Barcelona dias 1 e 2

A F1 continua com seus testes de pré temporada, agora em Barcelona e com as dez equipes participando. Desde o dia 2 de novembro não via isso. As equipes ainda buscam testar soluções aerodinâmicas diferentes, confiabilidade do carro, ajustes para o KERS entre outras coisas. Não sei se poderemos tirar conclusões mais sólidas deste teste, mas ver as dez equipes juntas ja pode clarear um pouco nossa visão sobre o que poderá acontecer no dia 29.

Nos primeiros treinos, ontem, quem surpreendeu foi a Brawn GP, que fechou a manhã com o melhor tempo, com Jenson Button. Na parte da tarde, a equipe foi superada pela BMW de Nick Heidfeld, o mais rápido, pela Ferrari de Kimi Raikkönen, segundo e pela Toyota de Jarno Trulli, terceiro. Mesmo assim um resultado expressivo, que cumpriu com o objetivo da equipe, chamar a atenção de todos. Hoje na parte da manhã, o carro já quebrou com Rubens Barrichello, o que mostra que a equipe terá trabalho.

Outra surpresa foi a McLaren de Heikki Kovalainen ficar com o último tempo. O time de Woking esteve testando peças do modelo 2008 na parte da manhã e peças do modelo 2009 a tarde, a fim de fazer comprações de desempenho. O piloto de testes da equipe, o espanhol Pedro de la Rosa diz que todos estão tranquilos quanto ao desempenho da McLaren. Eu também acho que os ingleses estão escondendo o jogo, mas vai saber.

O que não mudou desde o final do ano passado são os papéis invertidos na Red Bull. A Toro Rsso, que apresentou seu bólido ontem, ficou novamente a frente da Red Bull. Nada de alarmante, é claro. São apenas testes, mas a RBR não pode passar mais um ano atrás de sua equipe B.

Pra fechar com o dia de ontem, Nelsinho Piquet, enfim, parece ter achado a mão para pilotar o R29. O brasileiro foi o segundo mais rápido pela manhã e quinto no final do dia, o que pode lhe dar um novo ânimo para a temporada.

Já nessa terça feira, Kimi Raikkönen foi o mais veloz do dia. O finlandês da Ferrari andou só na parte da manhã e completou 55 voltas, marcando 1min20seg314 em sua melhor passagem. Na segunda posição apareceu a surpreendente Williams de Kazuki Nakajima, mais de seis décimos atrás de Kimi. A Brawn GP de Rubens Barrichello, que enfrentou problemas de manhã, terminou o dia em terceiro lugar, após 111 voltas. A equipe está tentando ganhar quilometragem nesses testes.

Já as outras equipes, que no meu ponto de vista estão entre as favoritas, BMW, McLaren e Toyota, buscaram testar durabilidade, no caso de BMW e Toyota, e novas soluções aerodinâmicas, no caso da McLaren. Jarno Trulli, de Toyota, foi quarto, Nick Heidfeld, de BMW, foi sexto e Heikki Kovalainen, de McLaren, nono.

Das outras quatro equipes, que também estão em Barcelona, a Force India é a que parece estar evoluindo mais com os treinos. Por outro lado, nem o bi-campeão Fernando Alonso parece conseguir solucionar os problemas do R29. Por fim, as co-irmãs RBR e STR também enfrentaram problemas na parte da manhã. A RBR, com Mark Webber, completou 66 voltas e teve o quinto tempo e a STR, com Bourdais e Buem não passou das 20 voltas e ficou com o último tempo.


Fotos: Autosport.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: