Rubens Barrichello. Eles com certeza são o destaque do dia.
Mas não destaco apenas a dobradinha da BGP. Jarno Trulli, Lewis Hamilton e Timo Glock, apesar de tudo o que aconteceu, merecem todas as congratulações possíveis. Os dois pilotos da Toyota, que largaram dos boxes chegaram em terceiro e quinto, respectivamente, e o inglês da McLaren, após sair em décimo oitavo, terminou em quarto, mesmo com todos os problemas aerodinâmicos do carro.
Não posso deixar de mencionar o ponto do estreante de Sebastien Buemi, que pilotou muito bem.
Já as Ferraris decepcionaram, abandonando e não conseguindo ter um bom ritmo. Mas é só a primeira corrida e não se pode descartar os italianos.
Pode parecer loucura estar tão eufórico, mas a F1 parece ter voltado aos bons tempos novamente. Tomara que isso aconteça realmente.
Resumo da prova
Na largada, Rubens Barrichello ficou, sendo ultrapassado por Vettel, Kubica, Rosberg, Massa, Raikkönen, Heidfeld e Webber, e causou um toque em série na primeir curva. Tocou em Webber. que tirou Heidfeld da pista. Kovalainen não conseguiu desviar e encheu a frente de Webber. Dou outro lado, Alonso deu uma passeadinha pela grama e Sutil perdeu o bico. Resultado: Barrichello caiu para sétimo, com a asa dianteira avariada, Kovalainen quebrou a suspensão e saiu da prova, e Webber, Heidfeld e Sutil foram para os boxes.
Lá na frente, Button manteve a ponta, seguido por Vettel. Massa conseguiu duas boas ultrapassagens sobre Rosberg e Kubica, vinha em terceiro. Um pouco mais atrás, Nelsinho Piquet subia de décimo quarto para non e Lewis Hamilton de décimo oitavo para décimo segundo.
Enquanto Button abria, seguido por Vettel, as brigas por posições se intensificavam. Hamilton, por exemplo, conseguiu andar em nono, enquanto Rosberg, Raikkönen e Barrichello lutavam pela quinta posição, que acabou com o alemão. Barrichello, que já tinha asa avariada, também ultrapassou o finladês, mas sem antes dar um totózinho na Ferrari. Coisa de corrida.
Foi mais ou menos nesse momento em que os primeiros pits-stops começaram. Quem largou com pneu macio, começou a parar, como as Ferraris e a McLaren de Hamilton.
A corrida seguia em bom ritmo, até Nakajima, que era quinto, bateu na curva quatro, na décima nona volta, o que causou a entrada do safety car. Muita gente aproveitou para parar nos boxes.
Quando o safety car saiu, logo na primeira curva da relargada, Nelsinho Piquet, que estava com problemas nos freios, acabou escapando, tentando desviar de Nico Rosberg, saindo da corrida. Ele estava em sétimo, a frente de Alonso.
A partir dai a corrida deu uma esfriada, assim como a temperatura da pista, o que começou a comprometer o desempenho dos pneus duros. Todo mundo de volta para uma nova troca de pneus e reabastecimento.
O frenesi voltou faltando dez voltas para o final com a parada de Button. Mas antes tivemos o abandono de Felipe Massa. Vettel voltou muito próximo, seguido por Rubinho que parou depois e por Kubica, que estava com o melhor desempenho naquele momento. Button conseguiu levar o carro bem e manter uma boa diferença para os dois. Vettel e Kubica, então, protagonizaram a melhor briga da corrida. A três voltas do fim, na curva 4, Kubica tentou passar Vettel. O alemão não cedeu e os dois bateram. Fim de corrida para os dois, safety car na pista e vitória de Button confirmada. Dobradinha da BGP também, pois com a saída de Vettel e de Kubica, Rubinho herdou duas posições. Jarno Trulli completou o pódio.
A F1 voltou e melhor.
Resultado final
1°. Jenson Button (ING/Brawn)
2°. Rubens Barrichello (BRA/Brawn)
3°. Jarno Trulli (ITA/Toyota)
4°. Lewis Hamilton (ING/McLaren)
5°. Timo Glock (ALE/Toyota)
6°. Fernando Alonso (ESP/Renault)
7°. Nico Rosberg (ALE/Williams)
8°. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso)
9°. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso)
10°. Adrian Sutil (ALE/Force India)
11°. Nick Heidfeld (ALE/BMW)
12°. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India)
13°. Mark Webber (AUS/Red Bull)
14°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
15°. Robert Kubica (POL/BMW)
16°. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
Não completaram
17º. Felipe Massa (BRA/Ferrari)
18º. Nelsinho Piquet (BRA/Renault)
19º. Kazuki Nakajima (JAP/Williams)
20º. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren)
É, a temporada 2009 tem tudo para entrar para a história.
O que eu vi hoje, é a F1 da nova era. Dificilmente veremos uma ou duas equipes tão dominantes durante a temporada. O equilibrio dará o tom do mundial.
Ver uma BGP vencer é uma coisa quase que inacreditável, ainda mais por a equipe existir a cerca de um mês e meio. É um prêmio para todos que acreditaram no projeto, principalmente o genial Ross Brawn, a Jenson Button e a Rubens Barrichello. Eles com certeza são o destaque do dia.
Mas não destaco apenas a dobradinha da BGP. Jarno Trulli, Lewis Hamilton e Timo Glock, apesar de tudo o que aconteceu, merecem todas as congratulações possíveis. Os dois pilotos da Toyota, que largaram dos boxes chegaram em terceiro e quinto, respectivamente, e o inglês da McLaren, após sair em décimo oitavo, terminou em quarto, mesmo com todos os problemas aerodinâmicos do carro.
Não posso deixar de mencionar o ponto do estreante de Sebastien Buemi, que pilotou muito bem.
Já as Ferraris decepcionaram, abandonando e não conseguindo ter um bom ritmo. Mas é só a primeira corrida e não se pode descartar os italianos.
Pode parecer loucura estar tão eufórico, mas a F1 parece ter voltado aos bons tempos novamente. Tomara que isso aconteça realmente.
Resumo da prova
Na largada, Rubens Barrichello ficou, sendo ultrapassado por Vettel, Kubica, Rosberg, Massa, Raikkönen, Heidfeld e Webber, e causou um toque em série na primeir curva. Tocou em Webber. que tirou Heidfeld da pista. Kovalainen não conseguiu desviar e encheu a frente de Webber. Dou outro lado, Alonso deu uma passeadinha pela grama e Sutil perdeu o bico. Resultado: Barrichello caiu para sétimo, com a asa dianteira avariada, Kovalainen quebrou a suspensão e saiu da prova, e Webber, Heidfeld e Sutil foram para os boxes.
Lá na frente, Button manteve a ponta, seguido por Vettel. Massa conseguiu duas boas ultrapassagens sobre Rosberg e Kubica, vinha em terceiro. Um pouco mais atrás, Nelsinho Piquet subia de décimo quarto para non e Lewis Hamilton de décimo oitavo para décimo segundo.
Enquanto Button abria, seguido por Vettel, as brigas por posições se intensificavam. Hamilton, por exemplo, conseguiu andar em nono, enquanto Rosberg, Raikkönen e Barrichello lutavam pela quinta posição, que acabou com o alemão. Barrichello, que já tinha asa avariada, também ultrapassou o finladês, mas sem antes dar um totózinho na Ferrari. Coisa de corrida.
Foi mais ou menos nesse momento em que os primeiros pits-stops começaram. Quem largou com pneu macio, começou a parar, como as Ferraris e a McLaren de Hamilton.
A corrida seguia em bom ritmo, até Nakajima, que era quinto, bateu na curva quatro, na décima nona volta, o que causou a entrada do safety car. Muita gente aproveitou para parar nos boxes.
Quando o safety car saiu, logo na primeira curva da relargada, Nelsinho Piquet, que estava com problemas nos freios, acabou escapando, tentando desviar de Nico Rosberg, saindo da corrida. Ele estava em sétimo, a frente de Alonso.
A partir dai a corrida deu uma esfriada, assim como a temperatura da pista, o que começou a comprometer o desempenho dos pneus duros. Todo mundo de volta para uma nova troca de pneus e reabastecimento.
O frenesi voltou faltando dez voltas para o final com a parada de Button. Mas antes tivemos o abandono de Felipe Massa. Vettel voltou muito próximo, seguido por Rubinho que parou depois e por Kubica, que estava com o melhor desempenho naquele momento. Button conseguiu levar o carro bem e manter uma boa diferença para os dois. Vettel e Kubica, então, protagonizaram a melhor briga da corrida. A três voltas do fim, na curva 4, Kubica tentou passar Vettel. O alemão não cedeu e os dois bateram. Fim de corrida para os dois, safety car na pista e vitória de Button confirmada. Dobradinha da BGP também, pois com a saída de Vettel e de Kubica, Rubinho herdou duas posições. Jarno Trulli completou o pódio.
A F1 voltou e melhor.
Resultado final
1°. Jenson Button (ING/Brawn)
2°. Rubens Barrichello (BRA/Brawn)
3°. Jarno Trulli (ITA/Toyota)
4°. Lewis Hamilton (ING/McLaren)
5°. Timo Glock (ALE/Toyota)
6°. Fernando Alonso (ESP/Renault)
7°. Nico Rosberg (ALE/Williams)
8°. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso)
9°. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso)
10°. Adrian Sutil (ALE/Force India)
11°. Nick Heidfeld (ALE/BMW)
12°. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India)
13°. Mark Webber (AUS/Red Bull)
14°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
15°. Robert Kubica (POL/BMW)
16°. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
Não completaram
17º. Felipe Massa (BRA/Ferrari)
18º. Nelsinho Piquet (BRA/Renault)
19º. Kazuki Nakajima (JAP/Williams)
20º. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren)
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